Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP 
SERVIÇO SOCIAL
Fernanda Serafim 
RA - 0520141
O IDOSO COMO CIDADÃO: 
ENFRENTANDO O ABANDONO FAMILIAR DA PESSOA IDOSA
Pré Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Paulista UNIP. Como requisito básico para conclusão do curso Serviço Social sob orientação do Prof. Bruno Cesar dos Santos.
ARARAQUARA
2025
Sumário
1. Tema	3
2. Problema	4
3. Hipótese	4
5. Objetivos:	4
5.1Gerais	4
5.2 Específicos:	5
6. Justificativas	5
7. Cronograma	5
8. Orçamento	5
9. Referencia	6
 
1. 
2. 
1. Tema 
Este pré-projeto tem como objetivo abordar a violência e o abandono sofrido pelos idosos, trazendo elementos importantes e necessários para construção de uma visão crítica da problemática social do idoso na sociedade.
Podendo assim possibilitar e ampliar de forma reflexiva a visão geral da sociedade neste assunto. Uma pesquisa feita pela OAB do estado do Espirito Santo, publicado em 27 de Maio de 2022, diz que pelo menos “15,7% da população idosa esta submetida a um tipo de violência, segundo a OMS”, visto que como o Brasil vem envelhecendo de maneira rápida, pois, com o avanço da medicina e as novas descobertas medicinais a faixa etária de morte aumentou bastante. Essa referência ao estudo da OAB do Espírito Santos e a citação do OMS no pré-projeto serve para contextualizar o problema e dar um peso à sua relevância mostrando que o abandono é um problema de saúde pública e não apenas uma questão individual. A OAB, ao identificar que 15,07% da população de idosa está sujeita a algum tipo de violência, demostra a dimensão do problema, sendo assim, ajuda a sensibilizar para a gravidade do problema e a sua abrangência, mostrando que o abandono não é um caso isolado e reforça a importância de abordar a questão como um problema de saúde publica. 
A população idosa acaba por sofrer preconceito, pois devido o estigma de que essa população não produziu, já que a maioria não trabalhava, não trazendo assim contribuição para a sociedade, uma vez que vivemos em um país capitalista.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), violência contra o idoso é “Um ato único ou repetido, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde exista uma expectativa de confiança, que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”. Com essas primeiras informações já podem mensurar quão critico é a abordagem teste assunto. Espero assim contribuir de forma positiva nesta discussão, trazendo assim novos olhares a esta questão social que tem grande importância na sociedade.
Através deste pre projeto, gostaria de trazer uma reflexão e o conhecimento aos direitos que cobrem o idoso, quais as formas de facilitar o acesso as família ou ate mesmo ao próprio idoso a esses direitos e deveres, trazer a sociedade a importância da preservação destes direitos uma vez que todos têm a consciência de que também passaremos por este processo de envelhecimento.
2. Problema 
 Contextualizar a delimitação do problema de forma conceitual. Objeto de intervenção inscrito nas transformações sócias históricas da sociedade contemporânea (mudanças no mundo do trabalho, relação do Estado com a sociedade civil, repercussões na política social em questão e nas condições de vida da população usuária considerada individual ou coletiva). 
 
3. Hipótese
 É importante analisar a negligência sistemática nos cuidados à saúde, bem-estar e dignidade de uma pessoa idosa. Logo, isso inclui a ausência ou negligência em relação a cuidados médicos, supervisão, abrigo, alimentação adequada, administração correta de medicamentos e assistência médica apropriada.
Um dos maiores dilemas está nos casos de abandono de idosos. Por motivos de negligência ou falta de condições de cuidar da pessoa idosa, o idoso é deixada no hospital durante dias, semanas ou meses. 
O abandono também ocorre em ruas e instituições, não só por falta de vínculos familiares, mas também por desproteção da comunidade e do estado. Diante do inevitável processo de envelhecimento humano. O papel designado ao sujeito idoso na sociedade moderna é, muitas vezes, de exclusão social, marginalização, e são vistos como um encargo social. Existe então, a necessidade de debater sobre o papel do idoso na cultura brasileira e na cultura de outros povos, a partir de sua bagagem de saberes e vivências.
5. Objetivos: 
5.1Gerais; Realizar a intervenção através de: conhecer, sensibilizar, promover, fortalecer, mobilizar, entre outros.
Estado de realidade, de impacto social que se quer alcançar com a ação proposta pelo projeto como um todo. 
5.2 Específicos; Realizar pesquisas e entrevistas para entender os fatores sociais, econômicos e culturais que contribuem para o abandono familiar das pessoas idosas. Assim como, desenvolver campanhas de conscientização para informar a população sobre a importância do cuidado e apoio às pessoas idosas. E por fim, trabalhar em conjunto com gestores públicos para promover politicas que garantam a proteção dos idosos.
6. Justificativas
Deixar claro o porquê escolheu esse tema, qual a relevância para o serviço social, para a instituição e para o estagiário e para o usuário. É o discurso daquele que sabe argumentar e discutir os contra- argumentos colocados em relação à proposta. Justificar é convencer a instituição concedente do campo de estágio, o assistente social supervisor a importância da proposta de intervenção, na medida em que ela terá um retorno que vai ao encontro de suas metas e papel na sociedade. De outro ângulo tem a necessidade de justificar socialmente as ações a serem desenvolvidas na perspectiva de defesa dos direitos de cidadania e dos valores democráticos.
7. Cronograma
O cronograma do trabalho tem como intuito mostrar as etapas a serem seguidas de acordo om as atividades mensais:
	Atividades
	Fev./2025
	Mar/2025
	Abri/2025
	Mai/2025
	Jun./2025
	Escolha do tema
	x
	
	
	
	
	Realização das leituras.
	x
	x
	x
	
	
	Levantamento da bibliografia
	x
	x
	
	
	
	Elaboração do projeto
	
	
	x
	x
	
	Entrega do projeto
	
	
	
	
	x
8. Orçamento
9. Referencia 
ALMEIDA, Vera Lúcia Valsecchi. Modernidade e velhice. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v. 75, p. 35-54, 2003.
ANTUNES, Ricardo. O Toyotismo e As Novas Formas de Acumulação do Capital. In: Os sentidos do Trabalho: Ensaio Sobre a Afirmação e a Negação do Trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2000;
BARROS, M. M. L. Velhice na contemporaneidade. In: PEIXOTO, C. E. (Org) Família e envelhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
BEAUVOIR, Simone de. A Velhice. Tradução de Maria Helena Franco Monteiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990;
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no contexto da crise capitalista. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. - Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
https://www.oabes.org.br/artigos/pelo-menos-157-da-populacao-idosa-esta-
submetida-a-um-tipo-de-violencia-segundo-a-oms-135.html
 
7

Mais conteúdos dessa disciplina