Buscar

prova final zoo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EMVZ/CAMUAR/UFT – Curso de Zootecnia
Avaliação Final de Bioquímica 
Nome: 								 Data:__________ 
1. Assinale V ou F para cada uma das alternativas. ATENÇÃO: PARA CADA TRÊS ALTERNATIVAS ASSINALADAS INCORRETAMENTE UMA ALTERNATIVA ASSINALADA CORRETAMENTE SERÁ ANULADA.
	
	A velocidade máxima obtida em uma reação enzimática, sob condições de saturação de substrato específico e em determinadas condições de pH e temperatura é constante para cada enzima.
	
	Na interação entre enzima e substrato, a velocidade inicial de uma reação catalisada por enzima é dependente da concentração de substrato e assim, quando aumenta a concentração de substrato, a velocidade inicial também aumenta.
	
	As enzimas aceleram as reações químicas porque diminuem a energia de ativação destas reações, o que leva à redução no Delta G
	
	Elevados níveis de insulina no sangue indica excesso de energia no organismo, estimulando assim a atividade da acetil-CoA carboxilase, uma enzima responsável pela síntese do malonil-CoA.
	
	Enzimas oligoméricas são formadas por apenas uma cadeia polipeptídica e apresentam pelo menos um centro catalítico.
	
	A fenilcetonúria clássica é causada pela deficiência genética da enzima fenilalanina hidroxilase. Desta forma, as alterações metabólicas observadas na fenilcetonúria clássica devem estar relacionadas ao acúmulo de produtos e à falta de substratos dessa reação enzimática.
	
	Quando um inibidor liga-se reversivelmente à enzima, em um sítio próprio de ligação, podendo estar ligado à mesma ao mesmo tempo que o substrato caracteriza-se uma inibição enzimática não competitiva. Este tipo de inibição depende apenas da concentração do inibidor e aumentando-se a concentração do substrato, consegue-se reverter o efeito da inibição.
	
	A gliconeogénese é um termo usado para incluir o conjunto de processos pelos quais o organismo pode converter substâncias não glicídicas como aminoácidos, lactato, piruvato, glicerol e propionato em glicose
	
	A hexoquinase muscular e a glicoquinase hepática têm a mesma função: converter glicose em glicose-6-fosfato, só que a hexoquinase é inibida pelo seu produto e a glicoquinase tem baixa afinidade pela glicose
	
	Está correto: ↑ glicemia → ↑ insulina → ↓ AMPcíclico → ↑ frutose-1,6-bisfosfato → ↑ glicólise
	
	Na fermentação alcoólica, o piruvato é descarboxilado em etanol, liberando CO2. Nesta reação são produzidos dois pares de elétrons para cada molécula de glicose fermentada.
	
	A frutose-6-fosfato pode ser convertida tanto em frutose-1,6-bifosfato pela fosfofrutoquinase-I quanto em frutose-2,6-bifosfato pela enzima fosfofrutoquinase-II 
	
	Em vacas leiteiras, o ácido propiônico é um dos compostos gliconeogênicos mais importantes. Nestes animais, existe mais glicose sendo produzida a partir do ácido propiônico do que a partir do piruvato obtido da via glicolítica.
	
	Três enzimas da glicólise (hexoquinase, fosfofrutoquinase I e piruvato quinase catalizam reações reversíveis, mas a conversão de piruvato em fosfoenolpiruvato na gliconeogênese é irreversível.
	
	A deficiência da vitamina biotina pode prejudicar a biossíntese dos lipídeos. 
	
	O transporte dos ácidos graxos do citosol para a matriz mitocondrial é catalizado pela carnitina acil transferase I e é o passo limitante na oxidação dos ácidos graxos.
	
	No ciclo dos ácidos tricarboxílicos ocorre apenas uma reação de fosforilação a nível de substrato, mas ocorrem quatro reações de oxido-redução
	
	A biossíntese dos lipídios ocorre no citosol, enquanto a oxidação deste ocorre exclusivamente na matriz mitocondrial. 
	
	Dois pontos de regulação importantes do ciclo de Krebs são a concentração de Oxaloacetato, que regula a citrato sintase e a regulação alostérica sofrida por esta enzima, que é inibida por citrato, succinil-CoA e NADH + H+
	
	A conversão de lactato em piruvato é uma reação muito importante, principalmente em cavalos de corrida, que exercem grande esforço muscular. Entretanto, o lactato é rapidamente convertido em glicose no próprio músculo. 
	
	As reações da glicólise ocorrem no interior das mitocôndrias e as reações do ciclo de krebs, no citossol
	
	É correto afirmar que o Acetil-CoA não é um intermediário do ciclo de Krebs, mas apenas um ponto de entrada. Só são intermediários os compostos sintetizados no próprio ciclo e continuamente regenerados com o seu andamento
	
	Cadeia transportadora de elétrons, também conhecida como cadeia respiratória, é a via de convergência de todo o metabolismo anaeróbico da célula.
	
	A succinato-desidrogenase atua no Ciclo de Krebs, e tem o FAD como grupo prostético. Ela também doa os elétrons do FADH2 diretamente para a Ubiquinona
	
	A produção de ATP ocorre no interior das mitocôndrias, mas o ATP tem que ser exportado para o citossol e isto ocorre através da entrada do ADP na mitocôndria
	
	O Citocromo c transfere os elétrons do citocromo c1 para o citocromo a . Ele difere dos outros citocromos por ser uma proteína localizada na membrana externa da mitocôndria
	
	Os intermediários da cadeia transportadora de elétrons estão localizados na superfície interna da membrana externa da mitocôndria. 
	
	A cadeia transportadora de elétrons não produz nenhum ATP, sendo responsável apenas por gerar um potencial eletroquímico de prótons entre as superfícies da membrana mitocondrial. Os ATPs são gerados no quinto complexo.
	
	A cadeia transportadora de elétrons ocorre na membrana interna da mitocôndria, nas células dos seres eucariontes
	
	A gliconeogênese é responsável pela produção da maior parte da glicose sanguínea durante o jejum prolongado
	
	A via glicolítica pode ser dividida em duas fases, a fase preparatória e a fase onde os ADPs são fosforilados em ATPs
	
	Muitos intermediários do ciclo de krebs podem ser desviados para síntese de outros compostos, por exemplo aminoácidos, bases púricas, bases pirimídicas e até ácidos graxos.
	
	É correto afirmar que durante o jejum prolongado, a via glicolítica nas células hepáticas estará muito estimulada e a gliconeogênese inibida.
	
	 Ativação, iniciação, alongamento e terminação são processos que caracterizam o transcrição do RNA 
	
	 Os ribossomos movem-se ao longo de uma molécula de RNA mensageiro na direção 3’ para 5’
	
	A DNA polimerase é a enzima responsável pela sequência de eventos denominados "splicing".
	
	Os carboidratos são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou substâncias que liberam esses compostos por hidrólise.
	
	Uma cetohexose é um carboidrato que possui seis carbonos e o grupamento cetona localizado na extremidade.
	
	A enzima polimerase é responsável pela união dos fragmentos de okazaki, na fita descontínua de DNA
	
	A glicose é o único alimento das células cerebrais, exceto no jejum prolongado, quando elas utilizam também os corpos cetônicos 
	
	A insulina é um hormônio produzido no fígado e estimula a gliconeogênese quando a glicemia está alta
	
	A seqüência correta dos eventos que ocorrem durante a síntese de proteínas é transcrição e tradução
	
	A pentose presente no DNA é a desoxiribose e timina é a base nitrogenada exclusiva do DNA. Esta está pareada com a Adenina, através de pontes de hidrogênio
	
	A tradução do RNA mensageiro (códon) ocorre nos ribossomos, com a participação do RNA transportador (anticódon).
	
	A uracila é a base nitrogenada exclusiva do RNA
	
	As trincas UAA, UAG e UGA sinalizam a interrupção da síntese de proteína e o RNA mensageiro é lido na direção 5' para 3', durante sua tradução
	
	Um carbono quiral é aquele que possui até dois radicais diferentes ligados a ele.
	
	As bactérias ruminais possuem celulases capazes de quebrar as ligações glicosídicas do tipo β1-4 presentes na celulose.
	
	É correto afirmar que no modelo do DNA, proposto por James Watson e Francis Crick (1953), a molécula de DNA apresenta cadeia dupla com as bases nitrogenadas unidas ao ácido fosfóricopor pontes de hidrogênio.
	
	É correto afirmar que o cérebro prefere ácidos graxos a corpos cetônicos como fonte de energia
	
	Os peptídeos glicanos são heteropolímeros de N-acetilglicosamina e N-acetilmurâmico constituintes da parede celular bacteriana.
	
	Os epímeros são isômeros que diferem ao redor de apenas um átomo de carbono.
	
	Entendemos como códon a parte do RNA transportador que pareia com a trinca do RNA mensageiro, chamada anticódon
	
	Os lipídios que possuem uma dupla ligação em sua cadeia têm menor ponto de fusão que aqueles que possuem cadeia totalmente saturada.
	
	Intron e exon participam do processo de tradução
	
	No jejum, os níveis sanguíneos de glucagon aumentam, estimulando a síntese de proteínas
	
	No modelo do DNA, proposto por James Watson e Francis Crick (1953), a molécula de DNA apresenta cadeia simples e com as bases nitrogenadas ligadas ao ácido fosfórico por pontes de hidrogênio.
	
	Normalmente, o sangue transporta VLDL entre o fígado e tecido adiposo 
	
	O ácido láctico produzido durante a contração muscular intensa, anaerobicamente, é conduzido ao fígado pelo sangue, onde é convertido em glicose.
	
	O cérebro, em repouso, usa triacilgliceróis como fonte de energia
	
	O ciclo da glicose alanina ocorre entre os músculos e o fígado e envolve troca do aminoácido alanina pela glicose hepática
	
	O código genético é degenerado e a trinca AUG especifica o primeiro aminoácido na proteína
	
	O glicogênio armazenado no tecido muscular auxilia a manutenção da glicemia
	
	O glucagon é um hormônio produzido no pâncreas durante a hipoglicemia e é responsável pela inibição da gliconeogênese hepática
	
	O sebo bovino é um exemplo de ácidos graxos de cadeia insaturada uma vez que se apresenta sólido à temperatura ambiente.
	
	São chamados óleos aqueles lipídios que se apresentam de forma líquida à temperatura ambiente.
	
	O hormônio glucagon é produzido no pâncreas mas atua no fígado estimulando tanto a glicogenólise quanto a gliconeogênese
	
	O processamento do RNA ocorre no núcleo e envolve o splicing, que corresponde à remoção e digestão dos íntrons e a junção dos éxons.
	
	Os corpos cetônicos são produzidos, principalmente, durante o jejum prolongado.
	
	O processo de síntese de proteínas ocorre em conseqüência da seguinte seqüência de eventos transcrição, tradução e replicação
	
	Parte do glicogênio produzido nas células hepáticas é transportado pelo sangue para as células musculares
	
	Podemos afirmar que no modelo do DNA, proposto por James Watson e Francis Crick (1953), a molécula de DNA apresenta cadeia dupla em forma de hélice e as bases nitrogenadas unidas por pontes de hidrogênio.
	
	Quando lançado na corrente sanguínea, o hormônio insulina tanto estimula a gliconeogênese quanto inibe a glicólise hepática
	
	Os lipídios são compostos polares, extremamente solúveis em água à temperatura ambiente.
	
	Sobre o código genético está incorreto afirmar que cada aminoácido tem o seu códon específico, ou seja, que existe pelo menos um tipo de RNAt específico para cada aminoácido
	
	Splicing significa a remoção e digestão dos éxons e a junção dos íntrons, que ocorre durante o processamento do RNA.
	
	Todas estas enzimas estão envolvidas no processo de replicação do DNA: DNA polimerase I, RNA quinase, DNA ligase e helicase
	
	O glicogênio é um polissacarídeo estrutural presente principalmente nas células do fígado e tecido muscular.
	
	Nos pontos de ramificação tanto o amido quanto o glicogênio fazem ligações do tipo α (1-6).

Outros materiais