Buscar

Questões de Criminal

Prévia do material em texto

Conceitue o concurso de pessoa e concurso necessário.
Concurso de Pessoas: É a reunião de pessoas para cometer um delito.
Concurso Necessário: Quando o crime EXIGE ser cometido por MAIS de uma pessoa. Ex: Adultério.
Qual a diferença de autoria, coautoria e participe?
Autoria: Autor do crime é aquele que realiza a ação tipificada do delito, ou seja, autor do homicídio é quem mata, autor do furto é quem subtrai.
Coautoria: Coautor é quem executa, juntamente com outras pessoas, a ação ou omissão, que configura o delito. Ex: Se duas pessoas atiram e matam a vítima, são coautores.
Partícipe: A participação é a atividade acessória daquela conduta do autor que comete um crime, sendo que a ação do partícipe isoladamente não é um crime, passando a ser somente quando o autor do crime iniciar os atos executórios do mesmo. Ex: Deixar a porta aberta.
Requisitos dos concursos de pessoas?
São 4:
Pluralidade de participantes e de condutas: A ocorrência de mais de uma pessoa na execução de um crime trata-se de requisito básico para que haja concurso de pessoas.
Relevância causal de cada uma: Há necessidade que haja eficácia causal, provocando, facilitando ou ao menos estimulando a realização da conduta principal. Ex: Partícipe.
Liame (ligação) subjetivo entre os agentes: Há necessidade que os agentes conheçam do objetivo comum entre eles. Caso não exista esse liame de vontades, cada agente responderá, isoladamente, pelo seu crime.
Identidade de infração para todos os agentes: Significa que os sujeitos de um crime, unidos pelo vínculo psicológico, devem querer praticar a mesma infração penal.
Natureza jurídica da autoria?
Monística ou Unitária: Essa teoria não faz distinção entre autor e partícipe, ou seja, todo aquele que concorre para o crime responde, integralmente, por ele.
Autoria incerta e colateral?
Autoria Incerta: Ocorre quando é impossível determinar quem deu causa ao resultado. Ex: A e B, sem ajuste prévio, atiram contra C, matando-a. Não se conseguindo precisar qual dos disparos foi a causa da morte de C, não se pode punir nem A nem B pelo homicídio, também não se pode absolvê-los, a solução será condená-los por TENTATIVA DE HOMICÍDIO.
Autoria Colateral: Ocorre quando mais de um agente realiza a conduta, sem que exista acordo de vontade entre eles. Ex: A e B, sem ajuste prévio, se colocam de tocaia para matar C, disparando suas armas simultaneamente, matando-a.
Autoria incerta julga-se por homicídio ou tentativa?
Julga-se por TENTATIVA DE HOMICÍDIO, uma vez que não se pode precisar qual dos disparos foi a causa da morte. 
Qual o conceito de autoria mediata?
Autoria Mediata: Autor não é apenas o que realiza diretamente a ação ou omissão típica, mas quem consegue a execução por meio de pessoa que atua sem culpabilidade. Ex: Enfermeira que ministra veneno no paciente sem saber, seguindo ordens médicas.
O que são circunstancias e elementares? Elas se comunicam entre elas?
Circunstâncias: É todo fato ou dado que se encontra ao redor do delito, é um dado eventual que pode ou não existir, sem que o crime deixe de existir. São elementos que apenas CIRCUNDAM o fato principal. 
Elementares: São dados, fatos, elementos e condições que integram determinadas figuras típicas. São os fatos essenciais para o crime. Sem eles, o crime não existe.
- Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.
Sansões penais e penas quais os conceitos, finalidade e características?
Conceito de Pena: A pena é uma sanção aflitiva imposta pelo Estado, por meio de uma ação penal ao autor de infração penal como retribuição de seu ato ilícito consistente na diminuição de um bem jurídico e cujo fim é evitar novos delitos.
Finalidades da Pena: De acordo com o art. 59 do CP, a pena apresenta finalidade mista: Retribuição e Prevenção.
A pena como Retribuição: Trata-se do sentimento de vingança, lembrando a lei de Talião “Olho por olho, dente por dente”. Esta teoria remonta a justiça privada. A pena estabelece uma punição, consistente num mal, que é a diminuição de um bem jurídico imposto ao autor da infração penal.
A pena como Prevenção: Trás como finalidade da pena evitar a prática de novas infrações penais, havendo a prevenção geral e a especial.
Prevenção Geral: É o exemplo, ou seja, com a aplicação da pena, espera-se que as demais pessoas não pratiquem o mesmo delito.
Prevenção Especial: Destina-se especialmente ao infrator da lei, individualmente, para que ele tenha uma lição e não cometa mais a infração.
Características da Pena: As características existentes na pena são: legalidade, personalidade, proporcionalidade e inderrogabilidade.
Legalidade: Consiste na existência prévia de lei para imposição da pena. (Art. 1° CP).
Personalidade: Significa que a pena não ultrapassa a pena do condenado.
Proporcionalidade: Baseia-se no equilíbrio entre o bem jurídico protegido pelo crime e a pena aplicada.
Inderrogabilidade: Tem por propósito a imposição e o cumprimento da pena.
Conceito de Sanção Penal: A sanção penal é um tipo de restrição que a lei impõe ao direito individual do indivíduo.
Tipos de Sanção Penal: Penas e Medida de Segurança.
Penas: É a sanção penal aplicada aos agentes imputáveis.
Medida de Segurança: É a sanção penal aplicada aos agentes inimputáveis por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado.
Medida sócio educativa tem ou não caractere de pena?
Não tem caractere de pena, é considerada como a ressocialização do menor na sociedade.
 O que o juiz deve observar para aplicar a pena? 
Sistema Trifásico da Aplicação da Pena - O juiz tem que observar as 3 fases:
1ª Fase: Circunstâncias Judiciais
2ª Fase: Agravantes/Atenuantes
3ª Fase: Causas de Aumento e Diminuição de Pena
O que é prestação inominada?
Prestação Inominada: Ocorre quando a vítima aceita um pagamento de modo adverso do pagamento em dinheiro, como por exemplo, um quadro sem valor financeiro, mas com valor sentimental. 
Espécie de restritivas de direito?
São 3: 
- Prestação Pecuniária
- Perda de Bens e Valores
- Prestação de Serviços
Qual a diferença entre prestação agrícola e multa. O que é prestação agrícola?
Prestação Agrícola é o mesmo que Pena Pecuniária. A diferença é que Prestação Agrícola é uma dívida diretamente com o ofendido, e multa é uma dívida com o Estado.
O que é pena de multa, isolada, alternativa e cumulativa?
Pena de Multa Isolada: É aplicada a pena de multa isoladamente.
Pena de Multa Alternativa: É aplicada uma pena Restritiva de Direito OU multa.
Pena de Multa Cumulativa: É aplicada uma pena Restritiva de Direito MAIS multa.
Espécie de concurso de crimes, diferenças entre eles.
O concurso de crimes surge quando um sujeito, mediante unidade ou pluralidade de ações ou omissões, pratica dois ou mais delitos.
Existem 3 espécies de Concurso de Crimes. São eles: 
- Concurso Material: Ocorre quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não.
- Concurso Formal: Ocorre quando o agente mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes.
- Crime Continuado: Ocorre quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie. Tem que haver liame entre os crimes praticados.
Concurso formal perfeito e imperfeito 
Concurso Formal Perfeito: Ocorre quando há unidade de desígnios, ou seja, o agente deve ter em mente um só fim, um só objetivo embora sejam múltiplos os efeitos. Ex: O agente quer matar A e atira, acertando além do A, também o B.
Concurso Formal Imperfeito: Ocorre quando há autonomia de desígnios, ou seja, o agente deseja praticar vários crimes, tendo consciência e vontade em cada um deles, considerados isoladamente. Ex: Agente quer envenenar a caixa d’água com o intuito de matar todos os integrantes da família (a vontade/intenção está direcionada a morte de cada um dos integrantes da família, embora o meio utilizado apresenta-se como uma conduta única).
Conceitos e tipos de sursi
Suspensão Condicional da Pena – SURSIS: Consiste em uma política criminal de evitar queo delinquente que receba uma pequena pena não seja encaminhado ao cárcere, dificultando sua recuperação. É uma norma subsidiária, onde, se não for cabível a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, será aplicado o SURSIS.
São 4 espécies de SURSIS:
- Comum: Prevista no caput do art. 77, ficando o agente sujeito as condições do §1º do art. 78.
- Especial: Prevista no §2º do art. 78, que impõe como condição: o condenado reparar o dano, salvo impossibilidade de fazê-lo e se as circunstâncias do art. 59 do CP forem inteiramente favoráveis.
- Aplicada ao Septuagenário: Art. 77 §2º, primeira parte.
- Aplicada ao doente: Desde que sua saúde justifique a suspensão, conforme preceitua o §2º do art. 77, segunda parte.

Continue navegando