Buscar

AD2 educação e trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
		Avaliação à Distância 2 – 2015.2
Disciplina: Educação e Trabalho
Coordenador (a): Luiz Bazilio
Aluno (a): 
Matr.: Polo: 
Questão 1: A partir do texto de POCHMANN (descrito na aula 5, texto 4) faça um pequeno resumo da experiência de inclusão social apresentada pelo autor e opine quanto à sua eficácia:
As estratégias de inclusão social realizadas em São Paulo seguem em curso diferente da maior parte das experiências seguidas nos demais municípios do Brasil, por ser uma ação de políticas sociais muito ampla e que abrange e integra ações trabalhistas e educacionais, englobando aproximadamente cerca de 20% da população. Programas como Renda Familiar Mínima e Bolsa Trabalho garantem por um determinado tempo a transferência de renda, incentivando o aumento da escolarização entre seus participantes. Outros como o Começar de Novo, o Operação Trabalho, que garantem a formação no local de trabalho (atualizado). A partir do momento em que o indivíduo passa a receber algum desses programas, ele recebe todo o auxílio possível para tornar-se socialmente emancipado. Tudo isso só foi possível graças ao cadastramento multiuso, ampliando o banco de dados, integrando as ações nas áreas da saúde, educação, transporte, assistência, habitação, entre outras.
Todas as estratégias para inclusão social (e seus programas) proporcionaram emancipação política, social, e econômica dessa parcela da população tão sofrida e vitimada todos os dias pelo preconceito social. É, ao meu ver, o resgate da dignidade, do pertencimento, do ser cidadão, podendo a partir desse momento usufruir de seus direitos e deveres, melhorando sua autoestima. Uma pena que este projeto ainda não esteja sendo copiado e colocado em prática em nosso país, onde uma parcela tão grande da população carente precisa e muito de se sentir parte da população, onde ocorre o contrário: sentem-se excluídos.
Questão 2: A partir do texto de SEGNINI (aula 07, texto 6) apresente o que você entende por “precarização do trabalho”:
Precarização do trabalho seria a diminuição dos valores pagos (salários) e também dos benefícios aos trabalhadores (carteira assinada, por exemplo) gerando assim a piora nas condições gerais do trabalho, fazendo com que esse trabalhador seja explorado, passando a trabalhar de maneira informal (sem registro na CTPS), aumentando assim o lucro das empresas e diminuindo seus próprios direitos.

Outros materiais