Buscar

Simulado de curriculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

[...] algumas ideias educacionais que se desenvolveram na chamada modernidade [...] apresentaram a modernização da instrução pública no Brasil, no final do século XIX e início do século XX. Dentre essas ideias, manifestas na renovação da concepção de educação e na implantação de novos métodos de ensino [...]
TRINDADE, S. A.; MENEZES, Irani R. A educação na modernidade e a modernização da escola no Brasil: século XIX e início do século XX. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/36/art10_36.pdf>. Acesso em: 12/12/2014. 
 
Com base no texto acima e nos conteúdo estudados no livro base quais foram os  dois métodos estrangeiros  transferidos e adaptados para o Brasil no final do século XIX e início do século XX:
	
	A
	Método Indutivo e Lições das Coisas
	
	B
	Ratio Studiorum e Método Indutivo
	
	C
	Lições das Coisas e Ratio Studiorum
	
	D
	Método Lancaster e Método Intuitivo
	
	E
	Lancaster e Método Enciclopédico
“O pensamento curricular teve sua origem no Brasil a partir dos anos 20 e 30 do século XX, tendo como parâmetro diferentes teorias, principalmente a dos Estados Unidos, sob influência das ideias de John Dewey e Kilpatrick, que criticavam o currículo tradicional elitista e defendiam ideias progressistas. É importante ressaltar que, até então, os conteúdos escolares no Brasil tinham uma forte ligação com a concepção jesuítica do período colonial em relação à educação, ou seja, o currículo tradicional reinava de modo absoluto na primeira metade do século XX”
SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor, VOL. 12, nº 2, 2009, p. 213. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014.
 
O pensamento curricular no Brasil passa a se desenvolver a partir de qual movimento educacional:
	
	A
	Pedagogia Tecnicista
	
	B
	Teoria pós-crítica
	
	C
	Escola Nova
	
	D
	Pedagogia crítico-reprodutivista
	
	E
	Pedagogia histórico crítica
uestão 2/2
"Embora a pedagogia tradicional tenha permeado os programas de ensino no Brasil até o início do século XX, fato que pode ser visto nas reformas educacionais e nas influências de outras ordens religiosas, não apenas a católica, também não podemos deixar de salientar que vários foram os formatos dessa mesma pedagogia entre a chegada dos jesuítas, as reformas pombalinas até a sociedade republicana."LIMA, Michele Fernandes. A função do currículo no contexto escolar.Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 50. 
Analise as sentenças abaixo relacionadas à Pedagogia Tradicional e marque V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas.
I. ( ) Cada formato da Pedagogia Tradicional possuía uma base diferente, igualando-se na metodologia utilizada.
II. ( ) Todos os formatos da Pedagogia Tradicional possuem em comum uma base.
III. ( ) A metodologia, que é comum a todos os formatos da Pedagogia Tradicional, é a utilização de materiais didáticos e o aproveitamento dos alunos adiantados.
IV. ( ) A base, que é comum a todos os formatos da Pedagogia Tradicional, é concretizada pela listagem de conteúdos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, F, V 
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/2
No Brasil a constituição do ideário educacional renovador foi influenciada pelo pensamento educacional de Dewey, cujas obras foram traduzidas por Anísio Teixeira. Ele conheceu a filosofia de Dewey na sua primeira viagem aos Estados Unidos e tornou-se depois o seu maior divulgador no Brasil. A apropriação do pensamento educacional de Dewey no Brasil se deu através das obras traduzidas, dos manuais pedagógicos e do discurso político nas reformas curriculares.
 
SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. A noção de experiência em John Dewey, a educação progressiva e o currículo de ciências. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0214-1.pdf>. Acesso em: 16/12/2014.
 
Com base no livro e no texto dado, Dewey entendia o currículo como...
	
	A
	experiências vivenciadas pelo aluno, orientadas e com enfoque nos interesses do professor.
	
	B
	uma totalidade de experiências, orientada pelo professor, a ser vivenciada pelo aluno, sendo que se valoriza neste processo o interesse do aluno.
	
	C
	um plano de estudos a ser mediado pelo professor, valorizando os interesses do docente sobre os do aluno.
	
	D
	uma totalidade de experiências do professor a serem transmitidas ao aluno.
	
	E
	um plano de estudos com base nos interesses do aluno, sendo mediado pelo professor.
	1 
Questão 1/2
“No tempo da educação cristã, os jesuítas tinham a totalidade do ensino e a Metrópole estava do outro lado do Atlântico [...] como os padres, sobretudo em virtude do Ratio Studiorum e de seu voto de obediência, resolviam aqui mesmo a quase totalidade das aplicações das diretrizes educacionais, e como, por outro lado, a própria necessidade e prudência exigiam que não se esperasse a possibilidade de uma resposta que muita vez, só após anos, viria de Portugal, praticamente o Brasil dos dois primeiros séculos viveu em estado de simplicidade legisferal, livre tanto da epidemia de leis e decretos quanto da petulância de políticos legisladores ou de administradores autossuficientes em educação. Contudo, chegou Pombal e, com, ele, o furacão que varreu o ensino brasileiro, de norte a sul. O que as invasões dos bárbaros foram para a Europa, a reforma de Pombal o foi para a educação brasileira.
 
TOBIAS, José Antônio. História da Educação Brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986. p. 153.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas com intuito de...
	
	A
	Aumentar o poder português e a arrecadação financeira a fim de engordar seus cofres.
	
	B
	Implantar um novo plano de ensino articulado pela Coroa Portuguesa.
	
	C
	Aliançar mais nativos em prol do programa financeiro e educacional articulado pelo Marquês de pombal.
	
	D
	Combater o analfabetismo que era alto por descaso dos jesuítas.
	
	E
	Articular aumento da arrecadação para os cofres da Coroa à melhoria da educação nacional, até então praticada sob o regime de aulas régias.
Questão 2/2
O mundo, que sempre esteve em permanente mudança, hoje tem altamente multiplicada a rapidez dessas mudanças, devido ao avanço das tecnologias. É esse o cenário que possibilita o fortalecimento das corporações internacionais e consequente ruptura das fronteiras nacionais, atingindo "áreas até então fora do mercado". Essa realidade tem como sustentáculo os meios de comunicação, mediadores privilegiados entre nós e o mundo, e que cumprem o papel de costurar as diferentes realidades. São os meios de comunicação que divulgam, em escala mundial, informações hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, do processo metonímico - a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se "o mundo todo" fosse constituído apenas por aqueles fatos/ notícias que chegam até nós. Consideramos, porém, que informação não é conhecimento.
 
BACCEGA, Maria Aparecida. Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola. Revista Comunicação & Educação (USP), v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713>  . Acesso em: 20/12/2014.
 
Após a leitura do texto acima e dos conteúdos abordados no livro base relacione conhecimento e informação às suas características:
 
	Conhecimento
	Informação
 
(  ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  )Por ser ordenado possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações.
(  ) Precisa ser analisada e interpretada.
(  ) Resulta da organização de dados e de redes de significados.
Selecione a sequencia correta:
	
	A
	2, 1, 2, 2, 2
	
	B
	1, 1, 2, 1, 1
	
	C
	1, 2, 2, 2, 1
	
	D
	2, 1, 1, 2, 1
	
	E
	2, 2, 1, 1, 2

Outros materiais