Buscar

3ª Prova de Irrigação 2011 II

Prévia do material em texto

CAMPUS DE GURUPI
 3ª Prova de Irrigação
Nome: ______________________________________________ Data: 17/02/2012
Dimensionar e determinar a pressão do início da linha de derivação de um dos setores de um projeto de irrigação localizada, adotar que será permitida uma variação máxima de 30% da pressão de serviço. A linha lateral é constituída de 50 plantas, com espaçamento entre plantas de 6 m e entre linhas de 8 m, com dois gotejadores por planta, com vazão unitária de 4 L/hora, pressão de serviço de 20 mca, e Cg na linha lateral de 90, e Cg linha de derivação de 110, diâmetros comerciais na linha lateral polietileno C = 144, 16, 25 e 32 mm, na linha de derivação PVC, C = 150 diâmetros de ½’, 1’, 1’ e ½, 2’ 3’ 4’ .etc. Declividade na linha lateral de 0,5% e na linha de derivação de 0,5%. A linha de derivação atenderá 50 linhas laterais de cada lado. (3 pontos)
 
 Sistematizar e calcular o volume de terra a ser cortada de uma área com o mínimo de cortes e aterros com as seguintes características: Célula de 3 por 3 m, (3 pontos)
 Determinar a porcentagem de área sombreada e da área molhada, e se a mesma pode ser recomendada para região de clima árido e ou de úmido. Espaçamento do plantio é de 2 X 5 m, o diâmetro da copa é de 2 m, e esta sendo utilizado duas fita gotejadora por linha de plantio, uma de cada lado, cada fita molha uma faixa de 1,5 m de largura. (2 pontos)
Descrever quais as estratégias comentadas em sala de aula que você pode utilizar para tornar o dimensionamento de um projeto de irrigação por superfície mais eficiente quanto ao uso da água? (1 ponto)
Determinar o fator de correção Kl utilizando as três metodologias (Keller (1978), Fereres (1981), e Keller & Bliesner (1990)), supondo que a porcentagem da área molhada seja de 40% e da área sombreada seja de 31,40%. (1 ponto)
Comentar a reportagem “Relatório chinês mostra riscos de mudança climática para safra”. (1 ponto) Bônus
"As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar outras." Jean-Jacques Rousseau
Boa Prova!!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes