Buscar

unidade2.FormasdeGoverno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Teoria do Estado: formas de Governo
Sergio Almeida
Ciência Política
*
*
Formas de Governo:
Têm-se a organização e o funcionamento do poder estatal, consoante os critérios adotados para a determinação de sua natureza. 
Os critérios são: 
	a) o número de titulares do poder soberano; 
	b) a separação de poderes e suas relações; 
	c) os princípios essenciais que animam as práticas governativas e o exercício limitado ou absoluto do poder estatal
*
*
"As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam a reação psicológica da sociedade às diversas e complexas influências de natureza moral, intelectual, geográfica, econômica e política através da história." 
						(Darcy Azambuja)
*
*
Formas de Governo – Aristóteles:
Formas puras	
Formas impuras
Monarquia: governo de um só
Aristocracia: governo de vários
Democracia: governo do povo
Oligarquia: corrupção da aristocracia
Demagogia: corrupção da democracia
Tirania: corrupção da monarquia 
*
*
Formas de Governo – Classificação moderna (Montesquieu):
Monarquia: regime fundado na hereditariedade, baseado em uma só pessoa, que exerce o poder de forma perpétua e irrevogável. há monarquias absolutas e constitucionais
República “res publica”: regime onde está em relevo o interesse público, o bem comum. governantes são eleitos, direta ou indiretamente. 
Despotismo: onde um só homem, sem obedecer a leis ou regras legítimas, conduz tudo por sua vontade e capricho
*
*
Tipos de Monarquia:
Absolutista: é aquela em que o Rei efetivamente governa sem limitações constitucionais ao seu poder. Ex: Faraó do Egito
Constitucional: é aquela em que o Rei efetivamente governa, mas com limitações constitucionais ao seu poder. Exs: a Bélgica, Holanda, Suécia e o Brasil Imperial.
Parlamentarista: é aquela em que o Rei reina, mas não governa. O Rei é o Chefe de Estado, exercendo um função de representação e de vínculo moral do Estado. O Executivo é exercido pelo Primeiro Ministro, que efetivamente governa
*
*
República Aristocrática: É aquela na qual exerce o governo uma representação na minoria imperante, que por algum motivo (cultura, patriotismo, riqueza, etc.). Este regime republicano aproxima-se mais da ditadura e constituindo uma oligarquia. Foi posto em prática em Esparta, Atenas e Roma. 
República Democrática: É a república em que o poder, em esferas essenciais do Estado, pertence ao povo ou a um Parlamento que o represente. A república democrática decorre, assim, do princípio da soberania popular. Mas só parte de cidadania provoca, sem dúvida, seleção do corpo de eleitores.
*
*
Democracia:
Democracia é um vocábulo de origem grega, composto de “demos”, povo, e “kratein”, governar, significando o governo do povo.
Democracia é o ambiente em que um governo de feitio constitucional garante, com base na liberdade e na igualdade, o funcionamento ativo da vontade popular, através do domínio da maioria em favor do bem público, sob fiscalização e crítica da minoria atuante.
*
*
Tipos de Democracia:
Democracia Direta: quando o povo exerce direta e pessoalmente os atos de governo, elaborando as leis, executando-as e aplicando-as.
Democracia representativa: é aquela que se efetua através de representantes.
Democracia participativa: é aquela que se efetua através de representantes, mas o povo possui mecanismos para intervir no processo político.
*
*
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais