Buscar

História do Direito 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História do Direito	
1 – Tempos Primitivos
A evolução do homem, desde os tempos primórdios (nômades), criação das cidades, estados e nações. O Estado, maquina politico-administrativa cuja finalidade maior é garantir o bem comum e a segurança pública da população que vive em seu território. Não podemos esquecer que nesse processo de evolução da sociedade humana, “a família como primeiro vinculo natural unem em si todos os fins da vida e é a fonte de todas as formações social posterior, está claro que o direito tem nela também a sua origem.”
2 – Direito nas primeiras grandes culturas
O Direito era uma tradição sagrada mantida pelos sacerdotes, que foram os primeiro juízes; o Direito era secreto e guardado pelos mais velhos. Com o tempo o Direito se tornou um conjunto de decisões judiciais. Dai o surgimento do Direito; 
Sentenças Costumes Leis, ou melhor, o Direito.
EGÍPCIO: Estado Teocrático, é o sistema de governo em que a ação politica, jurídica e policial são submetidas as normas de alguma religião. Pode ser exercido direto ou indiretamente pelos clérigos de uma religião. (Nesse caso o Faraó) 
BABILÔNICO: Para nós que estudamos direito, a mais importante criação foi o Código de Hammurabi. Acreditava os babilônicos que o sacerdote recebeu esse código do Rei Sol (Deus), dando a ele o Rei do Direito, com a missão de decidir com equidade. Grande ditado popular derivado desse código, “olho por olho, dente por dente.” 
HEBREUS: O Direito Hebreu era considerado de origem divina e não continha apenas matérias jurídicas, contendo também preceitos morais e religiosos; Lei Mosaica especifica para um povo, o Povo Eleito.
HINDU: Pessoas eram divididas por classes, além de escravos existia os intocáveis, uma rejeição social; Dentro do código de Manu, além de todas as leis, prescrevia: “ não se bate em uma mulher nem mesmo com uma flor, qualquer que seja a falta por ela cometida.”
ARABE: O Direito Mulçumano ou Direito Árabe é o Direito da comunidade religiosa Islâmica, ou seja, o direito que rege todos os adeptos da religião islâmica, onde quer que eles se encontrem. O Direito Mulçumano é o Direito de um grupo religioso, e não o direito de um povo ou de um país.
	Egito
	Leis e Direitos Coletivos
	Babilônia
	Leis e Direito Individuais , pena equivalente.
	Hebreus
	Leis e Direitos Mistos, tanto religioso, jurídico e moral.
	Hindus
	Leis e Direito Classificados por classe. Divindade.
	Árabes
	Leis e Direito Classificados por classe. Divindade.
 
3 – Grécia 
O Comum a todas as Cidades-Estados gregas era a crença- independente dos regimes políticos a que se submetiam – de que na Cidade Estado: Governavam, não os homens, mas as leis. A legitimidade da ‘lei consuetudinária’ – nómos (lei) ou pátrios politéia (constituição ancestral).
Esparta – Licurgo (legislador), tinha 3 níveis de camadas sociais : 1) Os Espartíatas, eram os dórios, guerreiros que recebiam educação militar especial. 2) Os Periecos, eram os aqueus, tinham boas condições materiais de vida, mas nenhum direito político.3) Os Hilotas, era os escravos de propriedade do Estado, não tinha proteção a lei e sua condições humanas insuportáveis. 
Na Política tinha um poder monopolizado pelo Concelho de Anciões ou Gerusia, um órgão consultivo; Os Eforos, eram responsáveis por cuidar da educação das crianças espartíatas, fiscalizar a vida pública e julgar os processos civis. Tinha uma cultura marcante e absoluta: o militarismo levado as ultimas consequências. São características da cultura espatíatas: 1)Xenofobia, desconfiança, antipatia por pessoas estranhas, rejeitavam qualquer ideia ou influência estrangeira. 2)Xenelasia, banimento ou impedimento de estadia de estrangeiros, não teriam ideias estranhas em seu meio. 3) Laconismo, quando se fala somente o mínimo necessário.
Atenas - Tinha suas divisões, mais uma peculiaridade é, os Georgio, agricultores que tinham terras pouco férteis, com os Eupátridas, filhos da elite, por uma serie de acontecimentos a classe Georgio entrou em uma decadência, fortalecendo os Eupátrida, e contrapartida a classe dos Artesão e Comerciantes ganhavam força e valor, com esse poder veio o anseio de participar da vida política. Gerando uma divisão, o Partido Popular e o Partido Aristocrático, a aristocracia não tinha mais o monopólio, e a Oligarquia que governava Atenas se viu obrigada a lhe oferecer a participação na política. Neste momento de transformação, surgem os Legisladores, em destaque,
DRÁCON, famoso pela sua severidade nas leis, essa severidade pode ser compreendida pelo fato de Drácon ser Eupátrida (elite). Baseava-se nos antigos costumes, sem nada alterar, baseado nas divindades (ex: Oraculo), assim quase todos os crimes era passíveis de pena de morte. 
SÓLON,(não era preciso esperar sempre por uma revelação divina, legislação afastada da dependência da religião) como Drácon não atingiu os problemas econômicos-social, político, o Partido Popular voltou a exigir reformas, então, indicado novo legislador, Sólon. Aristocrata de nascimento, e comerciante de profissão. Era como comerciante que Sólon pensava e assim legislou. “Pode-se afirmar que as leis de Sólon correspondem a uma grande revolução social. A eunomia – igualdade de todos perante a lei.”
Sólon –Economia - Em todos os sentidos ele indicava um incentivo ao desenvolvimento comercial e industrial que fariam de Atenas a principal e ais poderosa Cidade-Estado da região. Sólon adotou um padrão monetário fixo e incentivou a exploração de minas de prata. Sólon – Sociedade – Concedeu anistia geral, estando perdoados de crimes políticos, limitou o direito de herança (somente os filhos homens tinham direito, mulheres não, caso não tivessem homens na linhagem, um parente próximo seria o herdeiro). Sólon – Política – No comando efetivo ficariam aqueles com mais riquezas e, abaixo deles, com menos poder e sucessivamente, os que tivessem menos dinheiro.
4 – Direito na Idade Média (1000 anos)
Idade das Trevas,
Divisão das terras no sistema, Feudos.
Igreja (religião no Estado, Política e no Direito), Cânones (regras da igreja católica)
Direito Romano Vulga (Itália & Sul da França)
Era o Direito com algumas modificações, na forma plena. (atende demandas dos grupos que vivem naquela região, um direito Personalista, voltado para a pessoa, para as particularidades da pessoa, individualidade).
Rei/Clero Senhor Feudal Pacto de VarsalagemApesar da Igreja ter uma certa influência nessa época, a figura jurídica, as leis, eram criadas e impostas pelo Senhor Feudal.
Direito Consuetudinário (Costumes, tradição do povo)
Um Direito baseado nos costumes, Commom Low = Lei Comum, tradição, direito voltado para o povo.
Direito Canônico 
(Idade Média = Natureza má)
Crime/Pecado = Pena/Castigo , todo o povo era culpado até que se prove o contrário.
Ordalho, era a tortura imposta aos pecadores pela fiscalização religiosa.
Inquisição, Policia Religiosa, fiscalizava o andamento das normas.
(Obs. Direito laico, é o direito do povo, sem intervenção da igreja.)

Outros materiais