Buscar

A LEI E A JUSTIÇA NA ANTIGA GRÉCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O DIREITO GREGO
A LEI E A JUSTIÇA NA ANTIGA GRÉCIA
A LEI
 A lei era considerada pelos primitivos gregos como um costume sagrado, revelado e sancionado pelos deuses. Em grego, Θεσμοί (thesmoi) = costume sagrado. 
 A segunda fase da história legal grega foi a coleta e coordenação desses costumes sagrados por legisladores, os thesmothetai, como Licurgo, Drácon e Sólon. Quando esses homens redigiram os seus novos códigos, os thesmoi, ou costumes sagrados, transformaram-se em nomoi, ou leis feitas por homens. 
 O terceiro passo na evolução legal grega foi o acumulativo crescimento de um corpo de leis. Sob a coordenação dos nomothetai, ou determinadores de leis, foram formuladas leis em linguagem simples e compreensível, gravadas em lajes de pedra. Daí em diante nenhum magistrado teve mais o direito de decidir caso algum se baseando em leis não escritas.
A JUSTIÇA
 A democracia do século de Péricles transferiu os poderes judiciais do Areópago para os arcontes na heliaea, ou júri popular. 
 Com a complexidade dos processos, espalhou-se o hábito de contratar um mestre de retórica, ou orador, versado em leis, para falar em nome da acusação ou da defesa, chamado de “litigante-retórico”. Nasceu, assim, a figura do advogado.
 Alguns desses “advogados” trabalhavam junto às cortes como exegetas, ou intérpretes da lei (em grego, εξηγητή), já que a proficiência legal de muitos jurados não era maior que a das partes litigantes.
 Conforme o ordenamento jurídico grego, a testemunha devia comparecer e jurar a veracidade do seu depoimento quando o grammateus, ou escrivão da corte, fizesse a leitura das provas para os jurados, pois estas eram comumente apresentadas por escrito. 
 O testemunho de mulheres e menores só era aceito em julgamentos de crimes de morte; o dos escravos só se admitia quando forçados pela tortura; era tido como certo que fora da tortura o escravo mentiria.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais