Buscar

A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS

Prévia do material em texto

A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
1.QUAL O OBJETIVO DO TEXTO?
O texto tem como objetivo principal apontar os resultados do estudo feito em escolas da rede pública regular de ensino, para responder algumas questões relativas à inclusão dos surdos no ambiente escolar, também tem como objetivo analisar sob a ótica dos Estudos Culturais as concepções subjacentes à inclusão.
Não basta incluir os alunos surdos nas salas de aula junto com os alunos “normais” se não houver um cuidado especial em promover movimentos pedagógicos curriculares na escola que de fato envolvam todos os alunos respeitando suas diferenças. Isso sim é inclusão, todos os alunos juntos interagindo entre si, e compartilhando suas diferenças.
2.OQUE O TEXTO PROPÕE PELO TRECHO"TRATAR SOBRE INCLUSÃO SIGNIFICA IR ALÉM DO INGRESSO DE ALUNOS DIFERENTES NA ESCOLA"?
Significa estar atento para promover movimentos pedagógico-curriculares na escola que envolvam todos os alunos, não como uma massa homogênea mas como possuidores de ideias próprias, com peculiaridades que os fazem únicos. E dentre as muitas peculiaridades existentes está a das pessoas surdas, que desenvolveram ao longo de suas vidas estratégias visuais-gestuais de apreensão e de expressão de mundo, constituindo o que se passou a denominar de cultura surda.
3.ONDE A PESQUISA DESCRITA NO TEXTO FOI REALIZADA? QUAL SEU OBJETVO?
O estudo foi realizado em três escolas da rede pública, sendo duas do ensino fundamental e uma do ensino médio, localizadas em João Pessoa-PB, onde haviam alunos surdos.
Seu objetivo foi investigar o processo de inclusão de alunos surdos na rede pública.
4.EXPLIQUE O TEMO INTEGRAÇÃO.
O termo integração era usado para representar o processo dos alunos especiais em escolas comuns com alunos “normais”.
5.APONTE ALGUMAS INICIATIVAS NO SENTIDO DE ATENDER A UM DOS CRITÉRIOS FUNDAMENTAIS PARA HAVER O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO ADEQUADO DAS PESSOAS SURDAS EM ÂMBITO NACIONAL.
As políticas públicas são totalmente favorável a essa inclusão, concentrando ações para possibilitar a todos o acesso à escola, legalmente a própria LBD (lei 9493/1996), em seu capitulo “V”, artigo 58, que prevê serviço de apoio especializados e professores capacitados para atender aos portadores de necessidades especiais na rede pública de ensino. Como meio de sanar o problema de comunicação, o intérprete de libras tem sido valorizado. Aliado a isso reformas curriculares vem sendo implantadas.
6.APRESENTE AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA DISCUSSÃO SOBRE O CURRÍCULO E A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS.
A discussão sobre o currículo não significa trabalhar para grupos especiais pois isso seria exclui-los, mas trabalhar com eles na construção da concepção de sujeito, de conhecimento e de mundo que o currículo envolve. Não se trata apenas dos alunos com necessidades especiais mas também dos culturalmente desfavorecidos em relação à cultura dominante, pois através do diálogo ele reconquista o direito de se pronunciar.
Já a inclusão começa pela família e pela escola, onde as crianças, jovens e adultos devem experiência a convivência com todos, ao invés de grupos isolados.
7.EXPLIQUE O CAMINHO PERCORRIDO PELA PESQUISA APRESENTADA NO ARTIGO.
Os dados dessa pesquisa foram obtidos através de entrevista com roteiro previamente elaborado.
As entrevistas foram gravadas em áudio transcritas.
Participaram do estudo 12alunos surdos
De posse de todos os dados fizeram a transcrição passo a passo, registrando na integra os depoimentos obtidos. Em seguida foi classificado os dados a partir da leitura exaustiva e repetida dos depoimentos, para apreender as ideias centrais dos relatos. 
A análise serviu de condução do processo descritivo. Buscando assim o conteúdo que estava por trás de cada manifesto, indo além das aparências.
8.Apresente uma síntese em que constem o resultados da pesquisa em relação a comunicação surdo-ouvinte, as dificuldades quanto a inclusão e a visão sobre o ser surdo.
 Os alunos surdos acham que é indispensável o interprete em sala para uma boa comunicação para uma boa comunicação entre professores e alunos.
Quanto a inclusão eles citaram várias dificuldades dentre elas falta de instrutor, aprendizado da língua portuguesa, inadequação do ambiente escolar, número insuficiente de interpretes, falta de capacitação de professores para o aprendizado da LIBRAS e falta de material didático especifico.
Os surdos tornam- se vítimas da supremacia desta visão social predominante, que entende o surdo como deficiente. 
9.Aponte as ideias principais das considerações finais do autor.	
Com base nos depoimentos dos participantes da pesquisa consideramos que a inclusão deve ser acrescida na atual rotina escolar. E que poderia almejar aos surdos um currículo ser a considerado as experiências e o referencial histórico que eles tem construído.
A inclusão da Língua de sinais vai dar uma nova dimensão a comunicação, mais isso não vai resolver essa inclusão, mas também com a interação de duas línguas (língua de sinais e portuguesa) como fatores culturais, nas interações dialógicas e práticas em sala de aula. Interpretes da língua de sinais não pode ser visto como substituto do professor, para que professor e aluno possa desenvolver uma prática pedagógica critica participativa, criativa e autônoma.
Esse estudo aponta por tanto para uma maior reflexão curricular no âmbito educacional, o intuito de transformar a escola em um espaço democrático, onde seja possível desenvolver um currículo para todos envolvendo em particular um processo cultural inerente aos surdos, como enfatizam os Estudos Culturais em Educação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes