Buscar

prova final

Prévia do material em texto

EMVZ/CAMUAR/UFT – Curso de Medicina Veterinária
 Avaliação Final de Bioquímica e Biofísica II 
Nome: 									Data:__________ 
Tópicos: Glicólise anaeróbica; Gliconeogênese; Via das pentoses-monofosfato; Complexo piruvato desidrogenase; ciclo dos ácidos tricarboxílicos; Ciclo do glioxalato; Biofísica da função renal; Cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa; Fotossíntese; Membranas e mecanismos de transporte; Metabolismo de aminoácidos; Bioeletricidade; Metabolismo de lipídeos; radiação; radiobiologia; radiação ionizante e excitante; Biossíntese de ácidos nucléicos; Integração do metabolismo; Biossíntese de proteínas.
Para cada uma das questões | A se as duas afirmações forem verdadeiras
dadas a seguir, marque:	 | B se as duas afirmações forem falsas
 			 | C se a 1ª afirmação for verdadeira e a 2ª afirmação for falsa
				 | D se a 2ª afirmação for verdadeira e a 1ª afirmação for falsa
	A
	 
V Entende-se por expressão gênica a fase de tradução que ocorre nos ribossomos.
	
	V Genes sobrepostos podem ser considerados uma economia necessária em organismos que têm que fazer o máximo uso dos seus DNAs pequenos.
	A
	V Nos adipócitos os NADPH utilizados nas reações de redução da biossíntese dos lipídios, são produzidos pela ação da enzima málica.
	
	V Na fotofosforilação a diferença de potencial de membrana gerado pelo bombeamento de prótons através da membrana impulsiona a síntese de ATP pelo complexo ATP sintase.
	D
	V A succinato-desidrogenase atua no Ciclo de Krebs, e tem o FAD como grupo prostético. Ela também doa os elétrons do FADH2 diretamente para a Ubiquinona
	
	F Ácidos graxos podem ser convertidos em glicose através do ciclo do glioxalato. Este ciclo ocorre nos citossol das plantas
	
	 A transaminação do glutamato para o oxaloacetato, embora reduza um intermediário gliconeogênico importante, produz alfacetoglutarato e aspartato. Assim, o oxaloacetato pode ser reposto pelo alfacetoglutarato
	
	F Carbamoil-fosfato sintase I e citrato sintase são duas enzimas importantes no ciclo da uréia.
	C
	F A fosfofrutoquinase II e a frutose-2,6-bifosfatase são duas enzimas que fazem parte de um complexo. Este complexo é fosforilado pela ação da insulina, ativando a frutose-2,6-bifosfatase e consequentemente inibindo a glicólise.
	
	V A frutose-6-fosfato pode ser convertida tanto em frutose-1,6-bifosfato pela fosfofrutoquinase-I quanto em frutose-2,6-bifosfato pela enzima fosfofrutoquinase-II 
	A
	V O processamento do RNA ocorre no núcleo e envolve o splicing, que corresponde à remoção e digestão dos íntrons e a junção dos éxons.
	
	V Os corpos cetônicos são produzidos, principalmente, durante o jejum prolongado.
	
	 No sistema de co-transporte os solutos movem-se simultaneamente em direções opostas através da membrana.
	
	F Na fotossíntese o principal doador de elétrons é o NADPH, pois a água não é um bom doador de elétrons.
	A
	V Todas estas enzimas estão envolvidas no processo de replicação do DNA: DNA polimerase I, RNA quinase, DNA ligase e helicase
	
	V Transcrição reversa é um processo no qual o RNA é lido e copiado como DNA.
	C
	V A síntese de proteínas ocorre nos ribossomos, tanto em células eucariotas quanto em células procariotas
	
	F Transpeptidação é uma etapa do processo de iniciação da síntese de proteínas
	C
	V Na fermentação alcoólica, o piruvato é descarboxilado em etanol, liberando CO2. Nesta reação são produzidos dois pares de elétrons para cada molécula de glicose fermentada.
	
	F Na primeira volta de um ciclo de Krebs, os carbonos liberados são os mesmos que entraram no acetil-CoA que abasteceu esta volta.
	A
	V A fase oxidativa da via das pentoses é importante no metabolismo da glândula mamária de fêmeas em lactação uma vez que produz potencial redutor, o qual será utilizado na síntese da gordura do leite.
	
	V Nas reações luminosas da fotossíntese os principais produtos formados são o ATP e o NADPH.
	
	 Na biossíntese dos ácidos graxos o NADPH é o agente redutor das reações de redução.
	
	F Elevados níveis de glicose sanguinea estimula a síntese de epinefrina e glucagon, os quais são responsáveis pelo estímulo de mobilização do tecido adiposo.
	
	 A penumbra é uma distorção da imagem que aumenta quanto maior for a distância entre o objeto e o filme.
	
	V O malonil-CoA é sintetizado a partir da carboxilação do acetil-CoA pela enzima acetil-CoA carboxilase, numa reação irreversível.
	A
	V A reabsorção de sódio ocorre nos túbulos do néfron e é um processo ativo, que envolve gasto de energia.
	
	V A redução incompleta do O2 pode levar à geração de espécies químicas como o íon superóxido, o peróxido de hidrogênio e o radical hidroxil, todos muito reativos e tóxicos à célula. Isto pode ocorrer no complexo IV da Cadeia transportadora de elétrons.
	A
	v A gliconeogénese é um termo usado para incluir o conjunto de processos pelos quais o organismo pode converter substâncias não glicídicas como aminoácidos, lactato, piruvato, glicerol e propionato em glicose
	
	V A hexoquinase muscular e a glicoquinase hepática têm a mesma função: converter glicose em glicose-6-fosfato, só que a hexoquinase é inibida pelo seu produto e a glicoquinase tem baixa afinidade pela glicose.
	C
	V A ação do complexo piruvato desidrogenase sobre uma molécula de piruvato gera dois produtos: um pode ser oxidado no ciclo de Krebs ou ser convertido em lipídeos e o outro, geralmente, vai para a cadeia transportadora de elétrons.
	
	F A conversão de lactato em piruvato é uma reação muito importante, principalmente em cavalos de corrida, que exercem grande esforço muscular. Entretanto, o lactato é rapidamente convertido em glicose no próprio músculo. 
	A
	V A partir do intestino delgado os quilomícrons das aves são absorvidos via sistema linfático.
	
	V Em radiodiagnóstico a imagem é formada devido diferenças de densidade entre os tecidos.
	C
	V A maior parte da água do nosso organismo é filtrada nos glomérulos mas é reabsorvida passivamente. Entretanto, uma parte desta água é reabsorvida com gasto de energia.
	
	F A malato sintase e a citrato sintase são as duas enzimas que possibilitam o ciclo do glioxalato. Entretanto, estas enzimas não ocorrem nas células dos mamíferos.
	D
	F É mais correto afirmar que o cromossomo bacteriano ocorre como uma única molécula linear do que como par de moléculas
	
	V Em procariotas, a regulação da síntese de proteínas ocorre, basicamente, na transcrição; não há controle na tradução porque os mRNAs têm meia-vida de apenas alguns minutos
	D
	F A biossíntese dos lipídios ocorre na matriz mitocondrial.
	
	V Nos adipócitos os NADPH utilizados nas reações de redução da biossíntese dos lipídios, são produzidos pela ação da enzima málica.
	D
	F A rotenona é um veneno mais possante do que a antimicina A, porque inibe a oxidação do ubiquinol, impedindo assim a passagem de elétrons para o oxigênio.
	
	V A cadeia transportadora de elétrons não produz nenhum ATP, sendo responsável apenas por gerar um potencial eletroquímico de prótons entre as superfícies da membrana mitocondrial. Os ATPs são gerados no quinto complexo.
	A
	V O glutamato e o alfacetoglutarato são dois aminoácidos importantes nas reações de transaminação.
	
	V O ciclo de Krebs trabalha coordenadamente com o ciclo da uréia, através do aspartato, fumarato, arginina e citrulina.
	C
	V A transcetolase é uma enzima específica da fase não oxidativa da via das pentoses fosfato e é dependente da vitamina tiamina pirofosfato.
	
	F No transporte ativo as espécies transportadas movem-se a favor do gradiente de concentração, sendo necessário gasto de energia celular.
	A
	V A fotossíntese é realizada em dois processos distintos: a fase clara e fase de fixação de carbono.
	
	V O grupo prostético da acetil-CoA carboxilase é a biotina.
	
	V Nos hepatócitos e na glândulamamária os NADPH utilizados nas reações de redução da biossíntese dos lipídios, são produzidos principalmente na via das pentoses fosfato.
	
	Nas plantas a síntese do amido ocorre no citosol, enquanto que a síntese de sacarose ocorre no estroma dos cloroplastos.
	D
	F A fosfofrutoquinase I é uma enzima alostérica que é ativada por excesso de citrato e fosfoenolpiruvato.
	
	V A fosfofrutoquinase I é uma enzima que é ativada alostericamente por AMP, ADP e frutose-2,6-bifosfato.
	
	 Na fixação de carbono, as plantas que possuem a rota bioquímica do tipo C4 têm o primeiro intermediário do ciclo de Calvin um composto de 3 carbonos.
	
	V O transporte de ácidos graxos livres para o interior da mitocôndria pelo sistema carnitina é o passo limitante da oxidação dos lipídios.
	B
	F No ciclo de Krebs, o isocitrato é metabolizado até succinato, enquanto que no ciclo do glioxilato, o isocitrato origina o succinato e o glioxilato. Isto só é possível porque só ocorre uma descarboxilação no ciclo do glioxalato
	
	F O Citocromo c transfere os elétrons do citocromo c1 para o citocromo a . Ele difere dos outros citocromos por ser uma proteína localizada na membrana externa da mitocôndria
	
C
	V Através do ciclo do glioxalato é possível produzir glicose a partir de acetil-CoA, mas este ciclo não ocorre nos mamíferos
	
	F Cadeia transportadora de elétrons, também conhecida como cadeia respiratória, é a via de convergência de todo o metabolismo anaeróbico da célula.
	D
	F Os intermediários da cadeia transportadora de elétrons estão localizados na superfície interna da membrana externa da mitocôndria. 
	
	V Os rins são importantes na manutenção do equilíbrio ácido básico do sangue.
	A
	V Depuração renal é o termo adotado na medicina para designar a capacidade de retirada, pelos rins, de alguma substância da corrente sanguínea
	
	V É possível ocorrer consumo de oxigênio sem ocorrer a síntese de ATP, na cadeia transportadora de elétrons.
	B
	F O glicogênio é um polímero de tamanho variável que contém resíduos de glicose ligados por ligações α-1,4 e α-1,6. A glicogenólise é a via metabólica pela qual as moléculas de glicogénio crescem por transferência de resíduos de glicose para os grupos 4-OH livres dos resíduos glicose das extremidades.
	
	F Os cofatores que participam da reação catalizada pelo complexo piruvato desidrogenase são: Tiamina Pirofosfato, FAD, Coenzima A, NAD e lactato. 
	A
	V A diferença de potencial existente entre as faces externa e interna das membranas é o que permite a transmissão da informação através dos neurônios. Este gradiente deixa de existir quando a bomba de sódio/potássio está bloqueada.
	
	V A glutamina tem maior facilidade para atravessar as membranas do que o glutamato. 
	A
	V A tradução do RNA mensageiro (códon) ocorre nos ribossomos, com a participação do RNA transportador (anticódon).
	
	V A uracila é a base nitrogenada exclusiva do RNA
	
	F V A oxidação dos ácidos graxos insaturados requer reações extra, pois a hidratase atua somente em ligações duplas com configuração do tipo trans.
	
	V O raio X utilizado em radiodiagnóstico é formado por raio X de frenagem.
	C
	V No ciclo dos ácidos tricarboxílicos ocorre apenas uma reação de fosforilação a nível de substrato, mas ocorrem quatro reações de oxido-redução.
	
	F No ciclo dos ácidos tricarboxílicos, as reações de descarboxilação ocorrem na seguinte ordem: primeiro há a conversão do alfacetoglutarato em succinil-CoA e depois há a reação catalisada pela isocitrato desidrogenase
	D
	F O complexo Piruvato Desidrogenase está localizado na mitocôndria das células eucarióticas e procarióticas e é responsável pela conversão reversível do Piruvato em Acetil-CoA
	
	V O custo energético de se converter piruvato em glicose é menor do que o ganho energético da conversão de glicose em piruvato. Mesmo assim, os mamíferos realizam a gliconeogênese.
	B
	F Ativação, iniciação, alongamento e terminação são processos que caracterizam o transcrição do RNA 
	
	F Os ribossomos movem-se ao longo de uma molécula de RNA mensageiro na direção 3’ para 5’
	
C
	V Em vacas leiteiras, o ácido propiônico é um dos compostos gliconeogênicos mais importantes. Nestes animais, existe mais glicose sendo produzida a partir do ácido propiônico do que a partir do piruvato obtido da via glicolítica.
	
	F Esta sequência está correta: ↑ glicemia  ↑ insulina  ↓ AMPcíclico  ↑ frutose-1,6-bisfosfato  ↑ glicólise

Continue navegando