Buscar

História do Direito - Cultura e Direito da Civilização Persa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CULTURA E DIREITO DA CIVILIZAÇÃO PERSA
¹Gustavo A. Lins, ²Yannk L. Bezerra, ³Myrelle M. Soares 
¹ Associação Caruaruense de Ensino Superior, discente do curso de Direito
² Associação Caruaruense de Ensino Superior, discente do curso de Direito
³ Associação Caruaruense de Ensino Superior, discente do curso de Direito
¹²³Faculdade de Direito da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Av. Portugal, 1119 - Universitário, Caruaru-PE – CEP: 55016-400
1e-mail: gustavocj8@hotmail.com
²e-mail: yannk-lavelle@hotmail.com
³e-mail: mihrelli@hotmail.com
RESUMO – Este trabalho apresenta algumas características relacionadas a cultura e ao direito da civilização Persa, tendo em vista o conhecimento histórico e as influências que o direito atual sofreu e aperfeiçoou para o determinado contexto social e histórico.
Palavras-Chave: civilização persa, direito, cultura, economia
1. INTRODUÇÃO
As civilizações antigas contribuíram para a formação social, econômica, e para o ordenamento jurídico presente nas sociedades atuais. Elas foram as pioneiras a integrar esses sistemas de organização política, que foram aperfeiçoados	pelas sociedades contemporâneas. Muitas foram as civilizações que contribuíram significativamente para as sociedades modernas. Dentro desse contexto, estudar-se-á as principais características do povo Persa no que diz respeito a sua cultura, sistema de direitos e contribuições no âmbito do direito.
2. CULTURA PERSA
A cultura do povo Persiano era desenvolvida no campo das artes, devido as influências dos povos conquistados em guerra. Na arquitetura, grandes construções de alto custo foram realizadas. Como exemplo, cita-se o Palácio de Susã, uma das grandes construções arquitetônicas da Pérsia.
Havia uma variedade linguística elevada. Os três principais idiomas eram o antigo persa (considerado o oficial), o elamita (utilizado frequentemente, pelo fato da maioria dos escribas possuírem essa etnia) e o aramaico, que aos poucos se tornou franco na Pérsia e no Oriente Médio. A escrita do antigo persa e do elamita, era feita de acordo com o cuneiforme, e o aramaico com suas particularidades.
O casamento dos cidadãos persianos era anunciado ao som de tambores nas cidades. Era tradicional, tanto o noivo quanto a noiva, estarem vestidos de branco e com coroas de flores no pescoço. Após os convidados saírem da festa, era costumeiro dar as sobras aos que não puderam comparecer e também aos que fizeram esse dia ter sucesso. Antes de entrar na casa, as mulheres tomavam uma espécie de banho, com uma bacia colocada na frente da porta, significando iluminação, felicidade e purificação para seu novo lar.
3. RELIGIÃO
Na área religiosa, os Persas acreditavam que existiam duas divindades, uma que representava o mal e outra o bem. Diferente de outras civilizações como os egípcios e os gregos, os medo-persas não tinham um templo para cultuar. Quem comandava a religião eram os sacerdotes. Criam na vida após a morte, paraíso para os justos e inferno para os pecadores. De modo semelhante ao Cristianismo (que surgiu depois dos Persas), acreditavam na vinda de um Messias que iria libertar o seu povo. Todo esse conjunto era baseado no livro zend-avesta de Zoroasto.
4. ECONOMIA
As províncias eram administradas de acordo com normas gerais e práticas dos locais onde elas se encontravam. Essas regras eram variadas de acordo com os costumes do local. O salário era pago inicialmente com produtos de subsistência, com o passar do tempo passou a ser pago com dinheiro.
Ao longo do território, foram construídos canais e estradas para irrigar os locais mais secos. Os trabalhos nas grandes propriedades rurais eram realizados por prisioneiros de guerra e servos vinculados a terra.
Existia também muita produção manufatureira. A produção dos artefatos, joias, cosméticos, etc. era realizada pelos servos nas grandes propriedades rurais e na cidade por artesãos.
O império fazia comércio com outros povos e internamente, província com província, fazendo com que o comércio se expandisse.
5. DIREITO
Assim como na maioria das civilizações antigas, o direito dos persas tem fundamento jusnatural, onde as leis e normas são estabelecidas por uma divindade. O que significa que a transgressão da lei é uma ofensa ao divino.
As formas de punição eram relevantes ao crime cometido. Crimes de menor importância geralmente punia-se com chibatadas. Já os crimes mais graves, as punições eram mais severas. Mutilação e cegueira são exemplos de algumas punições. Em casos de estupro, homicídio, desrespeito ao rei, etc. a sanção era a própria morte.
Existiam diversos procedimentos para se aplicar a pena de morte: O veneno, empalação, enforcamento, crucificação, apedrejamento etc.
A pena de morte não poderia ser aplicada se o infrator tivesse cometido apenas um crime, de modo semelhante, um escravo não poderia ser punido severamente por causa de uma falta, eram levados em conta os seus méritos.
Para o julgamento de casos penais, o rei era o juiz supremo. Em casos cíveis, o rei nomeava juízes para essa matéria. Caso algum juiz nomeado pelo rei, recebesse suborno para julga injustamente uma causa, e o supremo tomasse conhecimento do ocorrido, a sanção para o juiz era a pena de morte, pois a prática processual admitia juramento.
Figura 1 – Representação da Empalação, uma das formas de executar a pena de morte.
As mulheres no antigo império persa, eram vistas como algo valioso. Algumas vezes, houve casos de mulheres comandarem o exército e dirigiam o país.
A família era valorizada, no que diz respeito a não haver dissolução, salvo em casos que a mulher fosse estéreo, e ela quisesse, o homem poderia abandona-la. O adultério era crime sujeito a punições, pois era considerado perjúrio.
A educação dos persas era feita pelo Estado, o que divergia dos países vizinhos onde os pais eram os educadores dos filhos. Esse modelo estatal de educação, era baseado na disciplina, obediência e temperança. Atos como o de cuspir ou urinar em público não eram admissíveis.
6. REFERÊNCIAS
http://pedagogiabiblica.blogspot.com.br/2009/11/educacao-persa.html 27/03/2015
http://www.historia.templodeapolo.net/civilizacao_ver.asp?Cod_conteudo=102&value=Direito%20Persa&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20Persa&topico=Direito#topo
25/03/2015
http://www.pliniocorreadeoliveira.info/BIO_1936_Pre_Universit%C3%A1rio_05.htm
27/03/2015

Outros materiais