Buscar

AEP cap 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Thays Fernanda Suci Moya Requena RA: 1208242-2
FONTANA, R.; CRUZ, N. da. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997, cap. 05. p. 57-68: ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Considerando o texto referido, responda as questões abaixo:
Em que se baseia a Abordagem histórico-cutural?
R: O interesse em explicar como se formam, ao longo da história do homem, as características tipicamente humanas do seu comportamento e como elas se desenvolvem em cada indivíduo constitui a base da abordagem histórico-cultural em psicologia.
O princípio orientador da abordagem de Vygotsky é a dimensão sócio-histórica do psiquismo. Segundo esse princípio, como se formam as características tipicamente humanas?
R: De acordo com este princípio, tudo o que é especificamente humano e distingue o homem de outras espécies origina-se de sua vida em sociedade. Sues modos de perceber, de representar, de explicar e de atuar sobre o meio, seus sentimentos em relação ao mundo, ao outro e a si mesmo, enfim seu funcionamento psicológico, vão se constituindo nas suas relações sociais.
Segundo essa teoria, é possível afirmar que a criança nasce num mundo natural? Justifique sua resposta.
R: Não, porque não existe uma relação de adaptação do organismo ao meio.
Defina instrumento e discorra sobre a sua importância para a espécie humana.
R: Instrumento pode ser considerado tudo aquilo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação. Os instrumentos acabam transformando o próprio comportamento humano, que deixa de ser uma ação direta sobre o meio controlado apenas pela relação entre necessidades de sobrevivência e o ambiente. Desta forma, o instrumento é importante para espécie humana porque ele amplia os modos de ação naturais do homem e seu alcance.
Defina signo, estabeleça a distinção entre signo e instrumento e dê exemplos da presença dos signos e instrumentos em nosso cotidiano. 
R: Vygostsky faz uma comparação do signo ao instrumento - instrumento psicológico. Tudo que é usado pelo homem para representar, evocar ou tornar presente o que está ausente constitui um signo: a palavra, o desenho, os símbolos.
Defina internalização e discorra sobre a importância das relações sociais para o desenvolvimento infantil. 
R: a partir de suas relações com o outro, a criança reconstrói internamente as formas culturais de ação e pensamento, assim como as significações e os usos da palavra que foram com ela compartilhada. A esse processo interno de reconstrução de uma operação interna, Vygotsky dá o nome de internalização. Por tanto é o grupo social que, por meio da linguagem e das significações, possibilita o acesso a formas culturais de perceber e estruturar a realidade.
Explique como se dá o desenvolvimento da função psicológica humana.
R: A função psicológica se desenvolve em dois planos: primeiro, no da relação individuo e, depois, no próprio individuo. O processo de desenvolvimento vai do social para o individual.
Em seus experimentos, Vygotsky se interessava pelas respostas dadas pelas crianças ou pelos modos e condições em que elas elaboravam tais respostas? Explique. 
R: O objetivo fundamental era o de estudar o processo de constituição da atividade mediada. Para Vygotsky interessava investigar os modos como a criança utilizava os signos para executar tarefas; os modo de participação do outro na resolução dessas tarefas; e os modos como a própria situação estimuladora ia sendo ativamente modificada no processo de resposta a ela. Nessas condições, os dados fundamentais do experimento não eram as respostas dadas pelas crianças, e sim os modos pelos quais elas chegavam às respostas e as condições em que elas elaboravam.
Qual era o papel do observador nos estudos desenvolvidos por Vygostsky?
R: O experimentador era mais que um mero observador, ele era mediador da elaboração da criança. Sua participação constituía um dos dados da pesquisa. Ele interagia com a criança, acolhendo suas duvidas e comentários, propondo a ela caminhos alternativos e materiais que pudessem ser utilizados para a solução da situação-problema. Também conversava com a criança sobre a solução encontrada, para ouvir dela a explicação de como ela chegou a solução do problema.
Leia o relato do experimento desenvolvido por Leontiev (p. 62, § 4º até p. 63, § 6º) e comente as conclusões a que ele chegou com esse experimento. 
R: Para estudar como um elemento auxiliar externo pode controlar e direcionar a atenção da criança, Leontiev utilizou o jogo das palavras proibidas. O pesquisador participava do jogo fazendo perguntas às crianças, que deveriam responder sem utilizar determinadas palavras. Num segundo momento ele fazia as mesmas perguntas, mas entregava cartões coloridos para as crianças utilizarem nas respostas como quisessem. Algumas não usavam o cartão, outras separavam as cores proibidas e consultavam antes de responder a pergunta, diminuindo o número de erros. Esse resultado foi interpretado como um indicador de que elementos mediadores externos (cartões) incorporados à atividade da criança, ampliavam sua capacidade de atenção e memoria, possibilitando a ela ter maior controle voluntario de sua própria atividade.
Como Vygotsky compreende a relação desenvolvimento e aprendizagem?
R: Embora aponte diferenças entre aprendizado e desenvolvimento, Vygotsky considera que esses dois processos caminham juntos desde o primeiro dia da vida da criança e que o aprendizado suscita e impulsiona o desenvolvimento.
Como Vygotsky concebe a educação?
R: É o desenvolvimento artificial da criança. Ela é o controle artificial dos processos de desenvolvimento natural. Reestrutura de modo fundamental todas as funções do comportamento.
Qual foi a crítica que Vygotsky fez à psicologia de sua época?
R: Vygotsky critica os psicólogos de sua época por levarem em consideração apenas as tarefas e as atividades que a criança era capaz de realizar sozinha, sem ajuda de outras pessoas. Pois assim sendo, os psicólogos apreendiam apenas o nível de desenvolvimento real da criança, voltam-se para o passado, ou seja, processos já concluídos. Nesse contexto deixa-se de lado o aprendizado e as condições sociais de produção no processo de desenvolvimento.
Qual a proposta de Vygotsky para superar a psicologia de sua época?
R: : A proposta de Vygotsky era que os psicólogos trabalhassem também com os indicadores de desenvolvimento proximal que revelariam a ajuda do outro para serem realizados. Esses indicadores seriam as soluções que a criança consegue atingir com a orientação e a colaboração de um adulto ou outra criança.
Porque colocar a criança em ambientes informadores e estimuladores não é o suficiente para que ela a aprenda e se desenvolva?
R: Porque o mero contato com o conhecimento ou a imersão em ambientes estimuladores não supre o indivíduo instrumental que ela não tem para organizar ou recriar sozinha o processo cultural.
Compare e diferencie a aprendizagem formal (escolar) da aprendizagem informal (familiar), considerando a visão que Vygotsky tem da escolarização.
R: Na aprendizagem formal, acriança tem contato com o sistema de leitura, escrita, de contagem, mensuração, conhecimentos acumulados e organizados pelas diversas disciplinas científicas. E durante essa aprendizagem que a criança realiza a reelaboração dos conhecimentos já acumulados por meio da relação de cognição consigo e com o mundo. Na escola as condições se modificam, os conhecimentos são intencionais e planejados, além de serem organizados segundo uma lógica que ela deverá aprender. Nesse ambiente, a professora acompanha o aluno, orienta sua atenção, destaca os elementos de estudo considerados relevantes, demonstra como utilizar certos procedimentos, ajuda na analise de situações, entre outros. Na aprendizagem informal, a criança também aprende elementos da aritmética, escrita, classificação e estabelece relações entre o meio e os outros, no entanto, esse conhecimento ocorre sem que ela própria e seus parceiros sociais percebam, entrelaçadas às emoções, necessidades e interessesimediatos da atividade em que está envolvida.

Outros materiais