Buscar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Prévia do material em texto

Responsabilidade Social e Meio Ambiente – Aula 1
1-Analise a figura a seguir. Ela representa os vários níveis tróficos.
Trata-se de um processo chamado:
Escolher uma resposta. 
	
	a. Biodiversidade. 
	
	
	b. Equilíbrio sustentável 
	
	
	c. Biosfera. 
	
	
	d. Biota. 
	
	
	e. Cadeia alimentar. 
	
Resposta correta: Cadeia alimentar. 
2- São considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Os manguezais no litoral pernambucano. 
	
	
	b. Uma aeronave brasileira. 
	
	
	c. O Rio Guaíba, em Porto Alegre. 
	
	
	d. O Pantanal mato-grossense. 
	
	
	e. A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. 
	
Resposta correta: O enunciado da questão pede que se escolha a alternativa incorreta. Nesse caso, uma aeronave brasileira.
3-Analise a figura a seguir. Ela demonstra um movimento que permite a renovação da vida no planeta Terra.
Fonte: SóBiologia (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia27.php). Acesso em: 22 mar. 2011.
A figura refere-se: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Ao sequestro de carbono. 
	
	
	b. Ao processo de formação dos lençóis freáticos. 
	
	
	c. Aos serviços socioambientais. 
	
	
	d. Aos serviços de provisão. 
	
	
	e. Ao ciclo biogeoquímico da água. 
	
4- (Adaptada de FGV 1996)
Biodiversidade, ou diversidade biológica, é um tema bastante atual e importante para o Brasil, pois abre excelentes perspectivas de acesso às modernas tecnologias, além de oportunidades para troca de experiências e intercâmbio com a comunidade científica internacional de diversos níveis.
Ampliam tais perspectivas, o fato de o Brasil estar entre os cinco primeiros países que possuem a maior variedade de organismos vivos, comunidades e ecossistemas. 
Assinale a alternativa que define biodiversidade:
Escolher uma resposta. 
	
	a. Biodiversidade é o conjunto das espécies que vivem no ecossistema aquático. 
	
	
	b. Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de plantas existentes na Terra. 
	
	
	c. Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de animais que habitam o planeta. 
	
	
	d. Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos que compõem a vida na Terra. 
	
	
	e. Biodiversidade é o conjunto integrado dos ecossistemas terrestres e aquáticos.de seres vivos que compõem a vida na Terra. 
	
5-(Adaptada de ENEM 2005)
Há quatro séculos, alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos. 
Com base nos fatos relatados, pode-se afirmar que:
Escolher uma resposta. 
	
	a. A introdução desses animais domésticos trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico na Ilha da Trindade. 
	
	
	b. O ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado devido à introdução de espécies exóticas à ilha, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos, o que gerou impactos negativos ao ecossistema original. 
	
	
	c. Após um período de adaptação, a tendência do ecossistema é o equilíbrio entre as condições originais e os elementos biótico ou abiótico que foram introduzidos. 
	
	
	d. A principal alteração do ecossistema foi a presença dos humanos, pois animais nunca desequilibram o ecossistema. 
	
	
	e. O desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os ovos de tartarugas e cabritos pequenos. 
	
6- (Adaptada de UEMS 2005)
Assinale a alternativa correta em relação ao fluxo de energia em um ecossistema:
Escolher uma resposta. 
	
	a. A energia disponível para o nível trófico posterior será sempre menor do que a energia recebida pelo nível trófico anterior. 
	
	
	b. A energia de um ecossistema é produzida pelos consumidores primários e devolvida ao ambiente pela ação dos decompositores. 
	
	
	c. A energia de um ecossistema entra na forma de energia luminosa, sendo convertida em energia química e, posteriormente, reciclada. 
	
	
	d. No processo de transformação, a quantidade de energia disponível tende a se acumular e aumentar à medida que é transferida de um nível trófico para outro 
	
	
	e. A energia do Sol é capturada pelos organismos vivos, que a transformam em energia química, elétrica e mecânica. 
	
Aula 2
1-O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo. Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é incorreto afirmar que: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda não disponíveis atualmente. 
	
	
	b. As estruturas urbanas devem ser revistas para introdução de construções sustentáveis, sejam residenciais, comerciais e industriais 
	
	
	c. O setor de transporte precisará ser reformulado, pois, da forma como está, não é sustentável. 
	
	
	d. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia. 
	
	
	e. Há necessidade de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica, a geotérmica, a das ondas e marés. 
	
2-(Feevale 2007) 
Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas para reduzir a emissão de gases poluentes. Desde o século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevação da temperatura em todo o planeta, o chamado aquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.
Escolher uma resposta. 
	
	a. clorofluorcarbono (CFC) – camada de ozônio – climáticas. 
	
	
	b. metano (CH4) – camada de ozônio – climáticas. 
	
	
	c. clorofluorcarbono (CFC) - dióxido de carbono (CO₂) – químicas 
	
	
	d. dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas. 
	
	
	e. oxigênio (O₂) – camada de ozônio – químicas. 
	
3-
Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03.
"A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se multiplica e causa infecções em seu habitat. "Nessa relação, há quatro estágios possíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição do hospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuoentre hospedeiro e invasor", diz. (Gaia – cura para um planeta doente. Disponível em:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263492.shtml. Acesso em: 27 mar. 2011.)
Analise as seguintes afirmativas:
I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, a sociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol da sustentabilidade.
II) A preocupação maior das políticas governamentais deve ser em relação aos terroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.
III) Somente uma gestão pública integrando pessoas e recursos financeiros e naturais poderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.
Estão corretas as afirmativas:
Escolher uma resposta. 
	
	a. Somente I e II. 
	
	
	b. Nenhuma das alternativas. 
	
	
	c. Somente I e III. 
	
	
	d. I, II e III. 
	
	
	e. Exclusivamente II e III. 
	
4-A partir da leitura a respeito da instituição ASA, responda à questão a seguir.
A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) é um fórum de articulação política da sociedade civil, que surgiu em 1999 e congrega atualmente cerca de 750 entidades de diversos segmentos, as quais atuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro.
Essa região abrange onze estados carentes de água, cuja população, muitas vezes, consome água contaminada, o que pode levar as pessoas à morte. Para melhorar a qualidade de vida da população, as organizações participantes da ASA elaboraram o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) e criaram a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas, com sede em Pernambuco, com o objetivo de construir um milhão de cisternas para armazenar água da chuva e beneficiar cinco milhões de pessoas que sofrem com a falta de água potável. Trabalham nesse programa cerca de cinco mil voluntários, nas comissões municipais e comunitárias. Essas comissões são responsáveis pela distribuição do material de construção e pela organização dos trabalhos coletivos e do monitoramento das ações. 
(Adaptado do site http://objetivosdomilenio.org.br/casos/
Que objetivo do milênio o P1MC poderá alcançar com esse tipo de ação?
Escolher uma resposta. 
	
	a. Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente. 
	
	
	b. Desenvolver a educação básica e conscientização. 
	
	
	c. Erradicar a miséria e a fome. 
	
	
	d. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. 
	
	
	e. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres. 
	
5-A Vale Fertilizantes, após dois anos da implementação do projeto de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), conseguiu reduzir em 80% a emissão de óxido nitroso (N₂O) gerado nas unidades de produção de ácido nítrico de dois de seus complexos industriais em Cubatão (SP). Em acordo com a política internacional de comércio de créditos de carbono, recebeu este mês o equivalente a 135.663 créditos de carbono (CER – Certificado de Redução de Emissões). A Vale Fertilizantes, pioneira nesse processo no polo de Cubatão, planeja aplicar o montante arrecadado com os créditos de carbono em projetos de melhoria do desempenho ambiental das suas unidades produtivas. 
(Vale Fertilizantes recebe primeiros créditos de carbono. 28 jan. 2011. Disponível em: http://www.anapa.com.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&catid=39%3Anoticias&id=4958%3A28012011-vale-fertilizantes-recebe-primeiros-creditos-de-carbono&Itemid=77&lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2011.)
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa incorreta a respeito dos créditos de carbono:
Escolher uma resposta. 
	
	a. Os créditos de carbono são certificados que são emitidos a empresas ambientalmente responsáveis que conseguem reduzir a emissão de gases do efeito estufa no ambiente. 
	
	
	b. Quando um país compra créditos de carbono de outro que libera pouco carbono, garante o direito de continuar emitindo, no ambiente, gases que contribuem para o efeito estufa, anulando as metas de redução acordadas no Protocolo de Kyoto. 
	
	
	c. Com os recursos financeiros oriundos da venda dos créditos de carbono, a Vale poderá revertê-los em benefício de projetos sociais ou melhoria do desempenho ambiental. 
	
	
	d. Os países ou indústrias que não conseguem atingir as metas de reduções de emissões, tornam-se compradores de créditos de carbono, o que é permitido pelo Protocolo de Kyoto. 
	
	
	e. O objetivo do mercado de créditos de carbono é estimular investimentos em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e em eficiência energética. 
	
6-Quando falamos em gases de efeito estufa e mudanças climáticas, em geral o dióxido de carbono recebe mais atenção, por ser emitido em maior quantidade na atmosfera.
O que todos os gases-estufa têm em comum é que eles permitem a entrada de luz solar na atmosfera, mas absorvem parte da radiação infravermelha que deveria sair do planeta. Com isso, o ar se aquece.
A existência de certa quantidade de gases de efeito estufa é benéfica. Sem eles, a temperatura média da Terra ficaria por volta de 18ºC negativos – ou seja, nada agradável. Os gases-estufa ajudam a manter a superfície da Terra a uma temperatura mais agradável – por volta de 15ºC. No entanto, por conta das concentrações cada vez maiores de gases-estufa produzidos pelo homem na era moderna, estamos elevando a temperatura média do planeta e criando as perigosas mudanças climáticas. O CO2, em geral, é considerado o principal culpado, pois responde por 80% do total das emissões de gases-estufa. 
Quando queimamos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), seja em casa, seja em carros, fábricas ou usinas elétricas, quando cortamos ou queimamos florestas, ou ainda quando produzimos cimento, liberamos CO2 na natureza. (GORE, Albert. Uma verdade inconveniente – o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Barueri: Manole, 2006, p. 28). 
De acordo com o texto de Al Gore, NÃO se pode deduzir que: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. Todos os gases-estufa absorvem a radiação infravermelha e contribuem para o aquecimento da superfície da Terra. 
	
	
	b. O efeito estufa decorre principalmente da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento de parte das calotas polares e mudanças climáticas. 
	
	
	c. O efeito estufa é um processo natural, mas com o aquecimento global provoca desequilíbrio no planeta. 
	
	
	d. O dióxido de carbono (CO2) é o único gás do efeito estufa responsável pelo aquecimento global. 
	
	
	e. Os gases do efeito estufa não são totalmente prejudiciais à sociedade humana e ao planeta. 
	
AULA 4
1 (Adaptado de ANTT 2008)
A questão da responsabilidade social é inerente às organizações. Muitas empresas estão publicando espontaneamente seus balanços sociais, evidenciando a responsabilidade social corporativa.
Sobre o balanço social, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta. 
	
	a. É uma ferramenta de uso interno para autoavaliação do desempenho e acompanhamento das práticas de responsabilidade social corporativa. 
	
	
	b. É um indicador de sustentabilidade para avaliar produtos, serviços e processos sociais que são reconhecidos como líderes empresariais. 
	
	
	c. É uma ferramenta de uso interno em que a empresa faz o controle dos gastos e investimentos relacionados às ações de responsabilidade social corporativa. 
	
	
	d. É o documento que avalia a situação da empresa na dimensão social, registrando realizações no campo da educação, cultura e qualidade de vida. 
	
	
	e. É o processo que direciona a atividade para uma finalidade desejada, reduzindo custos e melhorando o fluxo dos processos de trabalho. 
	
Question 2 
Afirmação 1 – Um indicador de sustentabilidade, quando utilizado em conjunto com outros, pode aumentar a qualidade da informação.
Afirmação 2 – Dependendo da forma como as informações são cruzadas, possibilitam análise sistêmica de um contextoorganizacional. Analisando as duas afirmações acima citadas, conclui-se que: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
	
	
	b. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
	
	
	c. As duas afirmações são falsas. 
	
	
	d. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
	
	
	e. As informações não possuem relação uma com a outra. 
	
Question 3 
São considerados indicadores de sustentabilidade corporativa:
Indicador ISE-Bovespa.
Indicador Ethos.
Indicador de governança corporativa.
Dow Jones Index.
Indicador shareholder. 
Estão corretos, apenas, os itens citados em:
Escolher uma resposta. 
	
	a. II, III e IV. 
	
	
	b. II, III e V. 
	
	
	c. I, II e IV. 
	
	
	d. I, III e V. 
	
	
	e. II, IV e V. 
	
Question 4 
Sobre os fatores críticos para a sustentabilidade, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a opção correta. 
( ) Quando um caminhão carregado de combustível provoca um acidente, derramando o produto, que infiltra no solo, estamos diante de um exemplo de degradação ambiental.
( ) As necessidades dos consumidores de baixa renda e das camadas sociais menos favorecidas devem ser repensadas pelas indústrias quanto ao desenvolvimento sustentável.
( ) Programas e políticas públicas devem impedir a promoção de uma efetiva redistribuição de renda a fim de que as camadas excluídas da sociedade possam melhorar a qualidade de vida.
( ) O consumo na sociedade industrial provoca impactos financeiros não somente aos consumidores, mas também gera impactos econômicos devido às tecnologias que representam altos custos.
( ) Muitas vezes o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, sendo que este último depende do consumo crescente de energia, podendo levar ao esgotamento dos recursos naturais. 
A sequência correta das afirmativas é: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. V, F, V, F e V. 
	
	
	b. V, V, F, V e V. 
	
	
	c. F, F, F, V e V. 
	
	
	d. V, V, V, V e V. 
	
	
	e. V, F, F, F e V. 
	
Question 5 
Notas: 1 
Nem todas as organizações inovadoras são sustentáveis. A urgência da responsabilidade social e ambiental, imposta pela crise ambiental que coloca todos os setores da sociedade mundial em alerta, torna ainda mais importante a discussão sobre o papel da inovação nas instituições. 
Com relação à inovação para a sustentabilidade,
É importante a busca de tecnologias para a substituição de processos, equipamentos e infraestrutura atuais por correspondentes mais seguros do ponto de vista ambiental e social.
Os mercados tendem a desvalorizar a cada dia os progressos sociais e ambientais do setor privado, juntamente com o preço e a qualidade, o que torna o desafio para o sucesso da inovação cada vez menos complexo.
Produtos e serviços devem agregar valor às pessoas e às empresas, estimulando seu capital intelectual e contribuindo positivamente para a sociedade.
É importante que exista a integração da sustentabilidade e da inovação tanto na estratégia, quanto no negócio e na prática de sobrevivência de uma empresa.
Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.
Estão corretas, apenas, as afirmativas citadas em: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. I, II e IV. 
	
	
	b. II, III e IV. 
	
	
	c. II, III e V. 
	
	
	d. I, III e V. 
	
	
	e. I, III, IV e V. 
	
Acerca da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no Brasil, analise as seguintes afirmativas: 
A cultura organizacional brasileira dá pouca importância a práticas dessa natureza.
O aumento de organizações que disseminam esse tema demonstra a evolução de práticas relacionadas à RSE.
Para ser competitiva no mercado, pouco importa se uma organização pratica ou não a RSE. 
A participação no mercado tende a se ampliar quando uma organização aplica a RSE.
O sucesso deve ser pautado apenas no desempenho financeiro empresarial.
A principal preocupação da dimensão ambiental está nos impactos da empresa sobre o meio ambiente. 
Estão corretas, apenas, as afirmativas: 
Escolher uma resposta. 
	
	a. I, II e IV 
	
	
	b. I, II, III, IV e VI. 
	
	
	c. I, III e VI. 
	
	
	d. I, II, IV e VI. 
	
	
	e. II, IV e VI.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes