Buscar

slides.Opinião

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Noção: o que geralmente se atribui à opinião geral de uma sociedade. É também designada por senso comum, em que se inserem as ideias consideradas corretas pela maior parte da sociedade, que seguem um padrão ético-moral que é subjetivo segundo a sua cultura, condições sociais e, em alguns casos, sua religião.
opinião pública é baseada pela mídia numa espécie de agrupamento homogêneo de crenças, ideais e opinião.
*
*
A notícia existe por meio de um processo de transformação: a mídia transforma (molda) a notícia de acordo com as características pré-estabelecidas do suposto receptor. Este, o receptor, cria, em função de desejos, personalidades e credos, sua interpretação em relação ao fato noticiado. 
A opinião pública é criada a partir do agrupamento das interpretações dos receptores. Num sentido mais amplo, a opinião está ligada à crença qual o indivíduo se baseia para criar conclusões e pontos de vista.
*
*
Fatores Sociais: O tipo de sociedade ao qual pertencemos, nossa classe social e as várias relações estabelecidas interferem na formação da opinião pública;
fatores psicológicos são os que melhor explicam a formação da opinião pública, pois opinião relaciona-se com o conjunto de crença e ideologia de um indivíduo que tem disposição para se expressar;
Veículos de Comunicação Massiva:agem sobre nossas opiniões, nossas atitudes, nossas ações. usam e abusam da propaganda.
*
*
Para atingir a opinião pública, o consenso geral, a estrutura midiática aposta em valores comuns à maioria, como o repúdio à corrupção, o apelo ao sofrimento humano perante às tragédias ou a admiração por valores assumidamente honestos. 
opinião pública não é capaz de promover mudanças em si mesma, visto que ela é o resultado dos agregados de alterações nas opiniões particulares.
*
*
Os processos de influência a favor da transformação de opiniões individuais apresentam três componentes básicos:
1. Opinião do indivíduo que está sendo influenciado;
2. Avaliação que este indivíduo faz da fonte de influência, e;
3. Percepção que ele tem da posição da fonte de influência.
*
*
Será que é possível a existência de uma verdadeira opinião pública baseada na troca democrática da informação através de elevados conhecimentos individuais?
*
*
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes