Buscar

A LEI DE MOISÉS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A LEI DE MOISÉS
O DIREITO NO MUNDO JUDEU
TORÁ E PENTATEUCO
 O termo hebraico Tôrah (Torá) é o mais comum para designar a lei no judaísmo. 
 Na Bíblia cristã a Torá é o equivalente ao Pentateuco, conjunto dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 
 As tradições judaica e cristã atribuíram a autoria do Pentateuco a Moisés; por isso, ele é sempre denominado o livro de Moisés ou a lei de Moisés.
CARACTERÍSTICAS
 A lei de Moisés ou Torá está contida no Pentateuco, principalmente em um conjunto de coleções denominadas de códigos. Essas coleções normativas encontram-se assim distribuídas: o decálogo, o código da aliança, o código ritual javista, o código deuteronômico, o código da santidade e o código sacerdotal. Para a história do direito são particularmente interessantes o código da aliança e o código deuteronômico, em virtude da formulação de leis civis e criminais.
 O nome “código da aliança” provém da expressão “o livro da aliança” (Ex. 24,7). Os estudiosos concordam em que ele seja o mais antigo dos códigos depois do decálogo.
 
As leis civis e criminais do código da aliança, que mostram diversos pontos de contato com o código de Hamurábi, são a adaptação israelita da lei costumeira Cananéia ao próprio povo de Israel.
 
Já o código deuteronômico, por sua vez, apresenta uma sociedade urbano-agrícola mais complexa do que o código da aliança; principalmente, seus requintes relativos à lei da vingança do sangue, distinguindo o homicídio voluntário do casual, são evidentes. 
 
O código deuteronômico se sobressai dentre outras coleções por causa de seu tom de exortação; as leis são mais pregadas do que promulgadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais