Buscar

Inteligência Multipla

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABORDAGEM 
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Roseli Nogueira da Silva Mendes
SÉRIE: 2º Semestre
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem
A despeito das várias definições para a inteligência, a abordagem mais importante para o entendimento desse conceito (ou melhor, a que mais gerou estudos sistemáticos) é aquela baseada em testes psicométricos. Nessa perspectiva, a inteligência, definida de forma restrita, pode ser medida (ou mensurada) por testes de inteligência, também chamados de testes de QI (Raven, Wisc, G36, D48). O quociente de inteligência QI é um índice calculado a partir da pontuação obtida em testes nos quais especialistas incluem as habilidades (lógico matemáticas e lingüísticas) para quantificar a inteligência do sujeito. 
A Teoria das Inteligências Múltiplas (1995) foi desenvolvida a partir dos anos 80 por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard (USA), liderados pelo psicólogo Howard Gardner, que identificou vários tipos de inteligências, além da lógico-matemática e lingüística. 
Com isso, uma “visão pluralista da mente” ampliou o conceito de inteligência única para um feixe de capacidades. 
Gardner estabeleceu critérios para que uma inteligência seja considerada como tal, desde sua possível manifestação em todos os grupos culturais até a localização de sua área no cérebro. 
O autor apresenta sete inteligências ou sete diferentes competências que se interpenetram, pois sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de problemas. No entanto, não considera esse número definitivo. 
Inteligência Verbal ou Lingüística: habilidade para lidar criativamente com as palavras, tanto no oral como na escrita. 
• Poetas, escritores, jornalistas, publicitários, vendedores. 
2. Inteligência Lógico-Matemática: capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo. 
• Matemáticos, físicos, engenheiros. 
3. Inteligência Cinestésica Corporal: capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis (autocontrole e destreza corporal). 
• Atletas, educador físico, malabaristas, mímicos. 
4. Inteligência Espacial: capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial e utilizar esse modelo para orientar-se entre objetos ou transportar as características de um determinado espaço (noção de espaço e direção). 
• Arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros, escultores, decoradores. 
5. Inteligência Musical: capacidade de organizar sons de maneira criativa, a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e temas. Não há necessidade de aprendizado formal. 
• Músicos, maestros, instrumentistas.
6. Inteligência Interpessoal: capacidade de dar-se bem com as pessoas, compreendendo-as, percebendo suas motivações ou inibições e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro.
 • Pessoas de fácil relacionamento, como líderes de grupo, políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos. 
7. Inteligência Intrapessoal: capacidade de relacionamento consigo mesmo, autoconhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima. 
• Indivíduos com equilíbrio emocional, geralmente por isso são líderes (Nelson Mandela, Jesus Cristo). 
Segundo Gardner, todos nascem com o potencial das várias inteligências. A partir das relações com o ambiente, aspectos culturais, algumas são mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras. 
Nos anos 90, Daniel Goleman, também psicólogo da Universidade de Harward, afirma que ninguém tem menos que nove inteligências. Além das sete citadas por Gardner, Goleman acrescenta mais duas: 
8. Inteligência Pictográfica: habilidade que a pessoa tem de transmitir pelo desenho que faz objetos e situações reais ou mentais. 
• Pintores, artistas plásticos, desenhistas, ilustradores, chargistas. 
9. Inteligência Naturalista: capacidade de a pessoa sentir-se um componente natural e defender, estudar, pesquisar os fenômenos do ambiente. 
• Ecologistas, ambientalistas. 
Atualmente, Goleman está estudando a décima inteligência: 
10. Inteligência Social: o autor afirma que as interações sociais moldam o cérebro através da “neuroplasticidade”, como se o cérebro fosse sendo moldado a partir das práticas de interação social que estabelecemos. Muito mais do que influenciar o comportamento, a maneira como o ser humano lida com o outro, em diversas situações, delineia novos mecanismos cerebrais. 
Os relacionamentos positivos têm impacto benéfico sobre nossa saúde, enquanto os tóxicos podem, lentamente, envenenar nosso organismo. 
Afirma que psicólogos, educadores, antropólogos, comunicadores, empresários precisam ter o altruísmo, a compaixão, a preocupação e a compreensão trabalhados como valores que conectam as mentes dos seres humanos. Tais habilidades exercitadas ajudam a lidar melhor consigo mesmos e com os outros. 
A Teoria das Inteligências Múltiplas teve grande impacto na educação no início dos anos 90, uma vez que apresentou a possibilidade de várias inteligências, não apenas a lógico matemática e lingüística. Com isso, um ou mais tipos de inteligência podem ser usados como ‘rotas secundárias’ para ajudar o aluno a desenvolver outras inteligências. 
Embora Gardner não proponha um método pedagógico, afirma que a escola deve favorecer situações de aprendizagem para o desenvolvimento de todas as inteligências, a fim de que o aluno possa atingir seus objetivos profissionais e de lazer a partir do seu espectro particular de inteligências. 
Se todo o espectro é estimulado, a criança se desenvolve de maneira mais harmoniosa e isso irá prevenir ‘obstruções da rota’ de certas inteligências. Esse procedimento irá prevenir bloqueios de capacidades, embora ninguém vá se tornar um especialista em tudo. 
Referência:
http://unipvirtual.com.br/material/UNIP/LICENCIATURA/SEGUNDO_SEMESTRE/grupo2_3/PDF/mod_6.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais