Buscar

mito 4(preconceito linguístico)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal de Campina Grande
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e naturais
Curso: Matemática
Disciplina: Língua Portuguesa
Aline Viviane 
Bruno
Marcélio Marques 
 
Mito Nº 3
Português é muito dificil
No 3 mito evidencia-se que o português é uma língua difícil devido o português ser baseado na norma gramatical de Portugal, ou seja, as regras que aprendemos na escola não correspondem, em boa parte, a língua que realmente falamos no Brasil. por isso tem-se a ideia de que o português e uma língua difícil, porque temos que decorar e fixar regras que não significam nada para nós.
Um exemplo disso, é quando o professor pede para o aluno escrever mil vezes no quadro a frase “ irei assistir ao filme’’ quando o aluno sair da sala de aula, e encontrar um amigo ira dizer “ ainda não assistir o filme do zorro”,
Mito Nº 4
As pessoas sem instrução falam tudo errado 
Este mito se baseia no mito de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome, e que seria a língua ensinada nas escolas, explicadas nas gramaticas e catalogada nos dicionários; qualquer manifestação linguística que escape deste triangulo escola-gramatica-dicionário, e considerada feia, estropiada, rudimentar .
Um exemplo bastante evidenciado nisso, é a transformação do L em R nos encontros consonantais como em: cráudia, praca, chicrete,broco e pranta.
Más isso não deve ser considerado como um “atraso mental” e simplesmente um fenômeno fonético que contribuiu para a formação da língua portuguesa padrão. Como veremos no quadro a seguir 
Portuguêspadrão
Etimologia
Origem
Branco
Blank
germânico
Brando
Blandu
latim
Cravo
Clavu
latim
Dobro
Duplu
latim
Escravo
sclavu
latim
Fraco
Flaccu
latim
Frouxo
Fluxu
latim
Também existe o preconceito contra a fala característica de certas regiões, como o nordeste , um exemplo deste tipo de preconceito e bem retratado na televisão, principalmente da Rede Globo, onde o personagem de origem nordestina, é sempre um tipo grotesco, rústico, atrasado, criado para provocar o riso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais