Buscar

Funções e Processamento de Células T

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Processamento
As principais funções de células T CD4 são: ativação de macrófagos (aumento do potencial microbicida), auxiliar no desenvolvimento das células B (secreção de citocinas que estimulam a secreção de anticorpos). As células T CD8 matam células comprometidas por um m.o.
Para que as células efetoras realizem essas funções, elas precisam reconhecer os antígenos apresentados pelas células infectadas.
As APCs precisam ter a capacidade de converter os antígenos em peptídeos, e as células T só reconhecem peptídeos ligados a uma molécula de MHC próprio. As células T só reconhecem sequências lineares de aminoácidos.
As células T CD4 só reconhecem peptídeos em vesículas apresentados por MHC II; e as CD8 só reconhecem peptídeos provenientes do citosol apresentados por MHC I.
Restrição ao MHC
Uma célula T só reconhece antígenos apresentados por MHC próprio.
Quando vc estimula uma célula T com um antígeno e depois inocula essas células em outra célula não própria contaminada com o mesmo antígeno, as células T não conseguem responder a esse antígeno na outra célula não própria, por que não reconhecem o MHC da célula não própria.
Antígenos lipídicos
Não são processados pelas vias clássicas. São processados por moléculas similares ao MHC, as CD1. Ela é expressa em algumas APCs, e apresentam esses antígenos para linfócitos TD4, CD8 e NKT (célula mista: função de célula T embora não possua os receptores variáveis das células T, possuem receptores de NK).
Vias clássicas de processamento de antígenos

Outros materiais