Buscar

Aula 06 Des Tec de Maquinas e Mecanismos 2014

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. Dr. José F. Vianna
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas
e Mecanismos
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
Sheet1
		
				Ord		Semana				T		Assunto		P
				1a.		13/8		Qua		2		1.Processo de Desenvolvimento de Produto e Desenho técnico mecânico como elemento de projeto (1 aula)
2.Normas Internacionais e Brasileira (1 aula)		2		5.Desenvolvimento e intersecção de Superfícies (6 aulas)
				2a.		20/8		Qua		2		3.Vistas auxiliares e cotagem (2 aulas)		2		5.Desenvolvimento e intersecção de Superfícies (6 aulas)
				3a.		27/8		Qua		2		8.Desenho técnico mecânico de elementos de máquinas e mecanismos (16 aulas)		2		5.Desenvolvimento e intersecção de Superfícies (6 aulas)
				4a.		3/9		Qua		2		8.Desenho técnico mecânico de elementos de máquinas e mecanismos (16 aulas)		2		4.Intersecção de sólidos (4 aulas)
				5a.		10/9		Qua		2		9.Simbologia: elementos de máquinas, hachuras, acabamento superficial e indicações no desenho técnico (4 aulas)		2		4.Intersecção de sólidos (4 aulas)
				6a.		17/9		Qua		2		9.Simbologia: elementos de máquinas, hachuras, acabamento superficial e indicações no desenho técnico (4 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				7a.		24/9		Qua		2		10.Indicação de acabamento superficial e tolerâncias de fabricação (2 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				8a.		1/10		Qua		2		8.Desenho técnico mecânico de elementos de máquinas e mecanismos (16 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				9a.		8/10		Qua		2		6.Avaliação 01 (2 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				10a.		15/10		Qua		2		8.Desenho técnico mecânico de elementos de máquinas e mecanismos (16 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				11a.		22/10		Qua		2		8.Desenho técnico mecânico de elementos de máquinas e mecanismos (16 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				12a.		29/10		Qua		2		8.Desenho técnico mecânico de elementos de máquinas e mecanismos (16 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				13a.		5/11		Qua		2		8.Desenho técnico mecânico de elementos de máquinas e mecanismos (16 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				14a.		12/11		Qua		2		8.Desenho técnico mecânico de elementos de máquinas e mecanismos (16 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				15a.		19/11		Qua		2		11.Desenho de conjunto e de detalhes: padronizações e simplificações, detalhamento, indicação de acabamento superficial e tolerâncias de fabricação como elemento de projeto (8 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				16a.		26/11		Qua		2		11.Desenho de conjunto e de detalhes: padronizações e simplificações, detalhamento, indicação de acabamento superficial e tolerâncias de fabricação como elemento de projeto (8 aulas)		2		7.Desenho para chapas, parafusos, chavetas, rebites, molas, polias, mancais de rolamento e deslizamento, soldas, engrenagens e eixos (22 aulas)
				17a.		3/12		Qua		2		12.Avaliação 02 (2 aulas)		2		11.Desenho de conjunto e de detalhes: padronizações e simplificações, detalhamento, indicação de acabamento superficial e tolerâncias de fabricação como elemento de projeto (8 aulas)
				18a.		10/12		Qua		2		13. Avaliação substitutiva (2 aulas).		2		11.Desenho de conjunto e de detalhes: padronizações e simplificações, detalhamento, indicação de acabamento superficial e tolerâncias de fabricação como elemento de projeto (8 aulas)
				EX		17/12		Qua				EXAME
		
		
										36				36
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Desenho de Conjunto
O desenho de conjunto apresenta, de forma visível e na posição correta de funcionamento, todas as peças pertencentes a uma máquina ou mecanismo.
É usual subdividir o desenho de conjunto em desenhos de sub-conjunto, podendo estes serem subdivididos até que o desenho tenha leitura fácil. Por exemplo, nos módulos: estrutura de suporte, caixa de velocidades, sistemas pneumáticos, elétricos, etc. Em função da complexidade, cada um destes módulos pode ser detalhado por desenhos de subconjunto..
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Desenho de Conjunto
Nome do componente
Quantidade
Norma usada
Dimensão
Material
N.º do desenho de definição ou de subconjunto relacionado
Outros elementos podem ser acrescentados, dependendo das características da máquina ou mecanismo.
Para identificar os elementos são empregados números, que correspondem na lista de peças, a toda a informação relevante a esse elemento, como:
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Desenho de Conjunto
Uma informação interessante e que muitas vezes se faz necessária, é o pseo total da máquina ou equipamento. Ela pode ser informada sobre a legenda de um desenho de conjunto, indicando o peso total do conjunto assim como as dimensões e ou volume, pois a probabilidade da máquina ou mecanismo ser transportado é grande e esta informação é necessaria para calcular o custo do transporte.
O nome do desenhista e/ou
responsáveis pelo desenho,
habitualmente também é
colocada, assim bem como
a data.
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Características do Desenho de Conjunto
não devem aparecer dimensões, exceto aquelas necessárias a montagem de uma máquina ou de peças, como distância entre eixos, a posição dos furos na base de uma máquina, uma tolerância geométrica.
a posição do desenho de conjunto na folha deve ser a posição de funcionamento da máquina.
o desenho de conjunto deve apresentar tantas vistas (inclusive com arestas invisíveis), cortes e seções quantas forem necessárias, com a finalidade de melhor interpretar este conjunto e de permitir uma melhor visualização das peças existentes em seu interior.
todas as peças do desenho de conjunto devem se enumeradas.
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Características do Desenho de Conjunto
caso o conjunto seja muito complexo, pode-se dividi-lo em subconjuntos, como por exemplo em um automóvel: subconjunto suspensão dianteira, etc.
o desenho de conjunto deve ser representado em folha específica, não podendo ocupar a mesma folha que o desenho de detalhes.
no desenho de conjunto deve-se representar todas as peças que compõe a máquina, as padronizadas (parafusos, rolamentos, contra-pinos, etc) e as não padronizadas.
o desenho de conjunto apresentará legenda com o nome da máquina e lista de peças, constando nesta todas as peças do conjunto desenhado.
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Desenho de Detalhes
Deve apresentar vistas (inclusive aresta invisíveis), cotas, cortes, seções, indicações e notas.
A posição na folha e a seqüência das peças no desenho de detalhes não tem nenhuma relação com a posição que a peça ocupa no desenho de conjunto, nem com o seu funcionamento.
Apenas peças não padronizadas devem ser representadas no desenho de detalhes.
Se uma peça padronizada precisar ser modificada, esta deve ser desenhada, constando no desenho as cotas e informações necessárias para realizar a modificação.
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Desenho de Detalhes
O número da peça no desenho de detalhes deve ser o mesmo que consta no desenho de conjunto.
Cada peça representada no desenho de detalhes pode ser desenhada em folha individual ou todas as peças numa única folha.
O desenho de detalhes apresentará legenda com o nome da máquina que consta no desenho de conjunto e lista de peças. Na lista de peças constará apenas a denominação e as especificações das peça desenhadas na folha.
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Planificação ae Cilindro com Base (Boca) não paralela 
Desenhada a vista de elevação, traça-se o semicírculo 1-7, dividindo-o em 6 partes iguais, por ex., obtendo 1-2-3-4-5-6-7. A partir dele são levantadas perpendiculares que tocarão a parte inclinada do cilindro nos pontos 1'-2'-3'4'-5'-6'-7'. Desenvolve-se a circunferência da base (DM por 3,142). Sobre a reta traçada ao lado marca-se o comprimento encontrado. Divide-se esta reta em partes iguais (exatamente o dobro das divisões feitas). Por estas divisões serão levantadas perpendiculares. Depois, partindo dos pontos 1'-2'-3'-4’-5'-6'-7' (da parte inclinada do cilindro), traçam-se retas horizontais que cruzarão com as verticais levantadas, marcando os pontos 1"-2"-3"-4"-5"-6"-7".
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Interseção de um cilindro por outro de diâmetro igual (boca de lobo)
Desenhada a vista de elevação, traça-se o semicírculo AB, dividindo-o em 6 partes iguais, por ex., obtebdo 1-2-3-4-5-6-7. A partir destes pontos levantam-se perpendiculares, até tocar o tubo superior, obtendo 1'-2'-3'-4'-5'-6'-7'. Desenvolve-se a circunferência da base (DM por 3,142). Sobre a reta traçada ao lado marca-se o comprimento encontrado CD na mesma direção de AB. Divide-se CD em partes iguais (exatamente o dobro das divisões feitas), obtendo M-N-O-P-Q-R-S-R-Q-P-O-N-M. Deles, levantam-se perpendiculares. Depois, partindo dos pontos 1'-2'-3'-4' etc., traçam-se linhas horizontais que cruzarão com as verticais e levantadas, marcando os pontos 1''-2''-3''-4''-5''-6''-7'‘ e simétricos.
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Vídeos
Aula 33 conjuntos mecânicos
http://www.youtube.com/watch?v=QemWUTlPyjo
Aula 34 montagem das partes de uma máquina ou dispositivo
http://www.youtube.com/watch?v=ToiBAdBGHPU
Aula 35 desenho de componente e desenho de conjunto
http://www.youtube.com/watch?v=ymtGWHrflA0
Traçando uma redução concêntrica (how to build a cone)
http://www.youtube.com/watch?v=UtJfHpT2Qno
Calandragem de cone
http://www.youtube.com/watch?v=kFnklL6IfXE
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
Prof. Patelli
Quais são os seus objetivos, o que está fazendo, quais são os resultados alcançados?
Como estão com relação a esses objetivos?
Desenho Técnico de Máquinas e Mecanismos
Nome do Acadêmico
PIBID_QUÍMICA
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais