Buscar

Piaget - principais conceitos-desenvolv-aprendizagem-estágios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PIAGET E A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
ADAPTAÇÃO – processo dinâmico e contínuo no qual a estrutura (organização) genética (biológica) do organismo interage com o meio de modo a reconstruir-se, para melhor sobreviver. 
Invariantes Funcionais – Adaptação e Organização.
*
PIAGET E A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
A ADAPTAÇÃO se dá por AUTORREGULAÇÃO: elo comum entre todos os seres vivos e a base da teoria biológica do conhecimento. 
ADAPTAÇÃO – essência do funcionamento intelectual e biológico – ocorre mediante a ORGANIZAÇÃO, que é a habilidade de integrar estruturas físicas e biológicas em sistemas coerentes. A organização é implícita na herança genética e faz parte da adaptação. 
*
EQUILIBRAÇÃO (MAJORANTE) – processo autorregulador dinâmico e contínuo. Tem a função de produzir uma coordenação constante entre ASSIMILAÇÃO e ACOMODAÇÃO. As assimilações e acomodações e os conflitos que emergem provocam reorganizações em níveis de maior complexidade.
*
ASSIMILAÇÃO
 Ao agir sobre o meio, o indivíduo incorpora/integra a si (aos seus esquemas ou estruturas) elementos novos que pertencem ao meio. 
 Ex.: Ao ler estas palavras você está assimilando o que está escrito (objeto de conhecimento) conforme vai estabelecendo relações com ideias e os conhecimentos que já possui. As ideias e os conceitos do texto são integrados aos conceitos que você já tem. 
 É como se filtrasse algo.
*
ACOMODAÇÃO
 Quando modificamos nossa ação/nosso funcionamento a fim de manejar novos conteúdos ou situações (objetos).
 É um processo de reorganização das estruturas existentes, de tal forma que possa incorporar novos conceitos. 
*
ACOMODAÇÃO
 Ex.: O bebê percebe quais os movimentos da sua boca usados para sugar o leite que resultam em um sugar mais eficiente, então ele se acomoda ao bico da mamadeira e desenvolve um novo esquema de sugar.
*
Assimilação e acomodação constituem ingredientes do funcionamento intelectual. Estão presentes em qualquer ação intelectual, em qualquer nível.
Todo o ato inteligente, no qual assimilação e acomodação estão equilibradas, constitui um adaptação intelectual.
*
Função: refere-se a maneira 
pela qual se progride 
cognitivamente. Características 
válidas para todas
 as idades. Definem a essência 
do comportamento inteligente.
(Assimilação e Acomodação – 
Invariantes funcionais).
* Estrutura: Modifica-se com a idade, apresenta mudanças evolutivas. Refere-se as propriedades organizacionais que explicam porque surgiu um determinado conteúdo (respostas /esquemas). 
*
AÇÃO – toda conduta que transforma o objeto de conhecimento de alguma forma, levando à autotransformação.
OPERAÇÃO – é um conjunto de ações modificando o objeto e possibilitando aos conhecedores chegarem às estruturas de transformação. É uma ação interiorizada reversível. Uma operação nunca é isolada, é sempre uma parte de uma estrutura total (Estruturas Operacionais).
(Conservação: critério psicológico para que existam as operações reversíveis.)
*
DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
O DESENVOLVIMENTO é uma EQUILIBRAÇÃO PROGRESSIVA a partir de um estado de menor equilíbrio para um estado mais elevado de equilíbrio. 
Piaget concebe o desenvolvimento cognitivo como a sucessão de 3 (4) grandes períodos/estágios que partem da ação reflexa e chegam ao pensamento formal, sendo que cada período por sua vez anuncia o seguinte.
*
 ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO 
SEGUNDO PIAGET
* SENSÓRIO MOTOR
Reflexos, esquemas, Noções de OP, CF, E, T
* PRÉ-OPERATÓRIO
Imitação, desenho, jogo simbólico, imagem mental, linguagem
* OPERATÓRIO CONCRETO
Opera sobre os objetos
* OPERATÓRIO FORMAL
Opera sobre as hipóteses
*
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 
O desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo, ligado ao total processo de embriogênese. Diz respeito à totalidade das estruturas do conhecimento. É um processo essencial em que cada elemento de aprendizado ocorre como uma função do desenvolvimento total.
*
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 
Aprendizagem é um processo limitado a um problema, ou a uma única estrutura. É desencadeada pelas situações provocadas por um experimento psicológico, ou por um professor, com respeito a algum tema didático, ou por uma situação externa.
*
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 
É o desenvolvimento que explica a aprendizagem, e não o contrário. A aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento e não vice-versa.
*
FATORES QUE EXPLICAM O DESENVOLVIMENTO 
MATURAÇÃO (crescimento fisiológico das estruturas orgânicas hereditárias): fornece uma condição de possibilidades, um potencial para assimilar e estruturar informações.
EXPERIÊNCIA: 2 tipos de experiências: 1) EXPERIÊNCIA FÍSICA, por meio da ação sobre os objetos; 2) EXPERIÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA, o conhecimento não é deduzido dos objetos, mas das ações realizadas sobre os objetos. À medida que age sobre os objetos constrói relações lógicas a respeito deles. 
*
FATORES QUE IMPULSIONAM O ORGANISMO PARA ALÉM DO EQUILÍBRIO: 
TRANSMISSÃO SOCIAL: informações aprendidas com outras crianças e adultos. Quando se depara com informações desafiadoras e contraditórias seu equilíbrio fica prejudicado – CONFLITO COGNITIVO – , que impele para níveis superiores de pensamento, aprende a partir de seus erros. 
EQUILIBRAÇÃO: que coordena e regula os outros três. 
*
Inteligência prática, sem pensamento, sem representação, sem linguagem. 
A inteligência sensório-motora só opera sobre os objetos próximos, a inteligência conceitual ou simbólica pode atuar mentalmente sobre objetos, distante no espaço e no tempo, através de suas reapresentações. 
Estágio Sensório-Motor
0 a 02 anos
*
Ocorre em 6 estádios/fases/sub-fases
Durante o processo de construção dos períodos, a criança vive um duplo movimento de construção de si e do mundo que, na realidade, é apenas um único e mesmo movimento, nasce a consciência de si e do mundo. 
Piaget chamou isso de construção do real. Esta construção implica 4 grandes categorias: objeto permanente (OP), espaço, tempo e causalidade (todas as construções acontecem de forma interdependente).
*
Estágios de Desenvolvimento ESM
I- Exercício dos reflexos (0 - 1 m)
II- Reprodução dos resultados interessantes descobertos em relação ao próprio corpo (1 - 4 m)
III- Reprodução dos resultados interessantes descobertos em relação aos objetos (4 - 8 m)
IV- Coordenação meio-fim e aplicação às situações novas (8 - 12 m)
V- Descoberta de meios novos por experimentação ativa (12 - 18 m)
VI- Invenção dos meios novos por combinação mental (18 - 24 m)
*
Construção da Noção de OP
I e II - Nenhuma conduta relativa aos objetos desaparecidos.
III - Começo da permanência do objeto.
IV - Procura ativa do objeto desaparecido, mas sem considerar os deslocamentos visíveis.
V - Leva em conta os deslocamentos visíveis.
VI - Representação dos deslocamentos invisíveis.
*
ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO
2 a 7 anos
Principais características: capacidade de simbolização em diferentes formas (formações semióticas: o jogo simbólico, a linguagem, a imitação e a imagem mental).
A função simbólica ou semiótica consiste na capacidade da criança representar objetos e fatos conhecidos, mas ausentes. A função semiótica pode ser um gesto, uma palavra, um desenho, um rabisco que representa um objeto ou nome.
*
A função simbólica pode ser considerada uma linguagem particular da criança, usada para representar o mundo. Os símbolos podem ser socializados, como os brinquedos coletivos, e se tornarem símbolos coletivos.
Outro destaque desse período é o egocentrismo: a criança vê o mundo a partir de sua perspectiva, não imagina que haja ponto de vista diferentes. Atividade inconsciente. 
A criança não sente necessidade de justificar seu raciocínio para os outros, nem de buscar contradições em sua lógica. 
Como a criança
não é capaz de descentralizar, isto é, levar em conta aspectos que poderiam equilibrar raciocínios distorcidos; ela se fixa apenas em um aspecto particular da realidade. 
*
A intuição é uma característica que aparece de forma marcante, que se fundamenta na percepção.
A criança usa o pensamento intuitivo para compreender o mundo, mas por ignorar o pensamento operatório, não é capaz de fazer reversibilidades, atua ainda sem lógica. 
*
Além da intuição, aparecem:
Pensamento Artificialista – atos humanos atribuídos a fenômenos naturais: meu pai faz chover. 
Antropomorfismo – características humanas atribuídas a animais: animais que falam.
 Animismo – atribuir vida a seres inanimados: a escada é má porque ela me derrubou; e 
Realismo Intelectual – o modelo interiorizado em detrimento da perspectiva visual: desenha a figura humana vestida e coloca umbigo...
*
ESTÁGIO OPERATÓRIO CONCRETO
7 a 11 ou 12 anos
 A criança torna-se capaz de executar operações mentais contudo não conseguindo ainda trabalhar com proposições, enunciados verbais. 
 Os procedimentos cognitivos não envolvem a possibilidade de lógica independente da ação.
*
ESTÁGIO OPERATÓRIO CONCRETO
7 a 11 ou 12 anos
A criança está presa à realidade concreta, tentando organizar o que está imediatamente presente.
As características mais evidentes do pensamento pré-operatório vão cedendo lugar a um pensamento que se torna cada vez mais lógico, no qual a realidade é vista e estruturada pela razão. Ainda não distingue completamente o real do irreal.
*
ESTÁGIO OPERATÓRIO FORMAL
de 11 ou 12 anos em diante
Passagem do pensamento concreto para o abstrato.
O adolescente é capaz de pensar em termos abstratos, de formular hipóteses e testá-las sistematicamente. 
Passa a utilizar um modelo hipotético dedutivo.
*
É capaz de lidar com conceitos como liberdade e justiça, etc. 
Esse estágio não é o término do processo de construção do conhecimento, a lógica na inteligência avança tanto quanto lhe permite e exija o seu meio.
O adolescente progressivamente domina a capacidade de abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre os aspectos que gostaria de reformular.
Isso é possível graças a capacidade de reflexão espontânea, cada vez mais deslocada do real, tira conclusões de puras hipóteses.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais