Buscar

Histologia - Glândulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Histologia das Glândulas Salivares
Quais são as glândulas salivares e suas funções?
As glândulas salivares são glândulas exócrinas que suas possui funções digestivas, lubrificantes e protetoras. Existem glândulas pequenas e dispersas na cavidade oral, e três pares de glândulas salivares maiores que são as glândulas parótida, submandibular e sublingual.
Glândulas Parótidas: A glândula parótida é uma glândula acinosa composta; sua porção secretora é constituída exclusivamente por células serosas, contendo grânulos de secreção ricos em proteínas e elevada atividade de amilase. Esta atividade é responsável pela hidrólise de boa parte dos carboidratos ingeridos.
Glândulas Submandibulares: A glândula submandibular é uma glândula tubuloacinosa composta; sua porção secretora contém tanto células serosas quanto células mucosas. As células serosas são o principal componente desta glândula, sendo facilmente distintas das células mucosas pelo seu núcleo arredondado e citoplasma basófilo. Células serosas são responsáveis por uma fraca atividade de amilase presente nesta glândula e em sua saliva. As células que formam a semilua são responsáveis pela secreção da lisozima que hidrolisa a parede de certas bactérias.
Glândulas Sublinguais: A glândula sublingual, assim como a submandibular, é uma glândula tubuloacinosa composta formada por células serosas e mucosas. As células mucosas predominam nesta glândula, enquanto as células serosas apresentamse exclusivamente constituindo semiluas serosas na extremidade de túbulos mucosos. Assim como na glândula submandibular, as células que formam as semiluas serosas nesta glândula secretam lisozima.
Organização Histológica das Células Serosas; Células Mucosas; Sistema de Ductos.
Células serosas possuem geralmente um formato piramidal, com uma base larga que repousa sobre uma membrana basal e um ápice com microvilos pequenos e irregulares, voltados para o lúmen. Exibem características de células polarizadas secretoras de proteínas. Células secretoras adjacentes estão unidas entre si por complexos juncionais e formam uma massa esférica denominada ácino, contendo um lúmen central.
Células mucosas possuem geralmente um formato cubóide ou colunar; seu núcleo é oval e encontra-se junto à base da célula. Exibem características de células secretoras de muco, contendo glicoproteínas importantes para as funções lubrificantes da saliva. As células mucosas frequentemente se organizam formando túbulos, que consistem em arranjos cilíndricos de células secretoras circundando um lúmen.
No sistema de ductos, as terminações secretoras se continuam com os ductos intercalares, formados por células epiteliais cubóides. Vários desses ductos curtos se unem para formar um ducto estriado. Os ductos são caracterizados por estriações radiais que se estendem da base das células até a altura dos núcleos. Quando observadas ao microscópio eletrônico, essas estriações consistem em invaginações da membrana plasmática basal com numerosas mitocôndrias alongadas que estão alinhadas paralelamente às invaginações; esta estrutura é característica de células transportadoras de íons. Ductos intercalares e estriados são também denominados ductos intralobulares, devido à sua localização dentro dos lóbulos glandulares.
Os ductos estriados de cada lóbulo são inicialmente formados por epitélio cubóide estratificado, mas as porções mais distais dos ductos excretores são revestidas por epitélio colunar estratificado. O ducto principal de cada glândula salivar maior desemboca na cavidade oral e, no final, é revestido por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.
 
Histologia do Pâncreas
Funções
As principais funções do pâncreas são produzir enzimas digestivas que atuam no intestino delgado e secretar para o sangue hormônios como a insulina e o glucagon, ambos muito importantes para o metabolismo dos nutrientes absorvidos.
Organização Histológica da Porção endócrina e Porção Exócrina.
Porção endócrina: A porção endócrina é constituídas pelas células ilhotas de Langerhans são microórgãos endócrinos localizados no pâncreas, onde são vistos ao microscópio como grupos arredondados de células, incrustados no tecido pancreático exócrino. As ilhotas são constituídas por células poligonais, dispostas em cordões, em volta dos quais existe uma abundante rede de capilares sanguíneos com células endoteliais fenestradas. Envolvendo a ilhota e separando- a do tecido pancreático restante há uma fina camada de tecido conjuntivo.
Porção Exócrina: A porção exócrina do pâncreas é uma glândula acinosa composta, similar à glândula parótida em estrutura. Em cortes histológicos, a distinção entre estas duas glândulas pode ser feita com base na ausência de ductos estriados e na presença das ilhotas pancreáticas (de Langerhans) no pâncreas.
Uma cápsula delgada de tecido conjuntivo reveste o pâncreas e envia septos para o seu interior, separando-o em lóbulos. Os ácinos são circundados por uma lâmina basal que é sustentada por uma bainha delicada de fibras reticulares. O pâncreas também possui uma rede capilar extensa, essencial para o processo de secreção.
Referências Bibliográficas 
Junqueira e Carneiro, Histologia Básica – Texto e Atlas, 11ª Edição, 2008.

Outros materiais