Buscar

2ª Prova de Irrigação 2009 II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE GURUPI
2ª Prova de Irrigação
Nome: ______________________________________________ Data: 19/10/2009
Determine o numero de linhas laterais necessário para irrigar uma área de 10 ha, adotando o seguinte aspersor: espaçamento de 12 X 18 m, pressão de serviço de 2 atm, vazão 1,07 m3 h-1, precipitação 5 mm h-1e eficiência de aplicação de 75%. Adotando a capacidade real de armazenamento de 35 mm, e a evapotranspiração potencial da cultura de 7 mm d-1.
Dimensionar uma linha lateral com 150 m de comprimento, utilizando-se do aspersor, espaçamento e pressão de serviço do problema 1, supondo que ela esteja em nível, e que você vai adotar somente um diâmetro comercial, e que o primeiro aspersor esteja na metade da distancia entre aspersores S1, usar a tabela 8,11 ou fórmula 8,37 da página 418 para determinar ao fator de redução de perda de carga, adotar coeficiente de rugosidade C=140.
Continuidade da 2ª questão, admitir que você vai manter a linha fixa, dimensione a linha lateral com 2 diâmetros comerciais, visando redução de custo na implantação, para facilitar os seus cálculos utilize a equação de Denícule equação 8.43 e 8.44 da página 420, onde ed = expoente do diâmetro, ev = expoente da vazão da equação de Hazen-Williams
Dimensionar uma linha principal com 324 m para atender 3 linhas laterais dimensionadas no problema 2.
 
· "Podemos converter alguém pelo que somos, nunca pelo que dizemos." H. Rohden

Outros materiais