Buscar

Embriologia: da fertilização à gastrulação.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia: da fecundação à neurulação.
Yasmin Lima Nascimento
(Resumo que a Prof ª Diene pediu em sala)
	
	A FERTILIZAÇÃO, fusão dos gametas feminino e masculino, ocorre na tuba uterina. Após a fecundação, o zigoto formado entra numa fase de proliferação denominada CLIVAGEM OU SEGMENTAÇÃO, com duração de 5 a 7 dias até a fixação do blastocisto ao endométrio do útero. Após o início da proliferação, quando houver mais que 32 blastômeros (células embrionárias, ou seja, células jovens com capacidade de diferenciarem-se para formar diversos tipos celulares), já pode denominar-se MÓRULA, fase em que as células estão unidas entre si. Com a penetração de líquidos entre essas células e a consequente formação de uma cavidade blastocística, o blastômero entra no estágio de BLASTOCISTO, que apresentam duas camadas divididas pela cavidade blastocística, o embrioblasto (agrupamento de células a partir das quais surgirá o feto) e a camada trofoblástica (camada de células circundantes, mais externas, a partir das quais surgirão estruturas secundárias).
	No fim da primeira semana, o blastocisto fixa-se no endométrio do útero. Para penetrar no epitélio do endométrio, num processo de IMPLANTAÇÃO, o trofoblasto diferencia-se em sínciciotrofoblasto e citotrofoblasto. O sincíciotrofoblasto, camada mais irregular com células não individualizadas, produz enzimas que destroem as junções do epitélio endometrial, acarretando a implantação do blastocisto na lâmina própria do tecido conjuntivo. A partir daí o sincíciotrofoblasto produz estruturas de vascularização denominadas vilosidades coriônicas, que atuam na comunicação mãe-feto, proporcionando nutrição.
	Com a conclusão da implantação, inicia-se a GASTRULAÇÃO, que consiste na formação das camadas germinativas. Há também o surgimento de vilosidades coriônicas secundárias.
	Na gastrulação, o embrioblasto desenvolve-se, assim como o sincíciotrofoblasto, então são formados o pedículo do embrião, o saco vitelínico e a cavidade amniótica, os últimos, conectados pelo disco embrionário. As células que originarão o embrião desenvolvem-se em duas regiões, são os epiblastos, voltados para a cavidade amniótica, que constituirão o embrião propriamente dito, e o hipoblasto, voltado para o saco vitelínico, que formará o endoderma.
	O disco embrionário, formado inicialmente por duas camadas, endoderma e ectoderma (mais interna e mais externa, respectivamente) é caracterizado como bidérmico. Com a proliferação e migração das células ectodérmicas, surge o terceiro folheto, mesoderma, caracterizando o disco embrionário como tridérmico, do qual todos os tecidos do corpo são formados. 
	A NEURULAÇÃO consiste na formação do tubo neural, ocorrendo aproximadamente na quarta semana de vida embrionária. Inicia-se com o alongamento do disco embrionário, formando um tubo tridérmico. O ectoderma então forma uma linha primitiva, que invaginando-se forma o sulco neural. O aprofundamento do sulco, formando a prega neural, forma duas elevações, denominadas cristas neurais, que posteriormente irão fundir-se para formar o tubo neural.

Outros materiais

Outros materiais