Buscar

Simulado de Filosofia e ÉticaI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0666_SM_201301613827 V.1 
	
	Aluno(a): BENIGNA SANTA NEGREIROS BEZERRA
	Matrícula: 201301613827 
	Desempenho: 1,0 de 8,0
	Data: 30/09/2013 15:53:44 (Finalizada)
	
 1a Questão (Ref.: 200825947021)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre o período pré-socrático ou cosmológico é incorreto afirmar: 
		
	
	O fundo eterno, perene, imortal, de onde tudo nasce e para onde tudo volta é invisível para os olhos do corpo e visível somente para o olho do espírito, isto é, para o pensamento, onde tudo brota e para onde tudo retorna é o elemento primordial da Natureza e chama-se physis. 
	
	A pluralidade conflituosa de opiniões e interesses levou seus adversários e partidários de uma política aristocrática, na qual somente algumas opiniões e interesses teriam o direito para valer para o restante da sociedade.
	
	Afirma que não existe criação do mundo, isto é, nega que o mundo tenha surgido do nada. Isto significa que o mundo, ou a Natureza, é eterno e que no mundo, ou na Natureza, tudo se transforma em outra coisa sem jamais desaparecer, embora a forma particular que uma coisa possua desapareça com ela, mas não sua matéria. 
	
	A physis é a Natureza eterna e em perene transformação.
	
	Há uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, de modo que, ao explicar a Natureza, a Filosofia também explica a origem e as mudanças dos seres humanos.
	
	 2a Questão (Ref.: 200825946998)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O objetivo de sua moral é chegar à ataraxia, a ausência total de perturbação do espírito. Tal ideal originou a noção de ascese que consiste no aperfeiçoamento da vida espiritual por meio de práticas de mortificação do corpo, como jejum, abstinência e flagelação. O ideal ascético foi muito bem aceito pelo cristianismo medieval, que via no sofrimento uma forma de aproximação com Cristo. Que ideal é esse? 
		
	
	ideal instrumental 
	
	ideal epicurista 
	
	ideal hedonista
	
	ideal estóico 
	
	ideal platônico 
	
	 3a Questão (Ref.: 200825947015)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre a physis é incorreto afirmar: 
		
	
	Embora a physis seja imperecível, ela dá origem a todos os seres infinitamente variados e diferentes do mundo, seres que, ao contrário do princípio gerador, são perecíveis ou mortais.
	
	A physis é a Natureza eterna e em perene transformação. 
	
	é o mesmo que arqué (ou elemento primordial).
	
	O movimento do mundo chama-se devir e o devir segue leis rigorosas que o pensamento conhece.
	
	A mudança - nascer, morrer, mudar de qualidade ou de quantidade - chama-se Movimento e o mundo está em movimento permanente.
	 4a Questão (Ref.: 200825947004)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A felicidade correspondia ao domínio do poder político.Os sábios e retóricos gregos do século V a.C, que vendiam seus ensinamentos filosóficos, atuando como professores, rejeitaram o fundamento religioso da moral, considerando que os princípios morais são resultado das convenções sociais. Estamos falando... 
		
	
	dos neoplatônicos 
	
	dos sofistas
	
	de Sócrates 
	
	de Platão 
	
	dos pré-socráticos
	
	 5a Questão (Ref.: 200825946976)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre as Ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas, não podemos afirmar que... 
		
	
	as coisas que existem por si mesmas e em si mesmas, independentes de nossa ação fabricadora (técnica). 
	
	é o estudo das formas gerais do pensamento, sem preocupação com seu conteúdo. 
	
	não tendo sido feitas pelos homens, só podem ser contempladas por eles.
	
	estudam coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações. 
	
	as coisas que existem por si mesmas e em si mesmas, independentes de nossa ação moral e política. 
	
	 6a Questão (Ref.: 200825946992)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Se a polis e as leis são convenções humanas, podem mudar, se mudarem as circunstâncias. A justiça será permitir a mudança das leis sem que isso destrua a comunidade política, e a única maneira de realizar mudanças sem destruição da ordem política é o debate para chegar ao consenso, isto é, a expressão pública da vontade da maioria, obtida pelo voto. Tal pensamento é próprio 
		
	
	dos sofistas. 
	
	de Sócrates.
	
	dos Pré-socráticos. 
	
	de Platão. 
	
	de Aristóteles. 
	
	 7a Questão (Ref.: 200825947123)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A partir da bibliografia adotada, o livro de Marilena Chauí, quais são as ideias que são vinculadas ao pensamento grego emergente? São elas, exceto: 
		
	
	A ideia de que as práticas humanas, isto é, a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem da vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional, de nossas preferências, obedecem as imposições misteriosas e incompreensíveis, que lhes teriam sido feitas por forças secretas, invisíveis, sejam elas divinas ou naturais, e impossíveis de serem conhecidas.
	
	A ideia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. 
	
	A ideia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis, regras e normas universais e necessárias, segundo as quais podemos distinguir o verdadeiro do falso. 
	
	a ideia das práticas humanas, a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem de uma vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional, de nossas preferências, são guiadas por um princípio que está fora do alcance da razão. 
	
	a ideia de natureza, a ideia de leis universais e necessárias da natureza obedecem a leis e princípios necessários e universais. 
	
	 8a Questão (Ref.: 200825947001)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Qual é a diferença entre os sofistas de um lado, e Sócrates e Platão, de outro? 
		
	
	Os sofistas não aceitam a validade das opiniões e das percepções sensoriais e, enquanto Sócrates e Platão consideram fonte de erro, mentira e falsidade, formas imperfeitas do conhecimento que nunca alcançam a verdade plena da realidade. 
	
	Ambos se fiam na opinião, nas percepções e imagens sensoriais para chegar ao conhecimento verdadeiro.
	
	Ambos acreditam no poder de persuasão como critério de verdade. 
	
	Sócrates e Platão aceitam a validade das opiniões e das percepções sensoriais e, enquanto os sofistas consideram fonte de erro, mentira e falsidade, formas imperfeitas do conhecimento que nunca alcançam a verdade plena da realidade.
	
	Os sofistas aceitam a validade das opiniões e das percepções sensoriais e, enquanto Sócrates e Platão consideram fonte de erro, mentira e falsidade, formas imperfeitas do conhecimento que nunca alcançam a verdade plena da realidade.
	
	 9a Questão (Ref.: 200825929058)
	
	Conceitue Etica e Moral:
		
	
	Compare com a sua resposta: Moral : É um sistema de normas, princípios e valores que regula o comportamento individual e social dos homens. O domínio moral abrange valores que têm o poder de regular, em qualquer momento da história, as ações dos homens em sociedade. ÉTICA - é quem explica e investiga uma determinada realidade ao formular conceitos sobre a mesma, para que possamos decidir como devemos nos orientar numa situação e justificarmos a decisão tomada. 
	
 10a Questão (Ref.: 200825929057)
	
	Relate como eram as condições do proletariado na Idade Media e antes da Revolução Industrial
	
	
	Compare com a sua resposta: As Condições subumanas de vida marcam a existência do proletariado, permeadas por extensas jornadas de trabalho de dezesseis a dezoito horas, sem quaisquer direitos trabalhistas; crianças e mulheres tornam-se mão-de-obra necessária e barata. Miséria, sofrimento e insegurança marcam a existência dos novos operários fabris. Diante dessas circunstâncias, compreendemos a proliferação de comportamentos morais individualistas e egoístas que animam as relações sociais burguesas

Outros materiais