Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA 
PRESIDENTE PRUDENTE – SP
CURSO: FARMÁCIA E BIOQUÍMICA – 2ºTERMO B – TURMA B
ATIVIDADE AVALIATIVA DE BIOLOGIA TECIDUAL
DOCENTE: LEONILDA GALLE
GRADUANDO: LARISSA MARTINS COISSI R.A: 41539664
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Os alvéolos são estruturas encontradas nos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios. Constituem a última porção da árvore brônquica, sendo responsáveis pela estrutura esponjosa do parênquima pulmonar. Suas paredes são semelhantes aos favos de colmeia, abertas de um lado, cujas paredes são constituídas por uma camada de epitélio fino, apoiado sobre tecido conjuntivo frouxo (JUNQUEIRA, 2008)
Sobre os alvéolos, responda a seguinte atividade:
A) Elabore um texto para explicar a função de cada componente histológico.
R: Os Alvéolos é um espaço delimitado por epitélio simples pavimentoso são constituídos por uma parede ou septo interalveolar. O septo interalveolar consiste em duas camadas de pneumócitos (células tipo I e também tipo II) separadas pelo interstício de tecido conjuntivo com fibras reticulares e elásticas, substância fundamental e células do conjuntivo, e a rede de capilares sanguíneos que são constituídos de células endoteliais. O septo interalveolar contém a rede capilar mais rica do organismo. Apresentam macrófagos interalveolares responsáveis pelo sistema de defesa.
Os pneumócitos do tipo I são células pavimentosas e repousam sobre lâmina basal, cuja pequena espessura facilita a difusão do O2 para o sangue. Estão unidas por junções de oclusão, o que evita a passagem de fluido extracelular para a luz do alvéolo. Os pneumócitos do tipo II são células cúbicas, com núcleo esférico e citoplasma vacuolizado ao microscópio de luz, devido à presença de corpos lamelares com o surfactante pulmonar, um complexo lipoproteico (fosfolipídios, glicosaminoglicanos e proteínas), que é exocitado da célula e recobre a superfície dos alvéolos, diminuindo a tensão superficial, o que facilita a expansão na inspiração e evita o seu colabamento na expiração.
As células endoteliais dos capilares são as mais numerosas e têm o núcleo mais alongado que o dos pneumócitos. O endotélio é do tipo contínuo, não fenestrado.
Os macrófagos alveolares, também chamados células de poeira, são encontrados no interior dos septos interalveolares e na superfície dos alvéolos. Os macrófagos alveolares localizados na camada surfactante que limpam a superfície do epitélio alveolar são transportados para a faringe, de onde são deglutidos. São macrófagos alveolares que migraram através do epitélio alveolar.
B) Cite as estruturas que o oxigênio alveolar tem que atravessar até alcançar a luz do capilar sanguíneo.
R: As trocas gasosas ocorrem no septo interalveolar, e para o O2 chegar até as hemácias atravessa uma camada surfactante que diminui a tensão superficial dos alvéolos, o O2 presente no lúmen alveolar difunde-se para o sangue, atravessando o pneumócito do tipo I e a sua lâmina basal e a lâmina basal e o endotélio do capilar (barreira hematoaérea). No sangue, o O2 liga-se à hemoglobina do eritrócito. O CO2 presente no sangue pode ser eliminado do organismo fazendo o caminho inverso, e do alvéolo será levado ao exterior pelas vias respiratórias. Os macrófagos alveolares migram entre os pneumócitos tipo I e entram na luz do alvéolo, onde fagocitam material particulado, bactérias e o surfactante em excesso e secretam enzimas, como lisozima, colagenase, elastase e hidrolases ácidas. Depois da fagocitose, os macrófagos aderem ao muco e são empurrados pelos cílios para a faringe e são eliminados pela deglutição ou expectoração. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JUNQUEIRA E CARNEIRO – HISTOLOGIA BÁSICA – 12ªED.

Outros materiais