Buscar

av1 história egeografia 6°SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As lembranças e os relatos são impregnados de silêncios. As histórias particulares não podem ser tomadas como verdades absolutas, mas como visões, interpretações da experiência individual e coletiva. No entanto, é importante o professor em sala de aula trabalhar com essas fontes, denominadas como:
Alternativas:
a)gestacionais;
b)matrimoniais;
c) orais;
d) demissionais;
2)O ensino de história e geografia nos anos iniciais nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer em nosso próprio tempo. Desempenha um papel importante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre o agir dos indivíduos em suas relações pessoais com o grupo de convivência, suas representações e sua participação na coletividade bem como a sua própria forma de pensar, agir e sentir o mundo. Sendo assim, o ensino de história e geografia nos possibilita:
Alternativas:
a)Reconhecer-se enquanto sujeito histórico na sociedade em que vive, apenas para se identificar, mas não em transformar a sociedade porque ela já está pronta e acabada.
b)Perceber-se como sujeito capaz de contribuir para mudanças histórico-geográficas no mundo em que vivemos, a fim de buscar uma sociedade mais justa e menos desigual.
c)Compreender os processos e dos sujeitos históricos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, mas sem preocupar-se com o reconhecimento das diferenças e o respeito entre povos na sociedade.
d)Apropriar-se de um olhar consciente para sua própria sociedade, mas sem compreender a si mesmo, apenas os outros grupos sociais
3)As visitas aos museus históricos são importantes para a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais, porém o professor deve:
Alternativas:
a)levar os alunos e pedir um relatório simplesmente das peças históricas encontradas e dessa maneira já se cumpriu o propósito pedagógico e construiu conhecimento histórico.
b)é uma visita que muito pouco acrescenta para o aluno no que diz respeito ao processo de construção do conhecimento.
c)qualquer museu histórico é interessante levar o aluno, pois não exige nenhum procedimento metodológico em relação ao trabalho do professor.
d)escolher o museu mais adequado ao assunto a ser trabalhado em sala de aula, realizar visitas antes de ir com os alunos, verificar atividades educativas no local para propor aos alunos e direcionar o roteiro de observação dos alunos.
4)O estudo do meio permite a participação do aluno na realidade em que vive e promove a compreensão de sua participação no processo da produção do conhecimento histórico, desenvolve a consciência de que o lugar em que vivemos é produtor de história e identidade e propicia a leitura de uma diversidade social, cultural e espacial, além de tornar a história e a geografia mais próxima da sua realidade. Sendo assim, podemos compreender que:
Alternativas:
a)O estudo do indivíduo não é importante, apenas a história dos heróis e ainda  é impossível desenvolver com as crianças trabalho de campo;
b)O ensino de história voltado para o estudo do meio não é muito importante como as pesquisas sobre a história nacional;
c)Não há como formar cidadãos se não conhecerem a sua própria história e do lugar em que vive. Conhecer a história do seu lugar de vivência é compreender que cada indivíduo faz parte deste processo enquanto sujeito histórico e atua em seu espaço geográfico.
d)Não existem  pesquisas sobre a história local, apenas sobre a macro-história que possibilita ao aluno o entendimento da sua própria história.
5)O estudo do meio é uma das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o trabalho com crianças nos anos iniciais e envolve trabalhos de campo no ensino de história e geografia nos anos iniciais, dentre eles podemos enumerar, exceto:
Alternativas:
a)Aulas expositivas com imagens na sala de aula;
b)Trabalhos em um museu histórico,
c)Visitas em uma fábrica,
d)Pesquisa no bairro com moradores;

Outros materiais