Buscar

Lista de Exercícios 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UFRN – CCET – DIMAP
Lista de exercícios para a terceira avaliação de Algoritmo e Programação de Computadores
FAÇA ALGORITMOS PARA RESOLVER CADA UMA DAS QUESTÕES ABAIXO. ESTA LISTA RESOLVIDA CORRETAMENTE TEM VALOR 2,0 PARA A TERCEIRA AVALIAÇÃO E DEVE SER ENTREGUE NO DIA DA PROVA.
Faça uma função lógica para informar se um número inteiro é primo ou não. Utilize esta função para imprimir, separadamente, os números que são primos e os números que não são primos, de um conjunto dado de números inteiros, maiores do que um.
Faça uma função para calcular o máximo divisor comum de dois números. Utilize esta função para imprimir todos os pares de números que são primos entre si, de um conjunto de números inteiros positivos dados. Por exemplo, dados 3, 8, 12, 15 e 16, os pares de números primos entre si são: (3, 8), (3, 16), (8, 15) e (15,16).
Faça um procedimento para ler os elementos de um vetor. Faça outro procedimento para escrever os elementos de um vetor. Faça mais um procedimento para ordenar crescentemente os elementos de um vetor. Faça um algoritmo principal que utilize esses procedimentos.
Faça uma função para calcular o valor de uma parcela qualquer do somatório S abaixo, e a utilize, num algoritmo principal, para calcular o valor do somatório S com n parcelas, sendo n um valor dado.
S = 2/4 + 5/5 + 10/6 + 17/7 + 26/8 + ...
Faça um subalgoritmo para calcular a soma dos elementos de um conjunto de números inteiros. Faça outro subalgoritmo para obter os divisores próprios de um número inteiro positivo. Utilize estes subalgoritmos para imprimir os quatro primeiros números perfeitos. Um número inteiro positivo é perfeito se é igual à soma de seus divisores próprios.
Faça um subalgoritmo para calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano. Utilize este subalgoritmo para calcular o perímetro e a área de um paralelogramo, definido pelas coordenadas de três vértices dados no plano cartesiano.
Faça um programa para gerar um arquivo seqüencial que contenha nome, idade, sexo, salário e número de dependentes, de um grupo de trabalhadores. Lembre-se do registro que finaliza o arquivo.
Você dispõe de um arquivo seqüencial de nome Pessoal contendo nome, sexo e idade de várias pessoas. O fim dos dados é indicado por “Fim de Arquivo” no campo nome. Elabore um algoritmo que leia os dados deste arquivo e imprima na tela do computador, em primeiro lugar, os nomes das mulheres com menos de 15 anos, e em seguida, os nomes dos homens com mais de 18 anos.
Dispomos de um arquivo seqüencial de nome Viagem, com os seguintes dados de um grupo de pessoas: o nome, o ano de nascimento, seu peso na Terra e seu desejo de ir para Marte ou para Júpiter. O fim dos dados é indicado por “Fim de Arquivo” no campo nome. Faça um algoritmo para ler esses dados no arquivo, e imprimir em outro arquivo uma lista com os nomes das pessoas com menos de trinta anos, seu planeta de destino e seu peso neste planeta. Sabe-se que uma pessoa com peso 100 na Terra, pesa 38 em Marte e pesa 264 em Júpiter. O ano atual deverá ser fornecido pelo usuário no momento da execução.
Faça um subalgoritmo para receber um nome completo de uma pessoa e devolver apenas o primeiro nome. Faça outro subalgoritmo para receber as três primeiras avaliações de um aluno da UFRN e devolver a média parcial e a situação do aluno (Aprovado, Reprovado ou Prova final). Supondo que temos pronto um arquivo seqüencial de nome Alunos contendo nome completo, sexo, idade e as três primeiras notas, dos alunos de Algoritmo, e “Fim de Arquivo” no lugar de nome completo finalizando os dados, faça um algoritmo principal, utilizando os subalgoritmos acima, para ler este arquivo e criar mais dois arquivos a partir dele, um com a lista dos primeiros nomes dos homens aprovados por média e suas respectivas médias, e outro com a lista dos primeiros nomes das mulheres e suas respectivas situações. 
 		 Bom Estudo!
�PAGE �
�PAGE �2�
� PAGE �2�

Outros materiais