Buscar

1+-+Dois+princípios+fundamentais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Dois princípios fundamentais
Aula 2
*
*
Psicanálise
Corpo de hipóteses a respeito do funcionamento e desenvolvimento da mente do homem.
Interesse pelo Normal e patológico
Algumas mais estabelecidas e outras não
Duas confirmadas: Princípio do determinismo psíquico ou causalidade e a consciência é antes um atributo excepcional do que um atributo comum dos processos psíquicos (processos inconscientes são de grande frequência e significado no funcionamento normal)
*
*
1 - Determinismo Psíquico
Nada acontece por acaso
Cada evento psíquico é determinado pelos que o antecederam
Podem parecer fortuitos – ou apenas na aparência – não existe descontinuidade na vida mental – como na física.
Não há fenômeno psíquico sem significação ou acidental.
O que os provocou? Porque aconteceu assim?
Esquecer ou perder algo – é causal? Intencional? Desejo?
Podemos provar pelo principio do funcionamento mental em ação que a causa foi um desejo ou intenção.
*
*
Sonhos – segue o principio – é consequência de outros eventos psíquicos e cada um mantém uma relação coerente e significativa com os demais eventos da vida mental do sonhador.
Psicopatologia – cada sintoma neurótico é provocado por outros processos mentais - apesar de “estranho ao ser” – as conexões existem e são demonstráveis.
A existência do inconsciente – a segunda hipótese sem a qual a primeira não pode ser explicada
*
*
Responsável pela aparente descontinuidade do processo mental – desconhecidas para nós – quando algo parece não ter relação com algo acontecido na mente – a conexão causal está no inconsciente (ex: cantarolar algo)
Fácil, não?
Descoberta freudiana. Via indireta. 
Inferir a existência destes fenômenos, determinar sua natureza e seu significado na vida mental do individuo que estamos conhecendo.
Freud chamou de psicanálise – discernir e descobrir os fenômenos psíquicos que de outra forma teriam permanecido ocultos e insuspeitados. 
*
*
Freud – neurologista – pacientes neuróticos e psicóticos e a afirmação da medicina.
Histeria – eletricidade
Histeria e obsessão – hipnose. 
Breuer – paciente relatada a Freud – livrou-a de sintomas histéricos através da sugestão em transe hipnótico recordando a experiência e a emoção associada que conduzira ao sintoma em questão. 
Entusiasmado, Freud adotou a técnica com seus pacientes. Publicação. 
*
*
Hipnose não era fácil – resultados transitórios – algumas pacientes tornaram-se sexualmente apegadas a ele. 
Lembrança de Bernheim – remover a amnésia de pacientes sem voltar a hipnotizá-lo fazendo-o recordar aquilo que afirmava que não podia. Dedução? Aplicar na amnésia histérica. 
Nasce a técnica da associação livre – comunicar ao psicanalista de quaisquer pensamentos, sem exceção, que lhe venham à mente, sem exercer sobre eles qualquer orientação consciente ou censura. 
Nova epistemologia – construir hipóteses válidas para o que antes era compreendido de modo incorreto ou incompleto. 
*
*
Revolucionou a teoria e a prática da psiquiatria, da psicoterapia e contribuições fundamentais à ciência da psicologia humana
O que o paciente diz sob tais circunstâncias é inconsciente. Escuta atenta permitiu estudar os processos mentais inconscientes do paciente – não só histeria – mas muitos outros aspectos normais e patológicos do comportamento e do pensamento.
Com o tempo...
*
*
Fenômenos mentais inconscientes – dois grupos: pré conscientes – e os de grande esforço, barrados da consciência com grande esforço – inconscientes. 
Inconscientes – influindo grandemente na atividade mental, comparáveis aos conscientes em termos de precisão e de complexidade 
Experiência da hipnose – abrir a janela. 
Experiência do sonho – sonhar com comida
*
*
A atividade mental inconsciente produz resultados conscientes.
Os lapsos – esquecer de pagar uma conta, parar no verde indo para a igreja, cancelar a sessão – tiro ao alvo. Atividade mental produz os lapsos. 
Motivos óbvios para o observador mas desconhecidos para o indivíduo. Mãe dominadora e exigente (acredita se sacrificar pelo filho) - filho, pacifista que é agressivo, homofóbico. 
*
*
2 - A Consciência é a exceção 
Nos pacientes enfermos mentalmente:
Cegueira histérica, evidentemente nem sempre é tão fácil, o sintoma pode ser amplo, complexo, ainda assim a conjuntura da explicação pode ser parte da verdade.
Isto tudo convenceu Freud de que a maior parte do funcionamento mental ocorre fora da consciência, esta é antes, uma qualidade, um atributo excepcional do que comum, do funcionamento mental. 
Antes, funcionamento mental e consciência eram sinônimos. 
A consciência não participa e não precisa participar e frequentemente não participa, inclusive das atividades mentais que são decisivas na determinação do comportamento do individuo, ou daquelas que são as mais complexas e as mais precisas em sua natureza. Tais atividades — mesmo as complexas e decisivas — podem ser completamente inconscientes.
*
*
Sugestão
Leitura - FREUD. S . , Conferencias Introdutórias à Psicanálise, Standard Edition* Vols. 15 e 16.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais