Buscar

DOENÇAS INFECCIOSA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DOENÇAS INFECCIOSAS
O QUE SÃO DOENÇAS INFECCIOSAS?
São doenças causadas por microrganismos (bactérias, vírus ou parasitas).
O QUE É INFECÇÃO?
É penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso em determinado hospedeiro.
PRINCIPAIS DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS
HEPATITE B e C
HIV
TUBERCULOSE
DENGUE
MALÁRIA
SARAMPO
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS
FEBRE
SUDORESE
MAL ESTAR
CEFALÉIA
VÔMITOS NÂUSEAS E DIARRÉIAS
ALTERAÇÃO DE COLORAÇÃO NA PELE
TOSSE E DIFICULDADE RESPIRATÓRIA
DOENÇAS
DOENÇA DA MORDEDURA DO RATO/ FEBRE DA MORDEDURA DO RATO
DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO
TOXOPLASMOSE
FEBRE DA MORDEDURA DO RATO
A doença é causada pelas bactérias presentes na boca dos roedores.
TRANSMISSÃO
Mordida do rato
Ingestão de alimentos que estiveram em contato com o rato portador da bactéria ou até mesmo no contato com as fezes e urinas dos roedores. 
Se o rato lamber alguma ferida berta do indivíduo também pode transmitir a doença.
SINTOMAS
 Arrepios
Calafrios
Febre alta
Vômitos
Dor de cabeça
Dores no corpo, principalmente nas costas
Manchas avermelhadas nas mãos e pés 
Aparecimento de tumores e ínguas nas articulações. 
DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO
Causada pela bactéria Bartonella henselae, acredita-se que a DAG é transmitida para gatos por meio da pulga, sendo o homem um hospedeiro acidental na maioria dos casos, vitimado pela arranhadura ou lambedura do gato.
DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO
A doença atinge principalmente as crianças, mas também há frequentes achados em adultos. Após contato do animal com o homem, a bactéria cai na circulação e atinge os linfonodos, ocasionando o seu aumento.
DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO
Essa lesão pode ser precedida por vermelhidão e formação de pequenas bolhas. Em 40 a 65% dos pacientes não é possível identificar o local da arranhadura.
SINTOMAS
Surgimento de pequenas elevações vermelhas na pele, de três a 10 dias após o contato com o animal infectado, principalmente na cabeça, região cervical e membros superiores, com duração de até três semanas
Febre baixa
Diminuição do apetite 
 Cansaço/apatia.
TOXOPLASMOSE
 É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.
TOXOPLASMOSE
Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro - e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.
TOXOPLASMOSE
Esses cistos podem infectar quase todas as partes do organismo humano, incluindo cérebro, músculos e até mesmo o coração. 
No entanto, se a pessoa for saudável de um modo geral, o sistema imunológico a defenderá bem contra as ações do parasita, mantendo-o inativo dentro do organismo e impedindo, assim, que a pessoa volte a ser infectada novamente por ele.
A doença também pode ser congênita. Neste caso, ela é transmitida da mãe infectada para o bebê por meio da placenta. Se a mulher foi diagnosticada com a doença um pouco antes ou durante a gestação, as chances de ela passar a inflamação para o filho são de 30%, em média.
SINTOMAS
Geralmente, a toxoplasmose é uma doença que passa desapercebida. Em alguns casos, porém, em pessoas consideradas saudáveis, podem aparecer sintomas parecidos com os da gripe, como dor de cabeça, coriza, dor no corpo, febre,fadiga e dor de garganta.
Já em pacientes com o sistema imunológico debilitado, podem surgir sintomas específicos, como problemas de coordenação, convulsões, confusões, visão turva e, em alguns casos, até mesmo infecções respiratórias, como pneumonia etuberculose.
SINTOMAS EM BEBÊS
Em bebês, os sintomas são diferentes. Alguns podem nascer com pulmões e baço anormalmente grandes, podem sofrer também de convulsões e de amarelamento da pele e dos dentes, além de graves infecções nos olhos.
MENINGITE
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
MENINGITE	
CAUSAS:
Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. 
As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude.
MENINGITE VIRAL
O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados.
MENINGITE BACTERIANA
 A bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria. 
Ela, causada pela Neisseria meningitidis, pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia).
MENINGITE BACTERIANA
O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez.
MENINGITE BACTERIANA
Meningite bacteriana é a mais grave de todas. 
Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.
TRANSMISSÃO
Se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.
SINTOMAS
Febre alta
Fortes dores de cabeça
Vômitos
Rigidez no pescoço
Moleza
Irritação
Fraqueza 
Manchas vermelhas na pele 
A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. 
Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha, denominado líquido cefalorraquidiano, para identificar se há ou não algum patógeno e, se sim, identificá-lo. 
Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral
Caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais