Buscar

Cap 7 - O plano de negócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cap. 7 – O plano de negócio
Todos os planos têm um proposito em comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência lógica de eventos, os quais, se bem-sucedidos, deverão conduzir ao alcance do objetivo que se pretende. Geralmente, um plano é um curso predeterminado de ação sobre um período especificado de tempo e proporcionam respostas ás seguintes questões: o que, quando, como, onde e por quem. Planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingi-los.
	O planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para realiza-las. O planejamento pode ser aplicado em qualquer atividade.
	O planejamento físico serve para definir arranjos espaciais, como localização da fabrica, distribuição de equipamentos, arranjo de lojas, escritórios ou agências bancárias.
	O planejamento de marketing envolve a previsão de vendas, o programa de propaganda, as promoções e permite o planejamento de entradas de dinheiro.
	O planejamento financeiro envolve o orçamento de despesas, o fluxo de caixa, o programa de investimentos, etc.
	O planejamento global é uma combinação de todos os planos existentes na empresa e é o processo que amarra todos os seus planos internos ao esquema maior.
A necessidade de um plano de negócio
O plano de negócio é um documento que abarca um conjunto de dados e informações sobre o futuro empreendimento e define suas principais características e condições para proporcionar uma análise da sua viabilidade e dos seus riscos, bem como para facilitar sua implantação. É uma espécie de plano de viabilização de uma ideia, um pequeno checklist para não deixar passar nada despercebido em um empreendimento.
Geralmente, o plano de negócio é dividido em capítulos para melhor compreensão dos vários aspectos envolvidos, a saber:
Sumário executivo: é uma introdução ao negócio, contendo dados pessoais do empreendedor e sócios.
Análise do mercado: contendo um estudo-alvo, isto é, dos clientes e seu comportamento de compra, mercado de fornecedores, concorrentes, para dar uma ideia do posicionamento do negócio.
Plano de marketing: com a descrição dos produtos e serviços a serem oferecidos, característica, preço, estrutura e maneiras de comercialização e distribuição, estratégias promocionais e localização do negócio.
Plano operacional: apresentando o arranjo físico das instalações, processo produtivo, maquinas e equipamentos, pessoal operacional, volume de produção inicial para proporcionar uma ideia da capacidade produtiva.
Plano financeiro: estimativa dos investimentos em máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, bem como da necessidade de capital de giro.
Avaliação estratégica: contendo uma análise da matriz de oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos do negócio.
Pondo as cartas na mesa
	O plano de negócio representa um levantamento exaustivo de todos os elementos que compõem o negócio, internos ou externos.
	Na verdade, o plano de negócio deve esclarecer sobre as principais duvidas em um novo empreendimento, tais como:
O negócio: se possível, definir o negócio em uma frase apenas, quais produtos e serviços são oferecidos.
A gestão do negócio: quem serão os administradores, sua formação e experiência, as qualificações da equipe de trabalho.
O mercado: volume esperado de clientes potenciais, como aborda-los, concorrentes principais e etc.
Aspectos financeiros e econômicos: fontes de recursos e de capital, projeção de faturamento e orçamento de despesas para os dois anos iniciais, projeções mensais de fluxo de caixa para o primeiro ano, volume de negócios para alcançar o ponto de equilíbrio.
Como detalhar o plano de negócio
Todo novo empreendimento deve ser visualizado do ponto de vista de um plano de negócio completo e que todos os elementos importantes para caracteriza-lo adequadamente. O plano deve conter a descrição do setor, a natureza jurídica do negócio, a estrutura organizacional da empresa, os relatórios financeiros simulados, um plano estratégico e um plano operacional.
	A ultima parte do plano de negócio deve conter os relatórios financeiros simulados. O balanço de abertura simulado deve relacionar os bens patrimoniais e os compromissos financeiros da empresa no inicio de suas operações, bem como o ativo e o passivo, e os bens nos quais os recursos foram alocados.
	Relatórios financeiros simulados são importantes para que tanto investidores como os sócios saibam antecipadamente quais serão os futuros desdobramentos do empreendimento.
Utilidades do plano de negócio
	O plano de negócio é um projeto indispensável para definir os rumos atuais e futuros do novo empreendimento. As utilidades do plano de negócio são muitas, mas podemos citar algumas:
Cobre os aspectos internos e externos do negócio
Abrange todos os aspectos atuais e futuros do negócio
Funciona como uma visão integrada e sistematizada dele
Serve como guia abrangente para a condução do negócio
Informa o mercado a respeito do negócio
Divulga aos parceiros internos e externos as características do negocio
Funciona como um meio de avaliação dos desdobramentos do negócio

Outros materiais

Outros materiais