Buscar

Psicologia da Gestalt

Prévia do material em texto

Resumo de Gestalt 
A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. A psicologia da Gestalt é uma corrente da psicologia moderna, que surgiu em meados do século XX na Alemanha pela mão de teóricos como Max Wertheimer, Wolfgang Köhler, Kurt Koffka e Kurt Lewin. 
O objeto de estudo é a consciência consciente: consciência, reflexão e percepção visual/auditiva e tátil; O Estudo foi iniciado pela percepção no qual foi ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos levaram os teóricos da Gestalt ao questionamento de um princípio implícito na teoria behaviorista — que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta — porque, para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
Na critica ao Behaviorismo os gestaltistas alegariam que o comportamento de forma isolada pode perder seu significado, seu entendimento; Para eles o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
Para justificar-se utilizaram a teoria do Isomorfismo, em que a parte sempre esta relacionada ao todo. De modo que o sentido da visão se pondera da forma? Nenhuma pessoa dotada de um sistema nervoso perfeito apreende a forma alinhavando os retalhos da cópia de suas partes (...) o sentido normal da visão (...) apreende um padrão global.
Na Boa Forma a Gestalt encontra-se nesses fenômenos da percepção as condições para a compreensão do comportamento humano. A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento, deste modo definindo a personalidade. O meio geográfico: É o meio enquanto tal, o meio físico em termos objetos. Meio comportamental: O resultado da interação do individuo com o meio físico implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção, como: equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade. Portanto, a boa forma seria então um equilíbrio entre os estímulos do mundo e nossa percepção.
Campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa forma. Funciona figurativamente como um campo eletromagnético criado por um ímã (a força de atração e repulsão). Esse campo de força psicológico tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas. Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios. Proximidade — os elementos mais próximos tendem a ser agrupados. Semelhança — os elementos semelhantes são agrupados. E o Fechamento — ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão.
Insight a psicologia da Gestalt, diferentemente do associacionismo. O termo designa uma compreensão imediata, enquanto uma espécie de “entendimento interno”. Vê-se a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido, pois nem sempre as situações ocorridas apresentam de forma que permita sua percepção imediata, assim dificultando o processo de aprendizagem, porque não permite uma clara definição, impedindo a relação parte/todo.
A teoria de campo de Kurt Lewin, O principal conceito de Lewin, na qual não podemos considerar Lewin como um gestaltista, é o do espaço vital, que ele define como “a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento

Continue navegando