Buscar

Material Didático para EJA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*28/04/2011
*
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR
PEDAGOGIA – TEREZA RENOU
AULA 8
Rio de Janeiro, agosto de 2011 
*28/04/2011
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
2
8: Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos
Possibilitar uma análise critica de material didático para a EJA que levem em consideração as especificidades dessa modalidade de ensino.
.
Analisar elementos que circundam a produção e o uso de material didático para a EJA. 
*28/04/2011
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
3
*
*
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
5
Refletir sobre a formação e a prática do professor é de fundamental importância (...). Proponho um ensino que possa desenvolver uma postura critica e reflexiva diante do conhecimento, pensado como construção social e cultural, e não como um campo de ciência neutro, externo aos sujeitos. 
 
NOGUEIRA, Renata Coelho A Perspectiva do Ensino de História na EJA: a partir dos instrumentos avaliativos. 
Sobre os docentes, Nogueira afirma: 
*
*
Certamente partes daqueles sujeitos a que se refere à autora são os discentes da EJA que abordaremos como ponto de apoio para caracterizar o universo rico e particular, onde o material didático para a Educação de Jovens e Adultos pode e deve ser vivenciado e experimentado.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
6
*
*
QUEM SÃO OS ALUNOS DA EJA?
Historicamente composto por pessoas pertencentes à parte empobrecida da sociedade, o alunado de EJA traz consigo, dialeticamente, a riqueza das experiências vivas e vividas nas esferas das relações sociais, do trabalho, da família a da comunidade. É essa experiência carregada para sala de aula pode ser um aditivo, senão o ponto de partida para nossas escolhas pedagógicas: dos conteúdos, das formas e dos materiais didáticos.
6
*
*
Por uma questão de MÉTODO e de PRÁTICA PEDAGÓGICA para apresentar determinado assunto, fazemos sua compartimentação, que dizer, decompomos o tema, abordamos as partes e no final fazemos uma leitura do conjunto. Fazemos isso, por exemplo, quando vamos analisar a Geografia de um determinado bairro. Fazemos à localização na cidade, levantamos os aspectos econômicos e assim por diante, até a leitura final, juntando as partes. Esse caminho, muito usado em LIVROS e MATERIAIS DIDÁTICAS, pode nos levar a uma percepção de que as partes estão separadas, são autônomas e independentes do próprio espaço que ocupa. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
7
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
8
	Essa reflexão didático-metodológica é para começarmos a análise do material didático em EJA. 
	O mundo é como uma contínua produção humana, é importante identificá-lo como um todo; embora existam as partes (econômicas, culturais, políticas, sociais e artísticas), elas compõem um conjunto. Essa idéia de totalidade deve estar presente na escola e no material didático para a EJA. 
*
*
HOJE os materiais didáticos para essa modalidade ainda, apresentam essa separação: uma leitura estanque e disciplinar do conhecimento e do mundo. 
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
9
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
10
	Podemos destacar mais uma característica contraditória do material didático para a EJA, a distância entre os conteúdos selecionados e o universo cultural dos alunos da EJA. Como apontava Paulo Freire (1994): 
 
“o educador precisa partir do seu conhecimento de vida e do conhecimento de vida do educando, caso contrário, o educador falha” . 
Educação e Mudança.  Produção de Paulo Freire. São Paulo: BB - Educar, 1994. 1 Videocassete (51 min.): VHS, Ntsc, son., color. Com narrativa. Didático.
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
11
	Em geral o que tem ocorrido é a (re) utilização dos materiais produzidos para a chamada ‘escola regular’ na EJA. Material esse, dirigido para uma dinâmica escolar cujo público, infanto-juvenil, em sua maioria, ainda não estava inserido no mundo do trabalho. Ora, quando esse material chega às mãos do docente e discente da EJA, o descompasso rimava com fracasso. E essa foi uma das marcas dos materiais didáticos aplicados na EJA nos últimos anos. 
*
*
A falta de harmonia entre o material didático (na forma e no conteúdo) e o público usuário desse material induzia os professores a uma prática também pautada na escola regular. E para agravar a situação, prática e material didáticos, marcadamente conservadores, acabavam por reproduzir uma série de problemas verificados na educação brasileira, como a reprovação e a evasão. 
13
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
*
*
	Felizmente podemos perceber mudanças substanciais no que se refere à EJA. Desde legislação oficial, atualmente com o Programa Nacional de Livro Didático para a EJA, até a pesquisa acadêmica, a EJA tem sido um dos focos mais acessados na educação brasileira. Essa situação tem-se refletido, obviamente, na produção de material didático.
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
14
*28/04/2011
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
 
15
Daqueles materiais das tele-aulas, tão comuns na década de 1980, onde a presença do professor, docente qualificado, era dispensada, pouca coisa sobrou. Dos manuais com leitura e visão conservadoras e fragmentadas sobre conteúdos, o que temos atualmente, num processo gradativo, e a sua substituição por materiais mais condizentes com a realidade da EJA.
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
16
Retomando o inicio da aula, onde colocamos os sujeitos determinando o material, vale lembrar que os movimentos de redemocratização, tanto do país quando da educação foram executados pelas pessoas comprometidas com a democracia e novas realidades educacionais. No dizer de Santos:
 
“Ressaltamos o papel do educador, pois sua transformação de ‘peça da engrenagem’ ideológica mantenedora dos interesses antipopulares em intelectuais comprometidos coma a sociedade democrática é fundamental, pelo fato de ser ele um elemento do Estado junto à sociedade. É sua mudança de postura que confere o caráter de dialeticidade à relação Estado/escola. Até mesmo pelo domínio do saber e pela possibilidade de reconstruir este mesmo saber a partir da ótica popular”.
SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Desigualdade Social & Dualidade Escolar: Conhecimento e Poder em Paulo Freire e Gramsci. Petrópolis, RJ: Vozes, 2ª. Edição. 2001.
*
*
17
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
*
*
O PNLD-EJA é o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos. Ele incorporou o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), e ampliou o atendimento, incluindo o primeiro e o segundo segmentos de EJA, que correspondem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Seu objetivo é distribuir obras e coleções de qualidade para alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado e estudantes da EJA das redes públicas de ensino. 
18
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
19
É no fazer docente, que os materiais didáticos têm se modificado e se adequado à realidade da EJA. As vivências do mundo, esse conjunto de contradições que diariamente invade a escola, trazidas pelos alunos, têm sido a fonte de novas propostas pedagógicas de materiais didáticos para a EJA. 
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
20
 	A leitura conjuntural e interdisciplinar do mundo, tendo como fio condutor o mundo do trabalho e seus desafios é a maior força para a escolarização de jovens e adultos pode ter. Concordando com Nilson José Machado:
 
“(...) parece cada vez mais difícil, o enquadramento de fenômenos que ocorrem fora da escola no âmbito de uma única disciplina. Hoje, a Física e a Química esmiúçam a estrutura da matéria, a entropia é um conceito fundamental na Termodinâmica, na Biologia
e na Matemática da Comunicação; a Língua e a matemática entrelaçam-se nos jornais diários; a propaganda evidencia a flexibilidade entre Psicologia e a Sociologia, para citar apenas alguns exemplos”. (2002, p.116) 
MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores – 3ª edição – São Paulo, Escrituras Editoras, 2002. 
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
21
A figura do professor como pesquisador é fundamental. 
O esforço docente no sentido da pesquisa e elaboração de materiais didáticos é fundamental, para levar em conta a interdisciplinaridade e a interculturalidade e que rompa a lógica de hierarquização de saberes e conhecimentos, distanciando a ação educativa do plural e rico universo de culturas e experiências desses alunos. 
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
A Coleção Cadernos de EJA foi elaborada para o ensino fundamental de jovens e adultos, da alfabetização até a 8ª série. Ela poderá também ser utilizada, integralmente ou em parte, em outras situações de ensino, como nas experiências de educação não formal, apesar de seu foco ser o ensino fundamental de jovens e adultos ofertado pelas escolas públicas. A coleção segue as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas.
22
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
A palavra-chave dessa coleção é flexibilidade. Ela é uma verdadeira ferramenta do trabalho pedagógico, pois dá liberdade ao professor para decidir o que quer ou não utilizar, em que ordem, com que finalidade. Essa flexibilidade permite que o professor, ao elaborar seu planejamento, possa inserir textos e atividades livremente enriquecendo seu dia a dia na sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
23
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
Ela é parte de um convênio estabelecido, por meio do FNDE, entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e a Fundação Unitrabalho. Além da coleção impressa, o projeto criou o portal EJA que apresenta e disponibiliza os Cadernos de EJA. Ele tem como objetivo criar um canal de diálogo com os professores da educação de jovens e adultos do país, apoiando o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por eles no cotidiano da escola.
24
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
Caso você necessite de mais informações ligue para o Departamento de Educação de Jovens e Adultos/Coordenação-Geral da Educação de Jovens e Adultos da Secad: (61) 2104 8614.
Proposta Curricular Subsídios à elaboração de projetos e propostas curriculares para o 1º Segmento e do 2º Segmento do Ensino Fundamental, produzidos pelo MEC. 
Legislação Dispositivos legais de âmbito federal que dão respaldo à educação de Jovens e Adultos 
Almanaque do Alfabetizador: Escravo nem pensar
25
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
Cadernos Trabalhando Com a Educação de Jovens e Adultos: 
Caderno 1 - capa - conteúdo 
Caderno 2 - capa - conteúdo 
Caderno 3 - capa - conteúdo 
Caderno 4 - capa - conteúdo 
Caderno 5 - capa - conteúdo 
Cadernos de EJA - Matéria pedagógica destinada aos 1º e 2º segmentos do ensino fundamental de EJA Caderno metodológico Capa Conteúdo
26
*
*
Fundamentos da EJA e Educação Popular 
27
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais