Buscar

ESTUDO DIRIGIDO I -ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
 
Prof. Ana Heloneida de Araújo Morais 
Orientações: 
O estudo dirigido deve ser respondido individual e entregue em mãos ao professor na sala de aula e no dia definido. 
Em situações de falta (ausência do aluno) encaminhar o estudo dirigido por um colega ou pedir para alguém ir deixá-lo. 
Em caso de imprevisto onde a situação acima não possa ser cumprida, o aluno deve enviar o estudo dirigido por email: aharaujomorais@gmail.com, até o horário final da aula. Como forma de confirmação de recebimento será enviando um retorno ao email no mesmo dia da entrega. 
Não haverá outra data para recebimento do estudo dirigido. 
Em cada resposta colocar a referência. 
ESTUDO DIRIGIDO I (VALE - 2,O- ENTREGA 17/02/2016) 
1- Conceitue, classifique e cite algumas das funções dos carboidratos? 
Os carboidratos são a principal fonte de energia para os processos celulares, podendo ser encontrados em praticamente todos os alimentos, como frutas, vegetais, legumes, leite, etc. São classificados de acordo com sua complexidade, sendo encontrados na forma de monossacarídeos (ex: glicose, frutose), oligossacarídeos (ex: rafinose, estaquiose) e polissacarídeos (ex: amido, dextrina, glicogênio). Os carboidratos são responsáveis, além do fornecimento de energia já citado, por diversas funções, como: precursão de compostos orgânicos, ajudar no funcionamento intestinal, estimulam o crescimento de bactérias benéficas, desintoxicação, etc.
2- De acordo com a classificação dos carboidratos, exemplifique fontes alimentares de tais carboidratos. 
Frutas, legumes, vegetais, cereais, leite, mel.
3- Defina e diferencie fibra solúvel e insolúvel, exemplificando com fontes alimentares. 
As fibras alimentares são os carboidratos vegetais da dieta. As fibras solúveis são capazes de se misturar com água, formando uma espécie de gel no nosso estômago. Elas atrasam o esvaziamento gástrico, reduzem a absorção de glicose e gorduras. Ajudam a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue ajudando no controle e na prevenção de doenças como a diabetes tipo 2 e os problemas cardíacos. Exemplo de alimentos que contem fibras solúveis: Aveia, feijão, ervilha, casca de frutas, etc. As fibras insolúveis propiciam o aumento do bolo fecal, estimula o bom funcionamento do intestino e previne a constipação intestinal. As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer coloretal. Exemplo de alimentos que contem fibras insolúveis: verduras, cereais, soja, etc.
4- Qual a importância do índice glicêmico dos alimentos fontes de carboidratos, no planejamento de um plano alimentar que visa orientar para uma alimentação mais saudável. 
O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea. Os alimentos de baixo indice glicemico são absorvidos lentamente, proporcionando a sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a fome e auxiliando no controle do peso. Já os alimentos de alto índice glicêmico são absorvidos rapidamente e são indicados quando se necessita de reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após uma atividade física. 
5- Para que um macronutriente execute seu destino metabólico que eventos devem ocorrer previamente? 
Macronutrientes são os nutrientes essenciais ao organismo. Abranje os carboidratos, as proteínas e as gorduras. Para que ele execute seu destino metabolico é necessário que ocorra antes a sua disgestão, com a ajuda de enzimas, específica para cada tipo de macronutriente.
6- Descreva a digestão dos carboidratos destacando os órgãos e as enzimas envolvidas, assim como seus possíveis produtos de digestão. 
A digestão inicia-se na boca, a mastigação fraciona o alimento e mistura-o com a saliva. A amilase salivar ou ptialina (enzima) é ativada e começa a ser secretada pelas glândulas salivares, com isso inicia a degradação do amido em maltose. No estômago, o pH ácido bloqueia a ação da ptialina. No duodeno, a enzima amilase pancreática, completa a digestão do amido em maltose. Já no intestino delgado, onde se faz mais intensamente a digestão dos carboidratos, as células intestinais secretam as enzimas maltase, frutase e lactase. Que degradam os dissacarídeos em glicose, frutose e galactose para serem absorvidos e levados para a corrente sangüínea.
7- Qual a importância e o efeito da insulina no transporte e conseqüentemente na absorção e metabolismo de glicose?
A insulina é um hormônio anabólico, que tem como principal função regular o metabolismo da glicose por todos os tecidos do corpo, com exceção do cérebro. Ela aumenta a velocidade de transporte da glicose para dentro das células musculares e do tecido adiposo. Sendo assim, o efeito da insulina é hipoglicemiante, ou seja, reduz a glicemia sangüínea. 
8- Que relação existe entre alta ingestão de carboidrato e lipídeos no sangue? 
9- Conceitue, classifique e cite algumas das funções dos lipídeos? 
Também chamados de gorduras, os lipídeos são substâncias orgânicas de origem animal e vegetal, compostos predominantemente por ácido graxo e glicerol. Podem ser classificados como simples, compostos ou derivados. Dentre as funções dos lipídeos pode-se citar: estrutural, fornecimento de energia, isolante térmico, etc.
10- Diferencie e exemplifique, com fontes alimentares, ácidos graxos saturados e insaturados. 
Ácidos graxos saturados
11- Diferencie e exemplifique, com fontes alimentares, Poliinsaturados (PUFA) e Monoinsaturados (MUFA). 
12- Diferencie e exemplifique, com fontes alimentares, ácidos graxos trans-insaturados e cis-insaturados. 
13- Conceitue e exemplifique, com fontes alimentares, ácidos graxos essenciais. 
14- Destaque pelo menos duas importâncias dos TCM (Triglicerídeos de cadeia média). 
15- Descreva a digestão dos lipídeos destacando os órgãos e as enzimas envolvidas, assim como seus possíveis produtos de digestão. 
16- Conceitue, classifique quanto a composição e cite algumas das funções das proteínas? 
As proteínas são macromoléculas presentes em todos os seres vivos. São formadas por cadeias de aminoácidos, que podem apresentar quatro tipos de conformações: primária, secundária, terciária e quaternária. Elas estão presentes em praticamente todos os processos celulares e desempenham os mais variados tipos de funções, entre elas: transporte, catalizadora, defesa, estrutural, etc.
17- Conceitue, diferencie e cite exemplos, com fontes alimentares de aminoácidos essenciais, condicionalmente essenciais e não-essenciais. 
São considerados aminoácidos essenciais aqueles que o nosso organismo não é capaz de sintetizar, tendo como única forma de obtenção a ingestão de determinados alimentos. Já os não-essenciais são o contrário, sendo obtidos tando pela alimentação quanto pela síntese dos mesmos no fígado.
18- Conceitue aminoácido limitante e exemplifique combinações alimentares que minimizam os efeitos destes, citando os aminoácidos limitantes de cada combinação indicada. 
O aminoácido que está presente em menor quantidade do que a necessária é chamado de “aminoácido limitante”. 
19- Descreva pelo menos uma das propriedades ou importância já reconhecida, das proteínas da soja, da clara do ovo e do soro do leite na terapia nutricional. 
Segundo estudos realizados pela OMS, a proteína isolada da soja possui alta qualidade nutricional, podendo essa protéina vegetal servir como fonte exclusiva de aminoácidos essenciais e nitrogênio para a manutenção proteica em adultos. Tal conclusão foi obtida a partir de testes realizados para determinar os efeitos da proteína isolada de soja comparada à carne de vaca, em relação à retenção de nitrogênio em homens jovens e saudáveis, ao final do qual não foi identificada deterioração corporal em nenhum dos grupos.
20- Descreva a digestão das proteínas destacando os órgãos e as enzimas envolvidas, assim como seus possíveis produtos de digestão.A digestão das proteínas se inicia no estômago, ao entrar em contato com o HCL, onde se decompõem em proteoses, peptonas e polipeptídeos grandes. Na sequência, a pepsina passa a quebrar ou clivar essas moléculas. Ao chegar ao intestino delgado, começam a atuar as enzimas produzidas pelo pâncreas, tripsina, carboxipolipeptidase e quimiotripsina, que decompõem a proteína intacta e continuam a decomposição iniciada no estômago até que se formem pequenos polipeptídeos e aminoácidos. Os aminoácidos constituintes são então transportados ao fígado, onde serão utilizados para a síntese de mais proteínas. 
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna; http://www.enetural.com/pt/artigos/aminoacidos/aminoacidos-essenciais-ou-nao-essenciais_365art/; http://www.infoescola.com/bioquimica/funcoes-das-proteinas/; http://www.rgnutri.com.br/sp/fisiologia/ddp.php; http://www.dna.ind.br/suplementacao/item/217-novos-olhares-nas-proteinas; http://www.sonutricao.com.br/; BRUNORO COSTA, N. M.; GOUVEIA PELUZO M. C. Nutrição Básica e Metabolismo.; DAVID, N. L.; COX, M.M. Princípios de Bioquímica.; www.passeidireto.com;

Outros materiais