Buscar

A origem dos Jogos Olímpicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A origem dos Jogos Olímpicos
Competição entre os melhores atletas do mundo, confraternização entre os povos e, acima de tudo, uma grande festa. Assim são os Jogos Olímpicos, um dos mais importantes eventos do planeta que, de quatro em quatro anos, reafirma os princípios da paz, da amizade e do bom relacionamento entre os povos. A própria bandeira olímpica – formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores – representa e confirma este ideal de união de raças.
Ideal que já estava presente na origem dos Jogos Olímpicos, por volta de 2500 a.C.. Naquela época, gregos de várias cidades se uniam no santuário de Olímpia (daí a origem do termo Olimpíadas) para disputas esportivas em homenagem a Zeus, a maior divindade da mitologia grega. O evento era tão importante que nele selavam-se acordos de cessar-fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos. Cidadãos livres participavam de provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo e os vencedores conquistavam consagração pessoal e glória para sua cidade.
Mas apesar do espírito de paz e confraternização, os Jogos Olímpicos foram proibidos no ano de 394 d.C., quando o imperador Teodósio II, convertido ao cristianismo, proibiu todas as festas pagãs. O ressurgimento dos Jogos e o resgate do espírito olímpico só aconteceram cerca de 1.500 anos depois, graças aos esforços de um pedagogo e esportista francês, Pierre de Fredy, o barão Pierre de Coubertin. Baseado na afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, ele propôs a criação de uma competição internacional entre atletas amadores. 
Não por acaso, os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna ocorreram em Atenas, Grécia, no ano de 1896. Nesta edição, 285 atletas de 13 países participaram de provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Em 1924, foram criados também os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos - mas de forma alternada aos Jogos Olímpicos tradicionais. 
Outra importante inovação foi o surgimento dos Jogos Paraolímpicos. A inspiração veio em 1948, quando Sir Ludwig Guttmann organizou, em Londres, uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial. Doze anos depois, a cidade de Roma recebia 400 atletas nos primeiros Jogos Paraolímpicos da história. Desde então, eles se repetem, também de quatro em quatro anos, nos mesmos anos e nas mesmas cidades dos Jogos Olímpicos. As próximas Olimpíadas e Paraolimpíadas acontecerão em Londres, Inglaterra, em 2012.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes