Buscar

Medicamentos – Segundo o tipo de prescrição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Medicamentos – Segundo o tipo de prescrição
Discente: Milena Carolyne Mota Silva
Lagarto/SE
2016

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os medicamentos isentos de prescrição MIPs são os medicamentos aprovados pelas autoridades sanitárias para tratar sintomas e males menores, disponíveis sem prescrição ou receita médica devido à sua segurança e eficácia desde que utilizados conforme as orientações disponíveis nas bulas e rotulagens. 
Medicamentos isentos de prescrição

Devem ser prescrito pelo profissional médico ou dentista e são divididos em dois grupos:
Sem retenção de receita 
Apresentam na embalagem Tarja Vermelha contendo a seguinte frase: 
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Medicamentos de venda sob prescrição

Com retenção de receita 
Apresentam na embalagem Tarja Vermelha ou Tarja Preta 
Contendo o seguinte texto:
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA
Medicamentos de venda sob prescrição

Entre os medicamentos que necessitam de prescrição, alguns possuem um controle especial do governo, devendo ter a sua prescrição retida no momento da compra.
É obrigatório a identificação do comprador e seu cadastro no Sistema Informatizado de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa (SNGPC).
Medicamentos de venda sob prescrição

CLASSIFICAÇÕES DOS MEDICAMENTOS DE ACORDO COM AS LISTAS DA PORTARIA 344/98

LISTA A1 E A2 (ENTORPECENTES) E A3 (PSICOTRÓPICOS)

A “Notificação de Receita A” tem validade por 30 (trinta) dias, a partir da data de sua emissão e é válida em todo território nacional, sendo necessário que seja acompanhada da receita com justificativa do uso, quando para aquisição em outra unidade federativa. 
O medicamento deve ser prescrito em receituário próprio - “Notificação de Receita A” de cor amarela.
Pode ser prescrito somente 1 (um) medicamento por “Notificação de Receita” e no máximo 5 (cinco) ampolas para medicamentos injetáveis.
A quantidade dispensada deve atender o suficiente para até 30 dias de tratamento, conforme posologia registrada na notificação.
Art.42 e 44 – PORT. N.º 344, DE 12 DE MAIO DE 1998

Modelo de Notificação de Receita A

LISTA B1 (INCLUI AS DROGAS CAPAZES DE INDUZIR DEPENDÊNCIA FÍSICA OU PSÍQUICA)

A “Notificação de Receita B” tem validade de 30 (trinta) dias, a partir da data de sua emissão e só é válida somente no estado onde foi emitida. 
O medicamento deve ser prescrito em receituário comum, acompanhado da “Notificação de Receita B” de cor azul. 
Pode ser prescrito somente 1 (um) medicamento por “Notificação de Receita” e no máximo 5 (cinco) ampolas para medicamentos injetáveis. 
A quantidade dispensada deve atender o suficiente para até 60 dias de tratamento, conforme posologia registrada na notificação.
Art.46 e 47 – PORT. N.º 344, DE 12 DE MAIO DE 1998 

Modelo de Notificação de Receita B

Modelo de Notificação de Receita B de Uso Veterinário

LISTA B2 (PSICOTRÓPICOS ANOREXÍGENOS)

De acordo com o Decreto Legislativo nº 273, as substâncias voltam a ser reguladas pelo regime anterior a 2011, ou seja, pela RDC/Anvisa n.º 25, de 2010, e pela RDC/ Anvisa n.º 58, de 2007. 
A “Notificação de Receita B2” tem validade por 30 (trinta) dias, a partir da data de sua emissão e só é válida no estado onde foi emitida.
O medicamento deve ser prescrito em receituário comum, acompanhado da “Notificação de Receita B2” de cor azul.
As notificações de receita B2 deverão vir acompanhadas de Termo de Responsabilidade do Prescritor (modelo em anexo), em duas vias, uma do paciente e a outra arquivada na farmácia ou drogaria juntamente com a notificação. Este termo deverá ser assinado pelo paciente.
A Notificação de Receita B2 contendo medicamento à base da substância SIBUTRAMINA deve ser utilizada para tratamento ≤ 60 dias.

Modelo de Notificação de Receita B2

LISTA C2 (RETINÓIDES DE USO SISTÊMICO)

As receitas de medicamentos da Lista C2 têm validade por 30 (trinta) dias, a partir da data de sua emissão e só é válida no estado onde foi emitida. 
O medicamento deve ser prescrito formulário próprio – “Notificação de Receita Especial Retinóides Sistêmicos” de cor branca e deve vir acompanhada do Termo de Consentimento Pós-Informação. 
A Notificação de Receita Especial Retinóides Sistêmicos poderá conter no máximo 5 (cinco) ampolas, e, para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para tratamento correspondente no máximo a 30 (trinta) dias. 
Art.51 – PORT. N.º 344, DE 12 DE MAIO DE 1998 

Modelo de Notificação de Receita Especial Retinóides Sistêmicos

LISTA C3 (TALIDOMIDA - RDC Nº 11 – 22/03/2011 | IMUNOSSUPRESSORAS)

O medicamento deve ser prescrito em receituário próprio - “Notificação de Receita de Talidomida” - acompanhado do Termo de Responsabilidade / Esclarecimento. 
A “Notificação de Receita de Talidomida” tem validade por 20 (vinte) dias, a partir da data de sua emissão e só é válida no estado onde foi emitida. 
A quantidade prescrita pode ser no máximo para 30 (dias) de tratamento. 
O Termo de Responsabilidade/Esclarecimento deve preenchido e assinado pelo prescritor e paciente, em 3 (três) vias, sendo que a primeira via deve ficar retida no prontuário; a segunda via deve ser arquivada na farmácia e a terceira via deve ser entregue ao paciente. 
Os prescritores de Talidomida devem ser cadastrados na Autoridade Sanitária competente.
Art.50 – PORT. N.º 344, DE 12 DE MAIO DE 1998

Modelo de Notificação de Receita Talidomida

C, Aurea R. Orientações para Dispensação de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial - Portaria 344/98.Disponível em: <http://www.farmaceuticodigital.com/2014/04/orientacoes-para-dispensacao-de-medicamentos-controlados-portaria-344-98.html>. Acesso em: 18 fev. 2016.
MIP. Disponível em: <http://www.abimip.org.br/site/conteudo.php?p=conheca_o_mip>. Acesso em: 18 fev. 2016.
VENTURINI, Claudio Luis. Conceitos básicos sobre medicamentos. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/ClaudioLuisVenturini/3-aula-conceitos-bsicos-sobre-medicamentos>. Acesso em: 18 fev. 2016.
Bibliografia


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes