Buscar

Questões - obrigações solidárias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões - Obrigações solidárias
JOÃO E MARIA SÃO CASADOS, E POR FORMA DE CONTRATO FIRMADO COM JOSEFA, SE OBRIGARAM A ENTREGAR PARA A CREDORA A QUANTIA DE R$1000,00, EM RAZÃO DE UM EMPRESTIMO PESSOAL FEITO PELO CASAL PARA CUSTEAR A MATRICULA DO FILHO NA FACULDADE. FICANDO PACTUADO QUE MANOEL, IRMÃO DE MARIA, SERIA FIADOR DA CASO DE INADIMPLEMENTO. CHEGADA A DATA PACTUADA PARA O CUMPRIMENTO DA OBRIGACAO, ESTA NÃO É QUITADA, RESTANDO A CREDORA REALIZAR A COBRANCA DO DEVIDO.
PERGUNTA-SE:
A) QUEM PODE SER COBRADO POR JOSEJA?
B) AQUELE QUE FOR COBRADO NA DÍVIDA PODERÁ COBRAR DOS DEMAIS A TOTALIDADE DA QUANTIA QUE PAGOU PARA QUITAR A OBRIGACÃO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
2a. QUESTÃO) DISTINGUIR PAGAMENTO PRO SOLUTO E PAGAMENTO PRO SOLVENDO.
3a) QUESTÃO - COMO SERÁ QUITADA A COTA DO DEVEDOR INSOLVENTE NUMA OBRIGACÃO SOLIDÁRIA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
Gabarito:
1.
A) O fiador Manoel caso ele não se valha de benefício de ordem. Contrario sensu, se ele renunciar tal benefício equiparar-se-á ao devedor solidário, pagando a dívida dos devedores inadimplentes.
B) Sim, pois o devedor solidário sub-roga-se nos direitos do credor e pode por via do seu direito de regresso exigir o ressarcimento das despesas assumidas com o adimplemento da obrigação.
2. Na cessão de crédito pro soluto o credor originário (cedente) fica responsável, na cessão a titulo oneroso, pela existência/realidade do crédito, não respondendo pela solvabilidade do devedor (cedido); não exige ajuste contratual. Por outro lado, na cessão de crédito pro solvendo o cedente deverá além de respoder pela existência do crédito, deve assegurar a solvência do devedor.Neste caso, torna-se corresponsável pelo pagamento da dívida até o limite do que recebeu do cessionário (credor sub-rogado), ao que acrescem juros, bem como a obrigação de ressarcimento das despesas da cessão e as que o cessionário houver feito para a cobrança da dívida; exige prévia estipulação contratual.
3. A cota-parte do devedor insolvente será rateada igualmente entre os demais codevedores, conforme pode ser inferido do disposto no art. 284 do CC/02. Isso se justifica pela própria natureza da obrigação solidária em que uma mesma obrigação tida como única concorre para mais de um devedor.

Outros materiais