Buscar

aulasistemarespiratrio-100812221639-phpapp02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos nariz e cavidade do nariz, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões. 
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Através do sistema respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. 
Também é responsável pela fonação e vocalização.
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Nariz e Cavidade do Nariz: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamada cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar. 
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.
A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.
O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.
*
*
*
	1. Língua  2. Orofaringe  3. Laringe  4. Glote  5. Cordas Vocais  6. Cartilagem Tireóide  7. Cartilagem Cricóide 8. Traquéia  9. Esôfago 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Traquéia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas. 
*
*
*
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Pulmões: Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória.Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
A pleura é uma fina capa membranosa formada por dois folhetos: 
Pleura parietal que recobre internamente a parede costal da cavidade 
Pleura visceral que recobre os pulmões 
A pleura é, portanto, uma membrana envoltória intra-torácica, que no seu interior tem um espaço laminar (espaço pleural), também denominado de cavidade pleural. 
*
*
*
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Funções das Pleuras
Nas situações normais, a cavidade pleural ou espaço pleural é ocupado por uma pequena quantidade de líquido para a lubrificação das pleuras denominado de líquido pleural. A função do líquido seroso que é segregado pela pleura é a lubrificação e facilitação dos movimentos dos pulmões durante a mecânica da ventilação pulmonar. Elas também impedem que pressões externas exerçam sobre os pulmões facilitando assim a entrada do ar. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Diafragma: A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdomen, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios.  Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma 
*
*
*
*
*
*
Mecânica da Respiração
Inspiração
Para ocorrer a inspiração, os músculos intercostais e o diafragma se contraem, fazendo assim o pulmão se expandir e a pressão dentro dele ficar menor do que a pressão de fora. Por isso, o ar entra no pulmão!
Expiração
Na expiração, os músculos intercostais e o diafragma se relaxam e assim o pulmão se contrai fazendo aumentar a pressão dentro dele. O ar então sai para o ambiente (que passa a ter uma pressão menor que o pulmão).
Atenção! Contrair, no caso do diafragma e dos músculos intercostais, não quer dizer que vão contrair como um balão quando murcha! De qualquer forma, resumindo:
Inspiração = músculos intercostais e diafragma contraem = pulmão expande = pressão no pulmão diminui = ar entra Expiração = músculos intercostais e diafragma relaxam = pulmão contrai = pressão no pulmão aumenta = ar sai
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
*
*
*
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Difusão de Gases
Nos alvéolos ocorrem as hematoses, processo em que os gases se difundem de acordo com o gradiente de concentração (do meio de maior concentração para o de menor concentração), ou seja: o maior teor de gás carbônico presente no sangue venoso se difunde dos capilares pulmonares para o interior dos alvéolos; e o maior teor de oxigênio no interior dos alvéolos se difunde para os capilares pulmonares, onde o O2 é assimilado pelos íons ferro presentes na molécula de hemoglobina contida nas hemácias. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Controle da Respiração
Bulbo: Controla os movimentos diafragmáticos de acordo com o nível de CO2 no sangue. A respiração é involuntária. (SNA)
*
*
*
Volumes e capacidades pulmonares
Em uma situação de repouso, em um jovem e saudável adulto, aproximadamente 500 ml de ar entram e saem a cada ciclo. Este volume de ar, que inspiramos e expiramos normalmente a cada ciclo, corresponde ao que chamamos de Volume Corrente.
 
Além do volume corrente, inspirado em uma respiração normal, numa situação de necessidade podemos inspirar um volume muitas vezes maior, numa inspiração forçada e profunda. Tal volume é chamado de Volume de Reserva Inspiratório e corresponde a, aproximadamente, 3.000 ml de ar num jovem e saldável adulto. 
Da mesma forma, se desejarmos, podemos expirar profundamente, além do volume que normalmente expiramos em repouso, um maior volume de ar que é denominado Volume de Reserva Expiratório e corresponde a, aproximadamente, 1.100 ml. 
Mesmo após uma expiração profunda, um considerável volume de ar ainda permanece no interior de nossas vias aéreas e de nossos alvéolos. Trata-se do Volume Residual, de aproximadamente 1.200 ml. 
*
*
*
O Volume de Reserva Inspiratório somado ao Volume Corrente corresponde ao que chamamos de Capacidade Inspiratória (aprox. 3.500 ml). 
O Volume de Reserva Expiratório somado ao Volume Residual corresponde ao que chamamos de Capacidade Residual Funcional (aprox. 2.300 ml). 
O Volume de Reserva Inspiratório somado ao Volume Corrente mais o Volume de Reserva Expiratório corresponde à Capacidade
Vital (aprox. 4.600 ml). 
Finalmente, a soma dos Volumes Corrente, de Reserva Inspiratório, de Reserva Expiratório mais o Volume Residual, corresponde à nossa Capacidade Pulmonar Total (aprox. 5.800 ml). 
*
*
*
Roteiro de Estudo
Anatomia do Sistema Respiratório e principais funções dos componentes:
Nariz e cavidade do nariz
Faringe
Laringe
traquéia
Brônquios e bronquíolos
Alvéolos
Pulmão e pleuras
*
*
*
Roteiro de Estudo
Funções e conceitos importantes
Revestimento interno do trato respiratório
Inspiração e expiração
Funções das pleuras
Difusão dos gases
Volumes e capacidades pulmonares

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais