Buscar

Estrutura formada por oócito I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura formada por oócito I, rodeado por uma camada de células foliculares.
Folículo Primário
Os folículos primários são constituídos por um ovócito primário circundado por uma única camada de células foliculare de forma cúbica, ou uma mistura de pavimentosas com cúbicas. Ao redor destes folículos organizam-se células do estroma, formando uma camada, a teca interna.
Folículo Secundário
Ovócito Primário envolto por duas ou mais camadas de células foliculares. Estas camadas de células foliculares constituem a camada granulosa. Entre a granulosa e o ovócito, surge a Zona Pelúcida. A teca folicular também se organiza. 
Folículo de Graaf
Este folículo é bastante grande e se caracteriza pelo aparecimento de um espaço intercelular denominado de antro. A camada de células foliculares que circunda o ovócito é a corona radiata. 
As tecas interna e externa estão bem desenvolvidas.
Após a ovulação do ovócito secundário com a zona pelúcida e a corona radiata, o restante do folículo, ou seja, a granulosa juntamente com a teca interna, se transforma em células luteínicas.
Corpo Albicans
Devido a degeneração de uma célula lútea, ele diminui de tamanho e forma uma massa de tecido cicatricial.
Ovulacao
Quando o óvulo é liberado de seu folículo para o interior do abdômen, ele está coberto por aquelas células da granulosa que o rodeavam momentos antes da ovulação; essas são conhecidas como coroa radiada. O óvulo e as células da granulosa são liberados com envoltório viscoso de fluído folícular. No momento da ovulação, juntamente com seus envoltórios celular e gelatinoso, é arrastado para o interior da tuba uterina pela motilidade das fímbrias.
A ovulação é espontânea em todas as espécies domésticas, exceto o gato. O gato e outros ovuladores não espontâneos (mink, coelho, furão) são ovuladores reflexos, em que o coito é necessário para que a ovulação ocorra. O contato do coito aparentemente leva a uma onda de LH. A seleção de folículos para ovulação parece ocorrer primariamente pelo acaso. Ele está normalmente associado aos folículos com atividade de crescimento maior, presentes quando o corpo lúteo anterior regride (isto é, quando a progesterona diminui e a liberação de FSH e LH começa a aumentar). Os folículos continuam a crescer e desenvolver-se durante todas as fases do ciclo ovariano, com algum retardo durante a fase luteínica, e uma onda de LH é necessária à ovulação. Alguns folículos aproximam-se do completo desenvolvimento, mas em receptores de LH adequados não ovulam em resposta à onda de LH e tornam-se atrésicos.

Outros materiais