Buscar

Sistema Sensorial Humano - visão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TRANSDUÇÃO SENSORIAL é a capacidade que temos de transformar um tipo de energia, a do estímulo, em outro conhecida como mensagem neural.
A VISÃO – o que captamos na verdade é uma estreita faixa de espectro de radiação. As cores e o brilho variam de acordo com a freqüência e a amplitude.
*
OS PASSOS DA VISÃO - a luz entra pela córnea que protege o olho e curva a luz para formar um foco, atravessa a pupila que pode ser ajustada pela íris (músculo que fica em torno da pupila). Atrás está o cristalino que foca a imagem na parte posterior do olho, mais precisamente na retina, com isto, as células receptoras convertem o sinal em impulso neural que chega ao cérebro e é remontado na forma correta.
*
Os receptores presentes nos olhos chamados cones e bastonetes.
Os cones são responsáveis pela percepção da luz e seus comprimentos de onda que formam as cores. Também pela acuidade visual. Visão fotótica
Os bastonetes são responsáveis pela noção de claro-escuro, são úteis principalmente para visão noturna. Visão escotópica.
Alguns animais diurnos como as aves possuem apenas cones com alto grau de acuidade, ou cones e bastonetes (como alguns primatas) que possibilitam tanto acuidade como sensibilidade à luz
*
*
*
Miopia – a imagem é focada antes da retina.
Astigmatismo (hipermétrope) – a imagem é formada depois da retina.
Cones e bastonetes – os primeiros são sensíveis às cores e o segundo à luz.
O nervo ótico pode levar até 1 milhão de informações de cada vez para o cérebro.
Ponto cego
*
» O daltonismo, ou cegueira para cores, é atribuído a um defeito congênito da retina e de outras partes nervosas do trato ótico.
» O astigmatismo resulta da deformação da córnea ou da alteração da curvatura da lente ocular, o que provoca uma visão distorcida.
» A miopia e a hipermetropia são causadas por uma falta de simetria na forma de globo ocular. » A presbiopia deve-se à perda da elasticidade dos tecidos oculares com a idade.
*
Os impulsos são transmitidos e a nossa percepção é construída a partir da interação de vários sistemas neurais. Por exemplo, o córtex visual transmite informações para os lobos temporal e parietal. 
No lobo temporal, localizado atrás da orelha direita percebemos rostos. Uma lesão nesta área pode prejudicar este tipo de identificação, mas não a de outros objetos. Já outras áreas do corpo provocam a manifestação de outras partes do cérebro.
*
As cores, de onde vem? 
Qual a cor de um tomate?
Isaac Newton nos mostrou que os raios de luz não são coloridos. A cor é construída no nosso cérebro.
A partir da energia luminosa que chega à retina o cérebro cria a experiência de cor.
Visão tricromática (vermelho, verde e azul)
*
Cores do espectro visível 
*
*
*
*
*
Áreas de projeção cortical primária:
Audição: lobo temporal
Paladar: lobo parietal
Tato (córtex somatossensorial): lobo parietal
Visão: lobo occipital
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais