Buscar

Simulado de Imuno AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402282065)
	
	Na sequência de ativação das proteínas do sistema complemento, explique como C5b é gerado e a consequência da sua formação.
	
Compare com a sua resposta: O C5b é gerado pela clivagem de convertases da via clássica e ou alternativa, formando umcomplexo C5b, 6, 7 que liga-se a membrana através de C7, na sequência C8 liga-se ao complexo e insere-se na membrana celular. Moléculas de C9 ligam-se ao complexo e se polimerizam. De 10 a 16 moléculas de C9 unem-se para formar um poro na membrana.
		
	 2a Questão (Ref.: 201402282095)
	
	Lúpus é uma doença rara, mais frequente em mulheres do que em homens. No lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, confundem o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida. Caracterize o tipo de reação de hipersensibilidade na qual o lúpus está enquadrado
		
	
	
Compare com a sua resposta: A hipersensibilidade tipo III é também conhecida como hipersensibilidade imune complexa. A reação pode ser geral (ex. doença do soro) ou envolve órgãos individuais incluingo pele (ex. lupus eritematoso sistêmico, reação de Arthus), rins (ex. nefrite do lupus), pulmões (ex. aspergilose), vasos sanguíneos (ex. poliarterite), juntas (ex. artrite reumatóide) ou outros órgãos. Esta reação pode ser o mecanismo patogênico de doenças causadas por muitos microrganismos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201402490452)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A autoimunidade é um fenômeno fisiológico, em que há a reação de anticorpos com auto-antígenos em indivíduos sadios. Uma das principais doenças de autoimunidade é conhecida como lúpus eritematoso sistêmico. Com relação as característica da doença podemos afirmar que:
		
	 
	É uma doença autoimune que afeta somente os órgãos teciduais.
	
	É uma doença autoimune que afeta apenas o sistema renal.
	
	A doença é desencadeada por apenas processos inflamatórios causados por bactérias.
	
	Não apresenta capacidade de desencadear manifestações neurológicas.
	 
	A principal consequência são as reações imunológicas provocadas pela produção de auto-anticorpo contra vários componentes intracelulares.
	
	 4a Questão (Ref.: 201402473733)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A doença auto-imune ocorre quando uma resposta imune adaptativa específica é montada contra os auto-antígenos. A consequência normal de uma resposta imune adaptativa contra um antígeno estranho é a eliminação do antígeno do corpo. As células infectadas por vírus, por exemplo, são destruídas pelas células T citotóxicas, enquanto os antígenos solúveis são eliminados pela formação de complexos imunes., que são captados pelas células do sistema fagocítico mononuclear como os macrófagos. Porém, quando a resposta imune adaptativa se desenvolve contra os auto-antígenos, usualmente é impossível para os mecanismos efetores imunes eliminar completamente o antígeno; assim, a resposta é mantida. A consequência é que as vias efetoras da imunidade causam lesão inflamatória crônica aos tecidos, a qual pode ser letal (Janeway et al., 2000). Assinale a alternativa e que se pode identificar dois fatores exógenos envolvidos no risco de desenvolvimento de doenças auto imunes:
		
	
	Distúrbios causados pela resposta imune; Uso de antibióticos.
	
	Exposição prolongada aos raios UVA; Uso de drogas.
	 
	Doenças infecciosas que causam uma reação de hipersensibilidade patológica; Uso de antibióticos.
	
	Deficiência nutricional; Doenças relacionadas ao uso de drogas.
	 
	Doenças infecciosas que causam uma reação de hipersensibilidade patológica; Exposição prolongada aos raios UVA.
	
	 5a Questão (Ref.: 201402273058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Adolescente, 13 anos, sexo feminino, relata ser alérgica a camarão, pois toda vez que consome alimentos com este fruto do mar apresenta prurido (coceira). A adolescente relata já ter evoluído para um quadro de edema de glote, necessitando ser socorrida imediatamente. As principais células que participam diretamente da reação de hipersensibilidade do tipo I, após a sensibilização do indivíduo, e com consequente liberação de mediadores químicos inflamatórios, são os:
		
	
	células dendríticas e NK (matadoras naturais)
	
	linfócitos T e B
	
	neutrófilos e macrófagos
	 
	mastócitos e basófilos
	
	eosinófilos e macrófagos
	 6a Questão (Ref.: 201402858636)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São exemplos de células envolvidas no mecanismo de hipersensibilidade do tipo IV:
		
	
	Eosinófilos
	
	Mastócitos
	
	Neutrófilos
	
	Basófilos
	 
	Células T
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402289648)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ativação do complemento resulta em liberação de:
		
	
	anafilotoxinas (C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de basófilos e eosnófilos.
	
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de neutrófilos e linfócitos B.
	
	anafilotoxinas (Cra, C6a e C7a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação de neutrófilos, macrófagos e outros tipos celulares.
	 
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação de neutrófilos, macrófagos e outros tipos celulares.
	
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de neutrófilos e macrófagos.
	
	 8a Questão (Ref.: 201402473827)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em algumas circunstâncias a resposta imune produz resultados que causam danos e são, às vezes, fatais. Essas reações nocivas são coletivamente conhecidas como reações alérgicas ou de hipersensibilidade; os antígenos que normalmente causam essas reações são chamados de alérgenos. Vale lembrar que as reações de hipersensibilidade diferem das reações da imunidade protetora somente pelo fato de serem exageradas ou inapropriadas, e que causam danos ao hospedeiro. Os mecanismos celulares e moleculares desses dois tipos de reação são virtualmente idênticos. No início da década de 1960, as reações de hipersensibilidade forma divididas em quatro tipos, chamados por Combs e Gell de tipo I a tipo IV (Benjamini et al., 2002). Assinale a alternativa em que se encontra o mediador pré-formado, que causa a contração, quando se liga ao receptor H1 presente em células da musculatura lisa, ou separação de junções intercelulares, quando se liga ao receptor presente nas células endoteliais, levando assim ao aumento da permeabilidade vascular:
		
	
	Fatores quimiotáticos.
	 
	Histamina.
	
	Prostaglandina.
	
	Leucotrienos.
	
	Heparina.
	
	 9a Questão (Ref.: 201402483054)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O complemento compreende mais de 20 proteínas séricas diferentes que são produzidas por uma variedade de células incluindo, hepatócitos, macrófagos e células epiteliais do intestino. Algumas proteínas do complemento ligam-se a imunoglobulinas ou a componentes de membrana das células. Outras são proenzimas que, quando ativadas, clivam uma ou mais outras proteínas do complemento. Com a clivagem algumas das proteínas do complemento liberam fragmentos que ativam células, aumentam a permeabilidade vascular ou opsonizam bactéria. Analise as alternativas abaixo sobre o complemento e marque a resposta correta:
		
	
	A via clássica do sistema complemento não depende da produção de anticorpos específicos.
	
	Apenas a via clássica de ativação do sistemacomplemento promove a clivagem de C3 (componente central), gerando C3b, o qual poderá se ligar covalentemente à superficie bacteriana.
	
	A via alternativa de ativação do sistema complemento depende da proteína ligadora da manose do plasma em reconhecer carboidratos das superfícies bacterianas.
	 
	As três vias clássica, lectina e alternativa levam à ativação da C5 convertase e resulta na produção de C5b que é essencial para a ativação da via do ataque à membrana.
	 
	Em todas as vias do sistema complemento é desencadeada espontaneamente pelo ambiente físico-químico local criado pela presença dos constituintes de superfícies bacterianas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201402483057)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na reações de hipersensibilidade, por exemplo, os mastócitos são células que apresentam importância essencial na defesa do nosso organismo, pois se encontram estrategicamente localizados, próximos aos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo, onde eliminam antígenos que porventura penetrem na circulação através de líquido tecidual ou de descontinuidades epiteliais. Os mastócitos são considerados células "sentinelas", uma vez que possuem alta sensibilidade pelo anticorpo do tipo:
		
	
	IgM
	
	IgD
	 
	IgE
	
	IgG
	
	IgA

Outros materiais