Buscar

CASO SEMANA 14 resolvido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEMANA 14
a) Faça uma breve análise sobre a atuação dos personagens milicianos, fundamentando a sua resposta em um dos tipos de comportamentos identificados por Merton.
 Resposta : Podemos identificar a rebeldia como um dos tipos citados por Merton nos comportamentos dos milicianos.
 b) Explique, tendo o texto anterior como referência, se o esquema da milícia imposto aos moradores na Favela da Palmeirinha e em outras comunidades pode gerar conflito de normas entre esses moradores, deflagrando uma situação de Anomia.
 Resposta : Não, porque os milicianos e traficantes estabelecem normas próprias que são seguidas fielmente pelos moradores, portanto, não há ausência de normas mas um poder paraleo estabelecido pelo grupo dominante.
CASO 2
Várias experiências internacionais apontam que para lidar de maneira efetiva com o crime organizado seja necessário estabelecer uma política nacional de contenção desse fenômeno, que é ao mesmo tempo local e transnacional. Tal política deve ser vigorosamente implementada e coordenada pelo poder central, de maneira que múltiplos e diversificados esforços governamentais possam ser carreados numa única direção, com igual finalidade. Define-se crime organizado como atividade conduzida por qualquer grupo de criminosos, com estrutura corporativa, com objetivo de obtenção de recursos financeiros e poder, através de atividades ilegais, freqüentemente recorrendo à violência no sentido de inspirar medo e intimidação das pessoas. O Estado pode ter uma participação importante no crime organizado, tanto numa eventual parceria quanto pela tolerância a ele. Isso possibilita que muitas vezes atue num ambiente "livre de riscos", demonstrando pouco ou nenhum receio de ser infiltrado, reprimido e erradicado . Alguns autores entendem que "o crime organizado passou a ser, singularmente, a maior ameaça global desde o fim da Guerra Fria". A importância do crime organizado, e em decorrência, da própria criminalidade transnacional, estaria centrada no seu grande alcance geográfico, bem como no incomum poder que detêm, fruto da enorme quantidade de recursos que pode movimentar (adaptado de DANTAS, Crime organizado, disponível em http://www.fenapef.org.br/htm/com_noticias_exibe.cfm?Id=45534).
 
No caso brasileiro, quais têm sido as principais incidências do crime organizado, na perspectiva de uma economia global do crime?
Resposta : As principais incidências dos crimes no Brasil concentram-se nos tráficos de drogas, armas e pessoas, sendo que a mais odiosa é o trafico de pessoas que muitas vezes servem como doadoras de órgãos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais