A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
AVALIANDO APRENDIZADO IZA

Pré-visualização | Página 7 de 9

e das secretarias de educação. Embora, entre suas funções importantes, constem as de elaborar normas e interpretar a legislação educacional, sua atuação se esgota no âmbito da estrutura de gestão do executivo, ou seja, não são dotados de natureza legislativa ou judiciária.
		
	
	Os Conselhos Municipais de Educação têm função meramente consultiva.
	
	Os Conselhos Municipais de Educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham, somente, as funções fiscalizadoras e normativas.
	
	O Pró-Conselho tem como principal objetivo preparar os técnicos das secretarias municipais de educação e representantes da sociedade civil, para que atuem em relação à ação pedagógica no cotidiano escolar.
	
	Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró- Conselho) é uma forma de organização que existe desde a criação das escolas públicas.
	 
	Embora, entre as funções dos CMEs , constem as de elaborar normas e interpretar a legislação educacional, sua atuação se esgota no âmbito da estrutura de gestão do executivo, ou seja, não são dotados de natureza legislativa ou judiciária.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202204661)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	¿ Segundo Libâneo (1985) ¿A escola, enquanto instrumento de apropriação do saber pode contribuir para eliminar a seletividade social e tornar a sociedade democrática¿. Assinale a alternativa que não corresponde à função da escola, no pensamento do autor.
		
	
	E ( ) Proporcionar espaço para a construção de seu Projeto Político Pedagógico que se apresenta como instrumento proporcionador do processo de renovação e mudança de cultura educacional.
	
	B ( )A despeito de todas as dificuldades enfrentadas a escola, pode contribuir para a transformação, empenhando-se para que os alunos dominem os conteúdos e possam fazer uma leitura crítica do mundo;
	 
	A ( )A contribuição da escola para a democratização está no cumprimento da função preparar os alunos para o mercado de trabalho, desenvolvendo a competitividade;
	
	D ( ) Através de uma ação democrática, fortalecer a participação de toda a comunidade escolar na definição e solução dos principais problemas enfrentados pela escola;
	
	C ( ) A escola deve cumprir a função de socialização do saber sistematizado através do processo de transmissão/ apropriação ativa/reelaboração, tornando o conhecimento vivo através do seu confronto com a realidade;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202561717)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica, na perspectiva de construir o perfil dos Conselhos Municipais de Educação ¿ CME - no Brasil desenvolveu o Sistema de Informações dos Conselhos Municipais de Educação - SICME. Podemos afirmar que são características básicas do SIMCE, EXCETO:
		
	
	O SICME é um sistema que vai contribuir efetivamente para a definição de políticas públicas de Educação mais focadas nas necessidades locais.
	 
	O SICME é um sistema que se preocupa, somente, em capacitar professores oferecendo-lhes atualizações pedagógicas.
	
	O SICME é um sistema que fornece subsídios para estudos e pesquisas no campo da gestão democrática e da formulação da política de Educação Básica.
	
	O SICME é um sistema que permite o aperfeiçoamento dos processos de formação continuada para conselheiros municipais de Educação, a partir de informações atualizadas sobre a organização e o funcionamento dos Conselhos.
	
	O SICME é um sistema que fornece subsídios para caracterizar o perfil dos Conselhos Municipais de Educação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202196880)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	¿Um conselho constitui uma assembleia de pessoas, de natureza pública, para aconselhar, dar parecer, deliberar sobre questões de interesse público, em sentido amplo ou restrito¿. Texto extraído do Caderno: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria da Educação Básica. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da escola pública. Brasília : DF, 2004. p. 35 Assinale a opção que não atende às características de um Conselho de Educação
		
	 
	A função fiscal é a que situa o conselho em uma ação efetiva de mediação entre o governo e a sociedade, estimulando e desencadeando estratégias de participação e de efetivação do compromisso de todos com a promoção dos direitos educacionais da cidadania, ou seja: da qualidade da educação
	
	O conselho de educação fala publicamente ao governo em nome da sociedade, por meio de pareceres ou decisões, em defesa dos direitos educacionais da cidadania, fundados em ponderação refletida, prudente e de bom-senso;
	
	Poderíamos então dizer, que um conselho de educação é um colegiado de educadores no sentido de que são representantes, defensores da cidadania educacional, dotados de poder de deliberação para tal;
	 
	O termo colegiado é usado genericamente para caracterizar a ação dos conselhos, mas assume especificidade própria nas instituições de ensino, uma vez que, na sua origem, eram constituídos somente por colegas (professores), que se congregavam (congregações) para deliberar sobre os assuntos de natureza institucional;
	
	Os conselhos de educação inserem-se na estrutura dos sistemas de ensino como mecanismos de gestão colegiada, para tornar presente a expressão da vontade da sociedade na formulação das políticas e das normas educacionais e nas decisões dos dirigentes;
	
	
	
		  GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 Fechar
	Exercício: CEL0372_EX_A9_201201854369 
	Matrícula: 201201854369
	Aluno(a): IZA BERNADETE FORECHI DIAS
	Data: 16/02/2016 18:58:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202088873)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A respeito de gestão de processos educacionais, em uma perspectiva democrática, é correto afirmar que:
I.  A equipe de coordenação escolar tem por função articular todo o trabalho em torno da gestão da escola como elemento de fiscalização e de controle formal e burocrático.
II.  Na busca de reinvenção da escola e da consolidação da gestão democrática, os conselhos de escola representam uma das formas de participação da comunidade, dos alunos, dos professores e da equipe diretiva na instituição.
III.  A gestão democrática, como princípio de organização dos sistemas de ensino, está contemplada na Constituição Federal e na LDB. 
Dentre as afirmativas estão corretas:
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	 
	Estão corretas as apenas as questões II e III
	
	Estão corretas apenas as questões I e III
	
	Estão corretas apenas as questões I e II
	
	Está correta apenas a questão I
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202089219)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O diretor de uma escola contratou um consultor, especialista na redação de regimentos e projetos pedagógicos, para a elaboração do projeto de sua escola. Esta prática não condiz com a LDB 9.394/96 porque:
		
	
	a legislação proíbe a elaboração de documentos da escola por assessores sem vínculos profissionais com a mesma.
	
	a elaboração do projeto pedagógico é atribuição exclusiva dos docentes que atuam na unidade escolar, que são incentivados a participar.
	 
	a iniciativa contradiz a gestão democrática, a autonomia institucional, a participação dos profissionais da escola e dos membros da comunidade.
	
	a redação do projeto é uma atividade de cunho burocrático que só adquire sentido quando sai do papel para a prática.
	
	o projeto pedagógico deve ser construído a partir de uma base comum nacional, onde estão previstas as diretrizes gerais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.