Buscar

correção da prova direito penal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho
Nome: Daniella Breder Tavares Turma: 4B 24/09/2013
Professora: Julia Mara Disciplina: Processual Penal
1) Com relação aos critérios para substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, assinale a alternativa correta.
(A) A substituição nunca poderá ocorrer se o réu for reincidente em crime doloso.Falsa,pois se o réu for reincidente, o juiz poderá aplicar a substituição (da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos), desde que:em face de condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável; e a reincidência não se tenha operado em virtude da prática do mesmo crime,( art. 44, §3º, do CP).
(B) Somente fará jus à substituição o réu que for condenado a pena não superior a 4 (quatro) anos. Falsa, pois no caso de condenação por crime culposo, pode ocorrer a substituição (da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos) qualquer que seja a pena aplicada. (art. 44, I, do CP).
(C) Em caso de descumprimento injustificado da pena restritiva de direitos, esta será convertida em privativa de liberdade, reiniciando-se o cumprimento da integralidade da pena fixada em sentença. Falsa, não há que se falar em reinício do cumprimento da pena. Na mencionada hipótese de descumprimento, para o cálculo da pena privativa de liberdade será deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mínimo de 30 dias de detenção ou reclusão. (art. 44, §4º, do CP).
(D) Se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos. Correta, de acordo com o parágrafo segundo, segunda parte, do artigo 44, do CP.
2) Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF.
(A) O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege. Falsa, pois o principio da intrasncendência não pode ser resumido na fórmula acima, esse formula descreve o princípio da retroação. O principio da intranscencência esta descrito no art. 5º, XLV da CF.
(B) Segundo a CF, é proibida a retroação de leis penais, ainda que estas sejam mais favoráveis ao acusado. Falsa, é permitido que lei retroaja se for para beneficiar o réu, fundamentada no art 1° CP e  artigo 5º, inciso XL, da CF.
(C) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas até os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do valor do patrimônio transferido. Falsa, a segunda parte da questão está incorreta, pois a pena não pode ultrapassar o limite do valor do patrimônio transferido.( artigo 5 XLV CF).
(D) O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis. Verdadeira, de acordo com o artigo 5°, XLVII da CF.
3) Após o transito em julgado de sentença penal condenatória , intimado a pagar a pena de multa que lhe fora fixada, mas não fazendo o condenado poderá:
(A) ter a pena de multa convertida em pena privativa de liberdade. Falsa, pois é proibido o cumprimento de pena em regime mais gravoso que o determinado na sentença penal condenatória, 
(B) ter sua dívida inscrita na fazenda pública, com a consequente execução fiscal. Verdadeira de acordo com artigo 51 do CP.
(C) ter sua pena de multa convertida em pena restritivas de direitos.
(D) ter o valor da pena de multa aumentado.
4 Entre as penas restritivas de direitos previstas no Código Penal, não está incluída
(A) A perda de bens e valores. Verdadeira, de acordo com o artigo 43, II CP.
(B) A interdição permanente de direitos. Falsa, de acordo com o artigo 43, V CP, a interdição é temporária e não permanente.
(C) A prestação de serviços a entidades públicas. Verdadeira, de acordo com o artigo 43, IV CP.
(D) A prestação pecuniária. Verdadeira, de acordo com o artigo 43, I CP.
5 A perda dos dias remidos em virtude do cometimento de falta grave durante o cumprimento da pena:
(A) viola o principio da individualização da pena. Falsa, pois a falta cometida pelo detento prejudicará a ele mesmo, não ferindo o principio da individualização da pena.
(B) Viola o principio da dignidade da pessoa humana. Falsa, pois a perda dos dias remidos pelo cometimento de uma falta grave é uma forma de disciplina por mal comportamento, que nada implica com a dignidade da pessoa humana,
(C) Ofende o principio da isonomia. Falsa, pois é garantido a igualdade entre os detentos, tanto que, qualquer que venha cometer falta grave será penalizado. 
(D) Não significa ofensa ao direito adquirido. Verdadeira, o detento que cometer falta grave, já sabe que será penalizado com a perda de dois dias remidos, sendo uma forma conter e reeducar os detentos.
 6 O instituto que prevê a possibilidade de o apenado que cumpre pena privativa de liberdade em regime fechado ou semi-aberto poder descontar um dia de sua pena para cada três dias de trabalho exercidos durante a execução de sua pena é denominado
(A) detração. Falsa, detração é abater ou computar na pena privativa de liberdade o tempo de prisão preventiva ou provisória, e o de internação em hospital ou manicômio.( artigo 42 CP)
(B) Compensação. Falsa, no direito penal não existe compensação.
(C) Comutação.Falsa .
(D) Remição. Verdadeira, remição é a possibilidade de o apenado que cumpre pena privativa de liberdade em regime fechado ou semi-aberto poder descontar um dia de sua pena para cada três dias de trabalho exercidos durante a execução de sua pena este é um dos direitos assegurados na Lei de Execução Penal conforme os Artigos 31 E 41 II da LEP.
7 Tendo em vista o Direito Penal brasileiro, assinale a alternativa incorreta:
(A) Transitada em julgado a sentença condenatória que impôs o pagamento de pena de multa, esta será considerada dívida de valor, aplicando-se-lhe as normas da legislação relativa à dívida ativa da Fazenda Pública. Verdadeira de acordo com o artigo 51 do CP.
(B) A suspensão condicional da pena não se estende às penas restritivas de direitos nem à pena de multa. Verdadeira artigo 80 do CP.
(C) Para efeito de remição da pena privativa de liberdade que é cumprida em regime fechado ou semi-aberto, a contagem do tempo é feita à razão de 3 (três) dias de pena por 1 (um) dia de trabalho. Falsa, as datas estão trocadas é 1 dia de pena por 3 dias de trabalho. Artigo 126, II da LEP.
(D) Para efeito de concessão do livramento condicional, as penas que correspondem a infrações diversas devem somar-se. Verdadeira, artigo 83.
8 Acerca do instituto da remição, previsto na lei de Execução Penal, assinale a opção correta.
(A) O tempo remido não poderá ser computado para a concessão de livramento condicional e indulto. Falsa o tempo remido será computado como pena cumprida, para todos os seus feitos, artigo 128 da LEP.
(B)  O condenado que for punido por falta grave não perderá o direito ao tempo remido, que constitui direito adquirido do preso.Falsa, de acordo artigo 44 da LEP, diz que a disciplina consiste na colaboração com a ordem... o condenado poderá ser punido por falta grave.
(C) Poderão ser beneficiados pela remição em razão do trabalho o preso provisório e o preso condenado que cumpra a pena em regime fechado, semiaberto ou aberto. Falsa o regime aberto não enquadra nessa situação, artigo 126, §7 da LEP.
(D) O preso impossibilitado, por acidente, de prosseguir no trabalho continuará a se beneficiar da remição. Verdadeira artigo 126, § 4° da LEP.
9 Quais são os requisitos para a progressão de regime prisional?
O sistema progressivo de regime foi instituído com vistas à reinserção gradativa do condenado ao convívio social. Ele cumprirá a pena em etapas e em regime cada vez menos rigoroso, até receber a liberdade. Durante esse tempo, o preso será avaliado e só será merecedor da progressão caso a sua conduta assim recomende. O mérito docondenado para a progressão de regime prisional (requisito subjetivo) diz respeito a seu bom comportamento carcerário e aptidão para retornar ao convívio social. Destarte, para que possa obter a progressão, em nosso entender, não basta o bom comportamento carcerário, sendo necessário, também, que esteja apto a ser colocado em regime menos rigoroso. Um dos instrumentos empregados para a verificação da aptidão para a progressão de regime é o exame criminológico, que será realizado quando for necessário. O requisito objetivo é que o condenado cumpra 1/6 da pena em regime fechado.
10 A progressão de pena é cabível nos crimes hediondos? Explique.
Sim, a progressão da pena é cabíbel em casos de crimes hediondos, desde que o apenado cumpra o critério objetivo, que é cumprir 2/5 da pena se for réu primário, e 3/5 se reincidente, e cumprir critério subjetivo que é possuir um bom comportamento carcerário, que será comprovado por relatório expedido pela penitenciária, e se juiz considerar relevante, pode pedir que seja feito o exame criminológico.

Outros materiais