Buscar

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
3°PEÍRODO – NOITE / N° MATRÍCULA: 14239291
TERORIA E METODOLOGIA DO ATLETISMO
PROFESSORA: CIRLEY PINHEIRO
 
 
 
CORRIDA E VELOCIDE
 
 Francisco Jardelson Silva
 “Citius, Altius, Fortius”
 (Barão Pierre de Coubertin – 1896) 
CAXIAS – MA
2015
 CORRIDA E VELOCIDADE 
As corridas de velocidade permitem uma passada correta, onde existe toda uma técnica de movimento ao correr. A modalidade inclui distâncias curtas com rapidez e com intensidade, antes da prática é necessário que haja um preparo de otimização de alongamentos forçados, preparando o corpo e o organismo pra a complexidade da corrida onde exige de uma coordenação correta e ações de todos os membros.
Essa modalidade tem objetivos, características e fases fundamentais dentro da prática para a execução da corrida, em todas as provas de velocidade, os atletas percorre a totalidade da prova dentro do limite da pista que ele for correr, logo se ultrapassar a linha da pista prejudicando outro atleta ou saindo da sua pista logo será desclassificado. Nas corridas de 400m inclusive, cada atleta terá de ter uma pista individual, com uma largura de 1,22m, limitada por linhas com 5m de largura. Em todas as provas de velocidade e corrida até 400m o primeiro percurso é de 4x200 e 4x200m, os blocos de partida terão de ser usados quando coloca na pista, nenhuma parte do bloco de partida poderá situar-se sobre a linha de partida ou prolongar-se para outra pista individual.
Considerando a distância das corridas rasas curta distância(velocidade), que nas competições oficiais vão até os 400metros, temos corridas de meio fundo 800 e 1500metros, corridas de fundo longa distância 500metros ou mais, chegando até as ultramaratonas de 100quioilometros.
A prática regular da corrida aumenta a capacidade respiratória, melhora a circulação sanguínea e aumenta a força muscular, para pequenos percursos ou mais, importante é a velocidade do atleta que não exige muita resistência.
ATIVIDADES RECREATIVAS QUE EXIGE CORRIDA E VELOCIDADE:
1) CORRIDA DA VASSOURA 
Corre um representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeiro.
2) CORRIDA DE BRAÇO 
Correm dois representantes de cada equipe. Serão feitos no chão dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada participante. Os participantes se apoiam um no ombro do outro, com os braços. O objetivo é empurrar o adversário e fazer com que ele ultrapasse o seu risco. Quem conseguir isso primeiro, vence a prova.
3) EMPURRA EM CIMA 
É uma corrida de braço, a diferença é que corre uma dupla de cada equipe, sendo que um da dupla irá subir em cima do pescoço do parceiro e, apenas os montados, irão empurrar. Quem fizer a dupla adversária ultrapassar a risca, vence.

Outros materiais