Buscar

Estudo dirigido 1º semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA – ESTUDO DIRIGIDO 2
DATA DE ENTREGA: 10/06/2013
NOME: _______________________________________________________________
1) A acondroplasia é uma das causas de nanismo que altera o crescimento afetando dessa maneira, a ossificação endocondral. A morfologia dessa mutação descreve a ocorrência de um total desalinhamento das células da zona proliferativa,e formato modificado nas células da zona hipertrófica. De acordo com o relato, responda as questões abaixo:
Qual(is) tecido(s) é(são) afetado por esta doença?
Classifique – o (os) e determine suas características histológicas.
2) Cão jovem ainda em fase de crescimento chegou ao Hospital Veterinário com: Diarréia, perda de peso, anemia, retardo no crescimento, raquitismo(distúrbio de crescimento ósseo que ficam deformados), fraqueza muscular e apatia extrema. A partir dos sinais clínicos e dos resultados no hemograma o Medico Veterinário diagnosticou alergia alimentar, que provocou reação inflamatória no intestino delgado. Sabendo disto, responda:
Qual a relação da alergia alimentar com o raquitismo?
Como o animal está em crescimento ainda ocorrem ossificações o que provoca a deformação óssea devido à fragilidade do osso. Que tipo de ossificação é mais afetada pelo raquitismo? Descreva-a.
De acordo com o diagnóstico do médico veterinário, determine que alterações devam esta ocorrendo no sangue deste animal (elementos figurados alterados).
3)Suponha que um médico veterinário analisando um hemograma, tenha detectado que certo animal apresentava anemia, tendência a hemorragia e infecção bacteriana. Considerando as características e as funções dos elementos figurados do sangue, responda:
Quais elementos figurados do sangue estariam alterados?
Como se apresenta esta alteração (aumento ou diminuição)? 
Baseando-se no diagnóstico do médico veterinário explique suas respostas anteriores.
4)Rabdomiólise é uma doença provocada por exercícios físicos intensos que levam a lesão muscular. Sabendo disto responda:
a)Qual músculo sofre lesão na rabdomiólise?Descreva-o histologicamente.
b)Descreva o processo de contração deste músculo, determinando as proteínas que participam do mesmo.
c)Para que a contração se inicie há necessidade de um impulso nervoso.Explique o processo de comunicação do neurônio com célula muscular.
5)Esclerose múltipla é uma doença que acomete o sistema nervoso central e tem como sinais o descontrole motor progressivo. Esta doença parece estar relacionada com a degeneração da bainha de mielina.Sabendo disto responda:
O que é a bainha de mielina? Determine sua importância 
Qual é a diferença entre neurônios mielínicos e amielínicos? Determine as células responsáveis pela formação da bainha de mielina no SNC.

Outros materiais