Buscar

Energia Nuclear

Prévia do material em texto

Energia Nuclear
É fácil saber de onde a energia nuclear recebeu esse nome , Trata-se da energia Liberada numa reação nuclear ou seja originada pela transformação do núcleo de um ou mais átomos também por isso a energia nuclear muitas vezes e chamada de energia atômica mais cuidado:Reação Nuclear e reação química são coisas bem diferentes , afinal Reação química ocorre apenas entre os elétrons dos átomos e que abrange uma infinidade de fenômenos cotidianos como a queima de gasolina dentro de motor de um veiculo .
Reações nucleares podem ser de três tipos.
_ decaimento radioativo um nêutron ou um próton de cai espontaneamente liberando radiação eletromagnética ou partículas subatômicas.Ex:C14 em N14
_Fissão onde o núcleo se divide em dois ou mais núcleos de elementos diferentes liberando energia no processo .(processo artificial)
_Fusão onde dois ou mais núcleos se unem para formar um novo núcleo também liberando energia.(processo artificial)
Exemplo de Fissão Nuclear: Após ser bombardeado por Nêutrons um átomo de urânio tem seu peso atômico aumentado de 235 para 236, isso faz com que ele fique instável se divida em dois átomos mais leves e de elementos diferentes por exemplos Kriptonio 92 e Bário 141, ao mesmo tempo a reação desprende radiação eletromagnética e partículas subatômicas, dentre elas nêutrons que poderá atingir outros átomos de urânios 235 dando inicio ao uma ração em cadeia.
Já na Fusão dois ou mais átomos se unem para formar um átomo de elemento diferente e mais leve do que a soma dos átomos iniciais.Um Exemplo mais conhecido e onde um átomo de Deutério e de Trítio que são dois isótopos de Hidrogênio se fundem para formar um núcleo de Helio 5 como o núcleo e instável ele libera um nêutron e assim fica um núcleo de Helio 4 .
E=mc² = A energia liberada nas reações nucleares se baseia no principio de equivalência de Energia E Massa proposto por Albert Einstein.
Segundo Einstein existe uma equivalência entre Massa e Energia o que permite com que uma seja convertida na outra (E=M e M=E).
Se Durante uma reação nuclear acontece uma perca de massa uma quantidade equivalente de energia também acaba sendo liberada.
Atualmente usamos Energia nuclear tanto para fazer bombas quanto para gerar Eletricidade, no entanto não faz muito tempos que aprendemos a controlá-la.
Usinas Nucleares
Nos Anos 40 se inicia pesquisas para o controle e desenvolvimento da energia nuclear para fins pacíficos, pois a Energia nuclear não era vista com bons olhos pela população após seu uso em bombas.A primeira Usina Elétrica Nuclear entro em funcionamento no EUA em Dezembro de 1951 e só conseguia acender 4 lâmpadas de 200walts .No entanto de La pra Ca muita da tecnologia melhorou e de 2010 pra Ca cerca de 15% Ca energia consumida ao redor do planeta vem de usinas nucleares , países como França e Japão são os países que mais usam dessa energia , o Brasil também possui usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 funcionam desde 1985 Em Angra dos Reis.
Mais como e Gerada a Eletricidade em uma usina nuclear? Tudo começa com a extração da matéria-prima exemplo: o urânio, mais o mesmo precisam ser enriquecidos , após isso ele e levado ate onde tudo acontece de verdade o Reator Nuclear, um bom reator nuclear precisa ser capaz de três coisas.
1ª_ Induzir uma reação em cadeia auto-sustentável
2ª_Aproveitar a Energia Liberada Nesse processo
3ª_Conseguir Controlar essa reação em cadeia para que não ocorram acidentes
As Usinas Nucleares também geram sua eletricidade assim como as usinas termoelétricas a partir do calor, com a diferença que as usinas nucleares aproveitam o calor proveniente das reações atômicas .
1=O calor Liberado nas reações aquece um liquido refrigerante localizado em torno do reator.
2= A principal função desse liquido alem de estabilizar a temperatura do reator e aquecer uma tipo de caldeira 
3= O vapor produzido na Caldeira e utilizado para fazer girar enormes turbinas.
4=Com o movimento das turbinas o gerador transforma esse movimento em eletricidade.

Continue navegando