Buscar

O que é consumo; Como o consumo reflete no PIB; Consumo versus inadimplência; Consumo versus desemprego.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O conceito de consumo está umbilicalmente ligado à economia. Consumir é, antes de tudo, comprar, despender parcela econômica de capital para adquirir uma coisa. O consumo corresponde à despesa suportada pelas famílias na aquisição de bens e serviços de vários tipos (alimentares, vestuário, calçado, automóveis, eletrodomésticos, serviços médicos, etc.) por forma a satisfazer necessidades e maximizar a sua utilidade, e isso faz girar a economia. Quanto mais se consome mais renda há, mais o dinheiro circula, criando empregos e renda. Ao mesmo tempo, a importância do consumo a nível macroeconômico é também altamente elevada, correspondendo normalmente à forte parcela da despesa nacional de uma economia. 
O consumo das famílias na aquisição de bens e serviços como foi citado acima, representa 60% de tudo que é produzido no país, isso reflete assombrosamente no PIB. Então se ocorrer aumento no consumo, ocorrerá aumento no PIB e se ocorrer queda do consumo das famílias (o que houve exageradamente a queda comparada do segundo para o terceiro trimestre de 2015 no Brasil), automaticamente essa queda será refletida no PIB.
O aumento do consumo das pessoas num país é o causador mais assíduo da inadimplência. Uma propaganda que é passada na rede brasileira de televisão, um anúncio ouvido no rádio do carro ou um outdoor em uma avenida movimentada com certo produto é o maior estímulo para os consumidores irem às compras e fazerem cada vez mais dívidas gerando assim, mais inadimplentes. Mesmo com o país no meio de um tornado chamado “crise econômica”, as pessoas não se cansam de comprar coisas que passam da sua necessidade e utilidade, são milhões de consumidores inadimplentes por motivos de compras exageradas que o método mais comum em ser usado para efetuar essas compras é o chamado cartão de crédito. 
Há quatro variáveis que afetam claramente a inadimplência do consumidor: a taxa de juros, a inflação, o comprometimento da renda com pagamento de dívidas e o desemprego. Com medo do desemprego, o consumo de bens e serviços sofre consideravelmente uma queda, pois o desemprego retrai o desejo do consumo por um período incerto. Se há desemprego, consumidor não tem dinheiro, assim não existem compras e pior, se ocorrer compras a inadimplência sobe. 
Podemos concluir que o consumo é o motor da economia e que o consumo afeta vários fatores abrangentes, é como se fosse uma ramificação. Uma coisa que é de extrema importância, consumo não é a mesma coisa que consumismo, muitas pessoas confundem ambos. Assim como o consumo é responsável por 60% do que é produzido no país, ele também é responsável por quase 80% do PIB do país. O consumo, como foi dito, afeta o país de todas as formas, tanto no desemprego, quanto na inadimplência, quanto na inflação e no PIB, assim como a produção é à base da economia, o consumo também.

Outros materiais