Buscar

Reparo e Recombinação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Final da aula 3 (replicação):
A TELOMERASE é uma transcriptase reversa – sintetiza DNA a partir de um molde de RNA.
A telomerase tem o molde de RNA, se pareia na sequência GGGTTA (fixa nos telômeros de humanos) da extremidade 3’OH da fita continua, prolonga mais ela e então permite que seja sintetizado um primer e um fragmento de okasaki p/ terminar a região que ficou faltando. (assistir vídeo “telomere replication”).
Bactérias e vírus não possuem telomerase visto que não apresentam DNA linear – cromossomos. O DNA deles é circular.
Aula 4 – Reparo e Recombinação
O DNA é constantemente “bombardeado” por raios UV, espécies reativas de oxigênio, agentes oxidantes. Essas lesões causadas precisam ser reparadas. 
Não pode ser feita a associação de uma purina com outra purina e de uma pirimidina com outra pirimidina visto que elas precisam de um diâmetro especifico (2nm), diâmetro este que só pode ser adquirido se a associação for entre uma base purina e outra pirimidina.
DESAMINAÇÃO
perda de um radical amino, virando uma uracila.
Na fita debaixo nenhum problema.
Na fita de cima, o U se pareia com A, então estaria induzindo uma mutação. Muda os nucleotídeos.
Como corrigir um C desaminado?
Resposta: o C desaminado vira uma uracila, sendo que não há uracila no DNA, então se ocorresse replicação estaria induzindo a uma mutação. A enzima DNA GLICOSALISE reconhece a desaminação (o nucleotídeo desaminado)* e deleta/cliva essa base (no caso a U) junto com o esqueleto (açúcar e fosfato) e vai recrutar outras enzimas** – endonucleases e a DNA polimerase. A endonuclease vai clivar a cadeia do DNA e a DNA polimerase vai sintetizar o nucleotídeo correto. Também tem a DNA ligase para ligar novamente a fita do DNA.
*se for um C desaminado que se transformou numa uracila, o nome da enzima é URACILA DNA GLICOSILASE (o nome depende da base). O pareamento já vai estar estranho pois foi feita a ligação entre uma U e uma G
**vai ficar um buraco na fita, por isso há o recrutamento de outras enzimas
OBS.: tem que ser retirado tanto a base quanto o esqueleto de açúcar e fosfato!!!! Não pode ser retirado apenas um ou outro, se não a DNA polimerase não reconhece que ela tem que voltar alí para replicar novamente aquela região. 
O que facilita o reconhecimento da DNA glicosilase?
Resposta: uma vez que eu tenho uma desaminação, há uma projeção para o lado de fora da fita, logo, tende a não ter um pareamento correto. Então ela reconhece esse erro e cliva a base. Essa projeção se dá quando há um forçamento de um pareamento que não existe, no caso uma U com uma G.
DEPURINAÇÃO
perda de base purina (A e G) – a estrutura de açúcar + fosfato + base é atacada e perde a base, sobrando apenas o esqueleto de açúcar e fosfato.
Na fita debaixo, não ocorreria nenhum problema.
Se não houvesse nenhum mecanismo de reparo, quando a DNA pol. passasse na fita de cima, ela simplesmente “pularia” o buraco da base que está faltando, havendo uma deleção desse nucleotídeo, como se ele não existisse. 
Como corrigir uma depurinação?
Resposta: não preciso retirar a base visto que ela já foi deletada. Então não precisa de uma DNA glicosilase para clivar a base, precisa apenas de uma endonuclease para clivar a cadeia e liberar o espaço vazio. Também tem a DNA pol. e a DNA ligase.
A depurinação causa uma deleção do nucleotídeo e a desaminação causa uma alteração de nucleotídeo.
A não correção de uma depurinação é pior do que a não correção de uma desaminação, pois cada códon codifica uma proteína diferente, se há deleção de um nucleotídeo, muda toda a sequência do codón dali pra frente, ou seja, não vai mais codificar as proteínas que deveria.
Dímeros de pirimidinas (C e T) – ao invés de as bases formarem pontes de hidrogênio p/ ficarem embaixo, elas fazem ligação entre si – em perpendicular.

Outros materiais