Buscar

CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL - QUESTOES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

REVISÃO DE CONTEÚDO
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA ORAL- 2014
MÓDULO I- CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL
Qual a importância das seguintes organelas celulares: mitocôndrias, retículo endoplasmático liso, rugoso e aparelho de Golgi?
A importância da mitocôndrias é a fonte de energia celular para metabolismo dessa célula, fonte de síntese de ATP. Reticulo endoplasmático liso, síntese de lipídeos. Reticulo endoplasmático rugoso, síntese de substancia (proteínas, aminoácidos, enzimas) . Aparelho de golgi, fosforilação, complementar o produto sintetizado, armazena esse produto e libera. 
Do que é constituída a membrana celular?
A membrana celular, é constituída de duas camadas de fosfolipídios, proteínas que vão produzir a adesão das duas camadas de fosfolípides e transmembrana.
Qual a importância atual da matriz extracelular?
A importância atual da matriz extracelular, é veicular nutrientes de células (tanto do tecidos conjuntivos como outros) , proteção, serve para levar sinalização de célula para célula, armazenagem de nutrientes e eletrólitos.
O que representam as integrinas e agrecanas?
São proteínas da membrana, que vão ligar o meio externo (matriz extracelular) com o meio intracelular celular, são proteínas transmembranas, que possuem receptores específicos para receber sinalização ou indução.
O que é uma proteína trans membrana?
A proteína trans membrana é uma molécula proteica que se encontra na membrana citoplasmática, com uma extremidade no meio interno celular e outra extremidade voltada para matriz extracelular.
O que é sinalização ou indução celular?
Sinalização ou indução é a capacidade que a célula possui de levar uma diferenciação de outra célula ou de si mesma.
O que é competência celular?
Competência celular é a capacidade de receber estímulos ou sinalização especificas de uma célula que transferida através do citosol ao núcleo celular.
Quais as respostas esperadas de uma indução celular?
As respostas esperadas é o estimulo de sobrevivência, proliferação, alteração de forma, produção de substancia e mudança de função. 
Qual a diferença de apoptose e citólise?
A apoptose, morte programada, essa célula recebe sinalização de cumpri todas as suas funções e não recebeu uma nova sinalização, como consequência a uma degeneração da célula porém sem o rompimento da membrana citoplasmática. A citólise, morte celular provocada por uma agressão onde a célula não é capaz de responder favoravelmente o agressor, ela rompesse liberando organelas para matriz extracelular e ocorre a fagocitose através de outra célula.
O que é uma indução autócrina e parácrina?
A autócrina é quando a célula se auto sinaliza mesmo que essa sinalização tenha que ser liberada na matriz extracelular. A parácrina é a capacidade de uma célula induzir ou sinalizar outra célula que não seja ela mesma.
O que é capacitação do espermatozoide e quando isso acontece?
A capacitação do espermatozoide promove a capacidade do espermatozoide se movimentar nos úteros e nas trompas uterinas a fim de atingir os ovócitos liberados. Isso ocorre após o coito a uma liberação do espermatozoide no colo uterino.
O que é um ovócito secundário pronto para ser fecundado?
É um ovócito maduro liberado pelo ovário quando sofreu a segunda divisão meiótica que não se completa e para na etapa de metáfase, se ele não for fecundado será liberado com a menstruação.
O que é clivagem ou segmentação?
É a primeira fase do desenvolvimento do embrião, após a fecundação e estabelecimento do numero diploide de cromossomos, portanto corresponde a primeira divisão mitótica, após a fecundação. O resultado são células iguais, com o mesmo numero de cromossomos, chamadas blastômeros. 
Como ocorre a formação do blastocisto inicial?
A mórula entra na cavidade uterina e é penetrada por fluido uterino, formando um aglomerado de células na porção superior e uma cavidade embaixo chamada blastocisto (4º dia).
Por que é necessária a formação do trofoblasto e embrioblasto no quinto dia pós-fecundação?
A formação do embrioblasto é importante pois vai dar origem ao disco embrionário (toda a formação do embrião). E o trofoblasto vai dar origem ao citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto, é promover o inicio da nidação.
Qual o objetivo principal da blastulação?
A blastulaçao começa no 4º dia e vai até 11º dia, tem como objetivo a formação do disco bidermico a partir do embrioblasto. Formam também, saco vitelino primário que depois passa a ser o saco vitelino secundário, formação da cavidade amniótica e formação do pedúnculo do embrião.
Como ocorre a nidação?
A nidação ocorre por formação de enzimas no sinciciotrofoblasto que vão erodir o epitélio do endométrio a fim de permitir uma implantação gradual do concepto dentro da parede posterior da uterina.
Qual a importância do aparecimento da cavidade amniótica e diminuição do saco vitelino primário?
A importância da cavidade amniótica os amnioblastos passam a produzir o liquido amniótico rico em nutrientes para nutrir as células do disco embrionário. A diminuição do disco vitelino primário (8º e 9º dia) ocorre pois vai ter que ser removida, porque não é pertencente ao embrião.
Como se encontra o concepto ao término da blastulação?
O objetivo da blastulação é o disco bidermico, esse disco se encontra estabelecido com hepiblasto e hipoblasto, cavidade amniótica em franca expansão, saco vitelino secundário estabelecido, desenvolvimento do mesoderma extraembrionário, ocorre também a formação do pedúnculo do embrião e do saco coriônico, nidação completa, circulação uteroplacentária estabelecida e formação das vilosidades coriônicas secundarias. 
Qual o objetivo principal da gastrulação?
Formação do disco tridermico com ectoderma, mesoderma e endoderma embrionário.
Como surge a linha primitiva e qual sua importância?
A linha primitiva surge de proliferação de células hepiblasticas, para formação media e caudal do disco bidermico, ela se desenvolve na porção dorsal do embrião e apartir da membrana croacal. A importância da linha primitiva é que em sua extremidade cefálica a fosseta primitiva que permite que células hepiblasticas penetrem entre o hepiblasto e o hipoblasto do saco vitelino para formar o mesoblasto e substituir a células do hipoblasto do saco vitelino em hipoblasto embrionário.
Como se origina o mesoblasto e hipoblasto embrionário?
Eles se originam através da penetração de células hepiblasticas entre a fosseta primitiva,entre o hepiblasto e hipoblasto do saco vitelino originando entre ambos o mesoblasto e substituído as células do hipoblasto do saco vitelino em hipoblasto embrionário (todos de origem ectodérmica = 1º folheto embrionário)
Do que se constitui o disco tridérmico?
Ectoderma, mesoderma e endoderma .
O que a placa pré-cordal e membrana cloacal?
Áreas de fusão do hepiblasto e hipoblasto da porção cefálica (placa pré-cordal) e na porção caudal (membrana cloacal),onde não a penetração de mesoblasto. Representa as extremidades cefálica e caudal do tubo digestivo (boca e anus).
Quando e a partir do que se forma o tubo neural?
Apartir do 18º pós fecundação, iniciasse por indução na notocorda sobre as células ectodérmicas para formar da placa neural.
Qual a importância da notocorda e das células ectomesenquimais?
A notocorda surge do mesoderma para depois formar a notocorda, ela então passa a ser o primeiro agente indutor do embrião. A sua importância é que representa o agente de indução da formação do tubo neural e cristas neurais. 
As células ectomesenquimais se formam apartir das dobras neurais (ectoderma presente nas extremidades superiores do sulco neural) de origem portando ectodérmica (formasse quando da fusão do sulco neural para formar o tubo neural e logo acima dele entre o tubo neural e o ectoderma). As células ectomesenquimais são formadas na crista neural e corresponde ao 2º agente indutor do embrião, migram no mesequima (mesoderma) e tem por alvo induzir ectoderma para formação da face e dentes e por fim as células vão receber indução e se diferenciar em odontoblastospara formar dentina.
O que vem a ser as cristas neurais?
As cristas neurais, é uma massa de origem ectodérmica formada apartir de indução da notocorda sobre as células das dobras neurais, se dividem bilateralmente para formar os gânglios nervosos mais também dão origem as células ectomesenquimais (2º agente indutor) que seram liberadas para um mesenquima para induzir celular ectodérmicas.
Quais os eventos que acontecem no 18º dia pós-fecundação?
Neurulação ou formação do tubo neural e formação cardiogênicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes